sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter - (III) - Evereste - Autor: Ricardo Cabral

Imagem duma das pranchas (a 17ª) da obra Evereste, com desenho e argumento de Ricardo Cabral, dedicada ao alpinista João Garcia

Evereste, álbum de banda desenhada dedicado à ascensão de João Garcia, em 1999, ao chamado "tecto do mundo", vai ser hoje apresentado em Lisboa, pelas 21h, no Centro Comercial Vasco da Gama (na sala de cinema nº 5).

Esta apresentação integra-se no evento Um Mundo de Aventuras, dedicado a proezas similares.

Capa do álbum Evereste, que, tal como, as imagens do conteúdo, são da autoria de Miguel Cabral

Editado sob chancela da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, com apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, o álbum Evereste tem uma tiragem limitada a dois mil exemplares, mil e quinhentos dos quais serão oferecidos à população escolar daquela freguesia. Restarão quinhentos para outras ofertas. Uma delas será efectuada hoje na apresentação, que terá lugar numa sala de cinema do Centro Comercial Vasco da Gama, onde se estreará um documentário que foca outra proeza de João Garcia: a ascensão realizada o ano passado ao Kangchenjunga, terceira montanha mais alta do Mundo (8586 metros de altitude).

Uma curiosidade: tanto o alpinista João Garcia, como o artista-autor de BD Ricardo Cabral, são ambos moradores da populosa freguesia dos Olivais (aliás, Santa Maria dos Olivais).


2 comentários:

kitt disse...

Este a Asa ja editou.

Geraldes Lino disse...

Muito mais tarde... Por isso, esta edição, ligeiramente diferente da da ASA, manter-se-á como álbum (enquanto edição) difícil de obter, porque a sua distribuição foi feita quase em circuito fechado e por oferta.
De qualquer forma, desconhecido (ou mais provavelmente, deconhecida) Ktt, agradeço a visita ao blogue e este comentário. Vejo que se trata de alguém que acompanha atentamente o movimento editorial, mas também bloguístico.