quarta-feira, junho 13, 2007

Tintim no fanzine Tertúlia BDzine - Centenário de Hergé (IV) - Tintin e Hergé (IV)

Prancha de episódio apócrifo de Tintim

Em 1999, perfaziam-se setenta anos após a criação da personagem Tintin, quando um editor que assinava ÉleGê (uma espécie de Hergé pronunciado por um chinês) editou treze episódios criados por autores portugueses. A maioria deles eram simples brincadeiras, mas houve um muito politizado, outro bastante erótico e ainda outro abertamente pornográfico.


A capa acima corresponde ao número do fanzine que incluía a prancha a cores, realizada por um autor-artista português cujas iniciais são P.S., prancha essa visionável no topo deste "post".
O número em apreço do dito zine foi editado em tiragem limitada e numerada, e apenas é oferecido aos bedéfilos "tertulianos" que estão a fazer a colecção integral do Tertúlia BDzine.

2 comentários:

J.Mascarenhas disse...

Olá Lino:
Penso haver uma gralha neste texto: referes que em 1979 o Tintin fez 70 anos. Ora isto só seria possível se ele tivesse começado a ser publicado em 1909, o que seria o mesmo que dizer que o Hergé teria começado a publicar BD's com apenas 2 anos!
Uma vez que o Tintin Nasceu em 1929, penso que a data correcta a indicar no texto será de 1999, não é?
Um grande abraço

J.Mascarenhas

Geraldes Lino disse...

Olá Mascarenhas
Agradeço a tua chamada de atenção para o lapso por mim cometido (que já corrigi). De resto, está bem visível a data da edição do fanzine, Novembro 1999. Aliás, é muito natural que tenhas reparado no erro, visto que foste um dos autores-artistas que colaboraste com um engraçado e bem desenhado episódio-"pastiche" para o Tertúlia BDzine.