domingo, março 04, 2007

2º Concurso de BD Infanto-Juvenil de Colares - 2007

Cartaz da autoria de Paulo Marques

Em segunda edição, voltou a acontecer este concurso de BD, numa concepção singular: os participantes têm de fazer uma banda desenhada partindo do papel em branco, ao longo de uma manhã. Após a realização inicial, em 2006, deste desafio dedicado a crianças e jovens, repetiu-se ontem, 3 de Março, sob a égide colectiva das entidades: Associação Cultural Alagamares, Grupo Entropia - Apoio às Artes, Associação Cultural "Primo Canto" e Sport União Colarense, esta a fornecer apoio logístico.
A invulgar iniciativa, levada a cabo em Colares, abrange apenas participantes cujas idades não ultrapassem os dezasseis anos. Desta vez houve 16 concorrentes.
Tal como o ano passado, o início dos trabalhos teve início às 9h00, desenrolando-se até cerca das 14h00. Cada uma das crianças e adolescentes podia fazer a sua bd num máximo de quatro pranchas, em formato A4, a preto e branco ou a cores.
O 1º escalão (dos 13 aos 16 anos), com três concorrentes, teve como vencedor Igor Seabra, de 13 anos.
Nota: Não reproduzo a prancha vencedora, devido à sua escassa qualidade. Se eu tivesse podido ter participado no júri, como aconteceu o ano passado, teria pugnado para que o prémio não fosse atribuído. O concorrente está naquela fase indecisa em que, por via da idade, passou ao escalão seguinte, mas ainda continua a desenhar como se tivesse entre 8 e 12 anos, com a agravante de ter desenhado de forma demasiado desprendida, sem demonstrar brio que lhe valesse o prémio. Menção Honrosa teria sido a minha opinião, apenas para lhe manter o interesse pela BD.
No 2º escalão (dos 8 aos 12 anos), o qual agrupou onze participantes, houve duas vencedoras, ex-aequo:


Tatiana Araújo, de 10 anos, que fez uma bd numa só prancha, a cores, sem título (acima reproduzida).
e Margarida Matos, de 11 anos, autora de uma bd a preto e branco, em duas pranchas, sob o título "Jackson".
O júri foi composto por Paulo Marques (do grupo Entropia), Fernando Wintermantel (da Feira Ecológica de Sintra), Paulo Escoto (da Associação Alagamares) e Edgar Raposo ( da Associação Chili com Carne - CCC).

2 comentários:

Anónimo disse...

Então Lino! Não publica a prancha do vencedor?

Geraldes Lino disse...

Olá Campos (agora deixou de ser Bruno De Campos, para assinar decampos? Por que não De-Campos? Ainda tem esta 3ª alternativa...
Tem razão no seu comentário. Aliás, já tencionava esclarecer a ausência de imagem relativa ao 1º lugar do 1º escalão, porque também ontem, um membro do júri me telefonou a fazer idêntica observação. E, tal como respondi, acrescentei no "post": é demasiado fraquinha a prancha vencedora (tb só houve três concorrentes) para estar a mostrá-la aqui no blogue.
Obrigado pelo cuidado que teve em me chamar a atenção.