Claro que a quem lhe conhece o estilo, tanto faz que assine C. Zngr, como também tanto faz que no topo da página tenha desaparecido o C., porque detectamos de imediato o autor-artista da banda desenhada, Carlos Corujo "Zíngaro", obviamente.
Os editores chamam-lhe "cartoon", dá mais sainete esta palavra estrangeira, digo eu, do que banda desenhada. Mas claro que, tendo as imagens sequencialidade, estamos em presença de BD, e estamos em presença do regresso de Corujo Zíngaro, visto que a sua colaboração nesta área já se tinha iniciado no número anterior da citada revista.Primeira prancha da série criada por C.Zngr sob o título "Carne Viva", publicada na revista Jazz.pt #9, de Nov./Dez.06
Para quem conhecer Carlos "Zíngaro" apenas enquanto músico, e ficar com interesse em o conhecer nas suas outras facetas de ilustrador (banda-desenhista e cartunista), tem neste blogue uma entrevista, num "post" publicado em 15 de Junho de 2006. Essa entrevista englobou-se numa série que realizei, durante o ano de 2006, a nove autores (*) que se notabilizaram na revista Visão (doze números apenas, dedicada à moderna BD portuguesa, publicada entre Abril de 1975 e Maio de 1976.
(*) Victor Mesquita (Maio, 30), Pedro Massano (Maio, 31), Isabel Lobinho (Junho, 13), Corujo Zíngaro (Junho, 15), Zé Paulo (Junho, 30), Carlos Barradas (Julho, 9), J.L.Duarte (Set. 12), Nuno Amorim (Nov. 26) e Zepe (Dez. 31).
Também falei da própria revista em dois 2 "posts", datados de 10 e 11 Dez. 06
Sem comentários:
Enviar um comentário