sábado, julho 28, 2007

Televisão e BD (I) - VER BD na TV - 29 Julho, 13h30

29 de Julho de 2007, Domingo, às 13 horas e 30 minutos, data e hora históricas para a lusitana banda desenhada. Será exactamente (se o horário for cumprido...) nesse momento que, finalmente, a nossa BD vai ter direito a programa de fundo na televisão, através de um conjunto de cinco episódios na Rádio-Televisão Portuguesa (RTP2), sob o título VERBD.

Pedro Vieira de Moura, bloguista brilhante do espaço de escrita crítica LERBD -http://www.lerbd.blogspot.com/, que aqui destaquei recentemente (ver "post" de Julho, 25) está na génese desta quase inacreditável iniciativa - digo inacreditável atendendo à empedernida estagnação nesta área, provocada pela relutância dos média (TV e Rádio) nacionais no que concerne a darem espaço à BD.

O programa, que será transmitido pela RTP2, logo a seguir a The Simpsons, tornou-se possível graças ao trabalho de equipa realizado pelo duo Pedro Vieira Moura, entrevistador, e Paulo Seabra, realizador.

No episódio inicial, a transmitir em 29 de Julho (seguir-se-ão mais quatro nos domingos de Agosto), será feita breve apresentação de onze autores: Filipe Abranches, Isabel Carvalho, Diniz Conefrey, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves, Luís Henriques, André Lemos, Susa Monteiro, Pedro Nora, Miguel Rocha e David Soares. Além disso, será traçada uma perspectiva da história da Banda Desenhada em Portugal, desde meados do século XIX (com o pioneiro português das histórias aos quadradinhos, Raphael Bordallo Pinheiro, através do seu álbum A Pitoresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa), até à Tintin, revista que, na versão portuguesa, foi marcante no panorama das publicações da especialidade.

Em suma: uma pedrada no charco (perdoe-se-me o chavão, mas não resisto a repeti-lo, com grande entusiasmo) é o que significará este quintíptico televisivo dedicado à banda desenhada.

Saravá Moura & Seabra!

Informação "a posteriori" - O programa foi repetido às 2h00 na madrugada de domingo para segunda-feira. Depreende-se que o mesmo sucederá após os próximos quatro programas nos domingos de Agosto.

sexta-feira, julho 27, 2007

LABJOVEM - Concurso Mix dedicado aos Jovens Criadores dos Açores

A fim de criar oportunidades para o aparecimento nos Açores de potenciais artistas até agora desconhecidos, é lançada pela Associação Cultural Burra de Milho, e promovida pela Direcção Regional da Juventude local, uma realização dedicada exclusivamente aos jovens açorianos com talento para alguma das seguintes especialidades artísticas, num total de dez:

Banda Desenhada-Ilustração (o destaque é de minha responsabilidade, por ser a parte que me vai caber enquanto membro do júri desta especialidade mista, em parceria com Alice Geirinhas e Gonçalo Cabaça), Artes Plásticas, Vídeo, Teatro, Música, Fotografia, Literatura, Design Gráfico, Ciberarte e Dança-Performance.

Para visionar o evento globalmente, nada como visitar o sítio da organização no endereço:
http://www.labjovem.pt/

Os interessados (repito: unicamente açorianos) em qualquer das áreas a concurso, podem candidatar-se até 31 de Agosto (de 2007, obviamente), através de ficha de inscrição visível em http://www.labjovem.pt/ficha
Quanto aos endereços dos pontos de contacto em S. Miguel, Stª Maria, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, eles podem ser vistos em http://www.labjovem.pt/contactosindex.php?site=2

Os projectos de cada área serão avaliados por três individualidades de prestígio e idoneidade reconhecidas publicamente. Os resultados do concurso, nas suas várias componentes, serão apresentados nos Açores da seguinte forma:
1 - Por Mostra de Vídeo e Café Literário
2 - Através de Catálogo e DVD, ambos abarcando os projectos escolhidos.

Dessa segunda alínea será seleccionado, pelo júri do concurso LabJovem, o projecto que seja considerado digno de proporcionar, ao respectivo autor, uma bolsa de estudo (em 2008, de curta duração), no estrangeiro.

A realização cultural e artística acima descrita em síntese é feita sob a égide da
Associação Cultural Burra de Milho - BdM, sedeada na Ilha Terceira/Açores, visitável no blogue
http://www.burrademilho.blogspot.com/
e contactável pelo endereço electrónico
burra.de.milho@gmail.com
------------------------------------------
"Post" remissivo
Relacionado com o tema tratado na presente postagem, pode ser lido um texto, da autoria deste bloguista, intitulado:
Concursos de Banda Desenhada - Subsídios para um estudo
visitável neste blogue na seguinte data: 2005, Julho 27 (há precisamente dois anos!)

quarta-feira, julho 25, 2007

Blogues portugueses sobre Banda Desenhada - Os Meus Favoritos (III) - "Ler BD"

Elektra, boa imagem para estrear um blogue de BD


in Ler BD - 22 Julho de 2004


Mais do que uma pessoa me tem dito que um blogue não é propriamente o espaço ideal para escrever textos muito extensos.

Não estou de acordo. Quando alguém disserta sobre qualquer tema, de forma aprofundada e sapiente, isso não significará, necessariamente, que o leitor se vá entediar, dependendo a reacção, antes de mais, do interesse que esse leitor tenha pelo assunto tratado, da qualidade literária do texto, da clareza da linguagem, e dos conhecimentos implícitos de quem escreve.

É, pois, pela positiva, que aqui registo a minha reacção aos textos de Pedro Vieira de Moura e, ao meu apreço, por extensão, ao excelentíssimo blogue "Ler BD", que me suscitou a presente apreciação após a leitura do seu "post" mais recente, dedicado à obra "How to be everywhere", de Warren Craig (edição de autor).

"Ler BD", iniciado em 22 de Julho de 2004 (cumpriu o seu terceiro aniversário há três dias!), com um "post" dedicado às personagens, muito representativas da Banda Desenhada americana, Elektra e Wolverine, logo seguido (logo é uma forma de dizer, porquanto o segundo "post" apenas é afixado dois meses mais tarde...) por várias outras postagens curtas - coisa invulgar em Pedro Vieira de Moura - debruçadas sobre Marjane Satrapi, Jean-Claude Forest (um grande autor de quem tive a honra de ser amigo e visitante da sua casa em Paris), Jorge Zentner e Bernard Olivié, Pasolini e ainda Charles Masson.

Um blogue que proporciona enriquecedores nacos de prosa, não apenas sobre banda desenhada.
Endereço do Ler BD:
http://lerbd.blogspot.com/

-------------------------------------------
"Post" remissivo
Acerca deste tema "Blogs portugueses sobre Banda Desenhada", ver as duas postagens anteriores:

(II) Dez. 24 - "Kuentro", de Jorge Machado-Dias
http://kuentro.weblog.com.pt/
(I) Dez. 23 - "Mania dos Quadradinhos", de Rezendes.
http://quadradinhos.blogspot.com/
2005 (ver acima)

quinta-feira, julho 19, 2007

Banda Desenhada Infantil Portuguesa (III) Autor: José Abrantes

Imagem da prancha inicial (1 de 2) duma banda desenhada, de índole infantil, da autoria de José Abrantes

Ao nível profissional, há muitos poucos ilustradores banda-desenhistas que façam unicamente banda desenhada destinada ao público infantil. Além de José Abrantes, neste momento, em que estou a escrever de improviso este "post", apenas me estou a recordar de Ferrand (Ricardo Ferrand), Pedro Morais e Pedro Leitão.


Prancha final (2 de 2) da banda desenhada de José Abrantes "Oh, se...", publicada no fanzine Cadernos Moura BD nº 7, Maio 2007

A quem quiser ver mais umas imagens desenhadas por José Abrantes neste mesmo fanzine, tem-nas à disposição num "post" datado de Junho 18, no meu outro blogue "Fanzines de Banda Desenhada", no endereço
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
------------------------------------------------
"Post" remissivo - Deste tema há as seguintes postagens:
(II) Agosto 5 - Autor: Carlos Roque
(I) Maio 22 - Autores: Pedro Morais (desenho), Luís Almeida Martins (argumento)
2006 (daqui para cima)

sexta-feira, julho 13, 2007

Hergé e suas personagens em exposição na C.M.Odivelas - Centenário Hergé (VI) - Tintin e Hergé (VII)


Associando-se à Banda Desenhada, em geral, e, em particular, à sonante efeméride do centenário do nascimento de Hergé, celebrado e, simultaneamente, discutido autor da personagem Tintin e seus companheiros - um dos quais, Haddock, o suplantou, de certa maneira, na admiração dos bedéfilos - a Câmara Municipal de Odivelas resolveu apoiar o tintinófilo Orlando Dinis na organização da exposição
Tintim e(m) Portugal (*)
que se inaugura precisamente hoje, às 17 horas, nos respectivos Paços do Concelho - na Quinta da Memória, Odivelas.
A exposição ficará patente ao público até dia 3 de Agosto.

(*) O que é que constituirá esta exposição? O título sugere que ela se baseará na amostragem de revistas portuguesas por onde passou a popular série, com início em O Papagaio, e fim na versão lusa da [revista] Tintin.
Digo eu...
Nota a posteriori:
Será muito útil ler, no espaço dos comentários, o esclarecimento dado por Miguel Ferreira, onde ele informa que esta exposição consta de treze painéis, e indica os respectivos títulos, cada um com seu tema, em sequência concebida e realizada pelo acima citado tintinólogo Orlando Dinis.
----------------------------------------------------------
"Posts" anteriores da rubrica "Centenário de Hergé"

(VIII) Junho 19 - Tintin em edições piratas (I) Tintin en El Salvador
(VII) Junho 17 - Álbuns imprevisíveis e difíceis de obter - Rackham le Rouge
(VI) Junho 16 - Selos e Banda Desenhada
(V) Junho 14 - Postais com BD - A m/ colecção - Autor: Hergé
(IV) Junho 13 - Tintim no fanzine Tertúlia BDzine
(III) Junho 12 - Tintin, herói de muitas Artes
(II) Junho 8 - BD Portuguesa em revistas não especializadas (XX) - Pedro Massano, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves
(I) Maio 22 - Hergé (1907-1989) - Centenário de Hergé
2007

quinta-feira, julho 12, 2007

Banda Desenhada Portuguesa em jornais (LXII) - Diário do Alentejo - Autor: Luca

Tira de banda desenhada, integrante semanal da série RIbanho, da autoria de Lucain Diário do Alentejo, 6 Jul. 07

Luca é o pseudónimo de uma dupla de autores formada pelo bem conhecido cartunista
Luís Afonso (LU),
que, neste caso, toma a seu cargo o argumento, enquanto que o também cartunista, e igualmente banda-desenhista,
Carlos Rico (CA),
se encarrega do desenho (e, já agora, visto que também é trabalho artístico, é o Rico que faz a cor, bem como a legendagem).
Uma parte destas tiras já foi recolhida em álbum, sob título igual ao da série.
Entretanto, os dois bem dispostos e criticantes amigos alentejanos continuam a realizar, semanalmente, esta série cujo título joga com um bem achado trocadilho: RIbanho (porque tem humor) em vez de Rebanho, imagem recorrente, mas escassamente divertida, quando se pensa nas áridas planícies do Alentejo.
-----------------------------------------------
"Post" remissivo
Outras bandas desenhadas podem ser vistas em postagens anteriores, nas datas abaixo indicadas:

Junho 4 - Esgar Acelerado
Maio 31 - Algarvio
" 28 - Ricardo Cabral
" 14 - José Carlos Fernandes
" 12 - Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (argumento)
" 1 - Vasco Gargalo
Abril 24 - Zé Manel
" 18 - Arlindo Fagundes (arg. e desenho), José Pedro Costa (cor)
Março 30 - Pedro Nogueira
" 23 - José Lopes (M.U. nº 61)
" 16 - Zé Paulo (M.U. nº 60)
" 7 - Lam (M.U. nº 59)
" 1 - Ricardo Correia (desenho), André Oliveira (argumento), Ana Maria Baptista (colorido) (M.U. nº 58, 26Fev.)
Fev.12 - Pedro Zamith (M.U. nº 57, 12 Fev.)
" 7 - Nazaré Álvares (MU nº 56, 5 Fev.)
" 7 - Marco Mendes (MU nº 55, 29 Jan.)
Jan. 23 - Ângela Gouveia (MU nº 54, 22 Jan.)
" 16 - Filipe Goulão (MU nº 53, 15 Jan.)
2007 - (lista acima)

Dez.6- A.Rechena
Nov.28 - José Lopes
" 21 - Pedro Alves
" 14 - Nuno Saraiva
" 8 - Pedro Morais
Out.31 - Ricardo Ferrand
" 24 - Algarvio
" 17 - Ricardo Cabral
" 11 - Álvaro
" 5 - Pedro Massano
Set.27 - Derradé
" 24 - Nuno Saraiva
Ainda em 2006, mas após as "férias grandes" (entre 8Jun. e 24Set, lapso de tempo em que o MU não foi editado), a lista de colaboradores vê-se daqui para cima

Jun.8 - Estrompa Maio 31 - António Valjean " 24 - Pedro Nogueira " 20 - Zé Manel " 16 - Ricardo Cabral e Jorge Cabral " 12 - Pepedelrey " 4 - J.Mascarenhas Abril 5 - Cheila Março 29 - Pedro Manaças " 20 - Júcifer (Joana Figueiredo) " 15 - Pedro Nogueira Fev.14 - A.Rechena " 8 - Derradé Jan.19 - Pedro Alves 2006 (lista acima) Dez.12 - Álvaro Nov.24 - Luís Valente " 15 - Paulo Marques e Bruno Silva Out.28 - Fritz " 13 - Francisco Sousa Lobo
2005 (Lista acima. Neste ano houve mais autores publicados no MU, mas cujas pranchas não foram reproduzidas aqui no blogue)

sábado, julho 07, 2007

Tertúlia Lisboa de Blogues - Em 7 do 7 de 07, primeiro encontro

Imagem de tango, seleccionada do "post" "Só ar, soar e ressonar" do blog DOTe COMe, de F. Penim Redondo
7 do 7 de 07, a data de hoje, sente-se apelativa para se iniciar qualquer coisa... e porque não uma tertúlia formada por gente activa da blogosfera, os chamados bloguistas (ou "bloggers").

E visto que estamos em Lisboa e a ideia é aqui que nasce, ocorreu-me dar-lhe o título de Tertúlia Lisboa de Blogues. Quanto ao dia sete, e apesar de, genericamente, lhe ser atribuído algum sentido cabalístico, a verdade simplista tem a ver com o facto de ter (também) reparado nesta curiosa conjugação de algarismos.

Fazendo desta apresentação também um pequeno regulamento - ainda em esboço, a ser aumentado e aperfeiçoado através da contribuição dos participantes - fica estabelecido que:

1. Sempre no dia 7 de cada mês, entre as 22h e as 23h, todos os bloguistas de Lisboa e arredores (ou seja: da Área Metropolitana de Lisboa) podem participar na tertúlia, qualquer que seja o tema do respectivo blogue.

2. O local de encontro será, até ver, o bar Estádio (na rua S. Pedro de Alcântara, nº 11, Bairro Alto), por conseguinte um sítio bem central.

Da relativa exiguidade do espaço, bem como à grande afluência que nele se verifica a partir de 5ª feira (trata-se de um popular ponto de partida para a noite no Bairro), nasce a restrição inicial à participação de bloguistas de outros pontos do país na tertúlia. O que não impede que esses possam nela integrar-se, sempre que o desejem, após terem estabelecido contacto com algum dos bloguistas da tertúlia, que dará conhecimento ao organizador.

3. Em circunstâncias especiais de relevância qualitativa de um determinado bloguista de grande projecção mediática (por exemplo: Pacheco Pereira) que aceite participar na tertúlia, poder-se-á organizar um colóquio com ele em local diferente e apropriado para o efeito.

4. Fica proposto, neste arranque do projecto, que cada bloguista leve para o encontro cópias em papel de vários "posts" do seu blogue, de forma a permitir fácil visionamento do trabalho dos vários participantes entre si, uma componente interactiva do encontro (no futuro, poderá acontecer cada bloguista levar um computador portátil).

5. Desde já se lança o desafio aos bloguistas ilustradores para inventarem um logótipo para a Tertúlia Lisboa de Blogues - TLB. Será constituído um júri que decidirá qual o vencedor.

6. Para ilustrar o meu "post" mensal relativo a cada encontro, seleccionarei uma imagem que me agrade (com a devida permissão) de qualquer um dos blogues pertencente a bloguista aderente ao projecto.
--------------------------------------------------------
Neste primeiro encontro está prevista a presença de vários bloguistas, cujos nomes se registam, bem como os títulos dos seus blogues (não se indicam "sites") e respectivos temas:

1. Geraldes Lino
Divulgando Banda Desenhada: http://divulgandobd.blogspot.com/
Fanzines de Banda Desenhada: http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
2. Inês Ramos
Porosidade Etérea: http://www.porosidade-eterea.blogspot.com/ - Tema: Poesia
Queridos Gatos: http://queridos-gatos.blogspot.com/
3. Alexandra Gil
Bolas de Sabão Invisíveis: http://bolassabao.blogspot.com/ - Tema: Crónica, Fotografia
4. Pepedelrey
http://lifeofpepe.blogspot.com/ - Tema: Crónica, BD, Ilustração
5. Jorge Coelho
Almirante Fujimori: http://almirantefujimori.blogspot.com/ - Tema: BD, Ilustração
6. Rui Gamito
O Pires Voador: http://opiresvoador.blogspot.com/ - Tema: BD, Ilustração
7. Ana Freitas
Woot Doodles http://wootdoodles.blogspot.com/ - Tema: Ilustração, Mangá
8. Rui Diniz
Corte D'Elrey http://cortedelrei.blogspot.com/ - Tema: Poesia
Lucidez. Segredos e Perguntas (Podcast): http://lucidez.net/news.php - Tema: Filosofia
9. Pedro Potier
DeLaBonne: http://chezpotes.blogspot.com/ - Tema: Ilustração, BD
10. Fernando Redondo
DOTe COMe: http://dotecome.blogspot.com/ - Tema: Política, Actualidade, Cultura
11. Miguel Ramos
Sopros: http://soprosdimproviso.blogspot.com/ - Tema: Generalista, com incidência na Cultura

sexta-feira, julho 06, 2007

Banda Desenhada em revistas não especializadas em BD (XXII) - Underworld - Autores: João Monteiro (desenho), André Oliveira (argumento)

Prancha (1 de 2) da banda desenhada O Sentido da Vida, da autoria de João Monteiro (desenho) e André Oliveira (argumento)
Underworld - Entulho informativo é uma das várias revistas alheias à Banda Desenhada (o seu tema-base é a Música) mas que lhe dedica espaço, dando-lhe o privilégio de a reproduzir a cores, enquanto que o preto e branco é nela predominante.

É muito bom para a BD conseguir espaços em publicações de temáticas diferentes, assim chegando às mãos (e aos olhos...) de milhares de pessoas (a Underworld, de distribuição gratuita, atingiu agora a tiragem excepcional de 50.000 exemplares!).

Prancha final (2 de 2) da banda desenhada O Sentido da Vida. Mais uma dupla onde a base de sustentação é o argumentista (argumentistas: as aves raras da BD...) André Oliveira, que, cheio de ideias e pleno de capacidade de trabalho, apesar de jovem já fez equipa com vários ilustradores: Ricardo Correia, Ana Maria Baptista, Mariana Perry, João Vasco Leal, João Ataíde, João Monteiro, Cristiano Baptista, Nuno Frias, Miguel Gabriel e Miguel Marreiros. Impressionante!

quinta-feira, julho 05, 2007

Castelos na Banda Desenhada (XXI) - Almourol - Desenhador: Ricardo Cabrita

Vinheta com o Castelo de Almourol, desenhado por Ricardo Cabrita
Prancha com o episódio autoconclusivo As Tágides de Almourol, pertencente à obra Príncipe Valente no Século XXI
in fanzine Efeméride (nº2-13 Fev. 07)
-----------------------------------------------------
Castelos na Banda Desenhada é um tema criado em Novembro de 2005. Os vinte "posts" estão visíveis, basta clicar no título indicado no rodapé desta postagem

quarta-feira, julho 04, 2007

Banda Desenhada portuguesa nos fanzines (XV) - Autor: Pepedelrey


Duas pranchas da banda desenhada Gafanhoto, da autoria de Pepedelrey

Um dos vários banda-desenhistas representados no fanzine Chili Beans é o prolífico e talentoso Pepedelrey

A bd Gafanhoto tem apenas quatro pranchas, mas serve para dar uma imagem do estilo despachado do Pepe.

Outro dos autores incluídos no miolo deste fanzine chama-se João Cabaço, de que pode ser vista uma das pranchas da sua bedê no meu outro blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/