quinta-feira, setembro 29, 2005

Críticas e notícias sobre BD na Imprensa (VII) "Cincinato", suplemento jornalístico sobre BD


Começou por ser um fanzine, editado em Viseu pelo então faneditor João Magalhães. Passou mais tarde a integrar, como suplemento, a revista "BI – Banca de Ideias", passou depois, em idêntica forma, para o jornal "Via Rápida".

Actualmente, mantendo-se como suplemento jornalístico, integra o jornal "Notícias de Viseu". Este jornal engloba ainda, semanalmente, o jornal "Diário da Guarda", sendo assim distribuído nas cidades de Viseu e Guarda, com uma tiragem de 14.000 exemplares.
Isto significa que o "Cincinato" com quatro páginas de notícias, críticas e imagens bedéfilas, representa uma forma de divulgação invulgar e abrangente da Banda Desenhada.

Neste 29º número, o "Cincinato" dá grande destaque, na primeira página, a três motivos:
1) Ao BDjornal, reproduzindo-lhe a capa;
2) À obra “Humberto Delgado O General Sem Medo” transposta para a BD pelo incansável e prolífico banda-desenhista José Ruy;
3) E ainda sobrou espaço para uma elogiosa referência ao fanzine “Jazzbanda”, do faneditor que é também o bloguista aqui de plantão.

Vários outros assuntos aparecem inseridos nas restantes três páginas:

Recensões críticas aos mais recentes lançamentos das Edições ASA, onde se inclui uma obra excepcional que se chama “Os Olhos de Chumbo”, de Breccia (desenho) e Oesterheld (argumento).

Comentário acerca da exposição do 5º Aniversário do CNBDI – Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (Amadora).

Síntese do regulamento do concurso de BD & “Cartoon” lançado pelo Moura BD 2005 – 15º Salão de Banda Desenhada.

Um bom trabalho de divulgação, levado a cabo eficiente e persistentemente por João Magalhães.