quinta-feira, novembro 27, 2008

Fernando Pessoa na Banda Desenhada... e não só (X) - Autores: Alvoeiro e C. Martins

Excerto (2 vinhetas) da 2ª prancha da banda desenhada "Manifesto Anti-Mantas", de Luís Alvoeiro e Carlos Martins. Repare-se na capa da revista "Orpheu", nº2 e último, onde Fernando Pessoa e Almada Negreiros colaboraram.


Prancha 1 de 2 da banda desenhada "Manifesto Anti-Mantas"


(Prancha 2 de 2)

O tema da banda desenhada reproduzida na íntegra é o gozo ao "Manifesto Anti-Dantas", daí o trocadilho do título "Manifesto Anti-Mantas". 
E como personagens principais temos Almada Negreiros, um tal "Ritinha" (Augusto Santa Rita Pintor), "Tadeu de Sousa Caroço" (Amadeu de Sousa Cardozo) e "os famosos Pessoas" (Fernando Pessoa, transfigurado em esqueleto duplicado!), um trabalho em BD notável, da autoria de uma dupla que, lá pelos idos de 80 e 90, teve grande cotação: Luís Alvoeiro e Carlos Martins, este último essencialmente argumentista, mas também ilustrador, e que a certa altura passou a assinar Carlos Guerreiro.
(bd publicada in revista Selecções BD, nº 3, I Série, de Julho 88)
........................................................................................

As postagens anteriores abaixo indicadas podem ser vistas de imediato, na totalidade, clicando no texto de cor castanha, seguinte à palavra "etiquetas" (Fernando Pessoa na Banda Desenhada) indicada sob cada "post".

(IX) Novembro 22 - Autor: Jorge Colombo
(VIII) Agosto 08 - Autores: Miguel Moreira e Catarina Verdier
(VII) Julho 27 - Autor: Derradé
(VI) Julho 20 - Autores: Nuno Frias, Ricardo Reis, João Vasco Leal, Cristiano Baptista, André Oliveira
(V) Julho 12 - Autora: Ana Filomena Pacheco
(IV) Julho 6 - Autor: Laerte
(III) Junho 22 - Autor: João Chambel
(II) " 18 - Autor: Rafa Infantes
(I) " 13 - Autor: José Abrantes
2008 - Daqui para cima

sábado, novembro 22, 2008

Fernando Pessoa na Banda Desenhada... e não só (IX) - Anúncio desenhado por Jorge Colombo

A imagem de Fernando Pessoa na Publicidade
----------------------------------------------------------------------

Percebe-se bem por este subtítulo: o que está em causa não é dissertar acerca da passagem de Fernando Pessoa como publicitário, onde teve, pelo menos, uma frase de génio relacionada com um refrigerante, "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

A intenção é, tão-somente, mostrar a estupenda e engraçadíssima ilustração, visível no topo desta postagem, e dar os parabéns ao respectivo desenhador, que nem sei quem seja (*), de um anúncio reproduzido no jornal Público.

Em tempo: "Passe a publicidade", como se costuma dizer nestes casos, para afastar suspeitas de possível interesse económico no assunto por parte deste bloguista.

(*) Hoje, dia 24, isto já não é verdade. Ou seja: já sei quem foi o autor daquela tão engraçada ilustração: Jorge Colombo. E, por conseguinte, também já alterei o título.
Não resisto a contar que, há duas semanas, estava eu no Chiado, e encontrei o Jorge Colombo, que vive nos Estados Unidos, mas esteve em Portugal uns dias. 
Como ele estava acompanhado, a conversa foi breve, mas amistosa. Mal sabia eu que iria ficar encantado com esta pequena ilustração, e que viria a descobrir ser ele o autor, por informação obtida na Casa Fernando Pessoa...............................................................................................
Para ver postagens anteriores basta clicar no item mostrado em rodapé, onde se vê o título da etiqueta Fernando Pessoa na Banda Desenhada

quarta-feira, novembro 19, 2008

Banda Desenhada portuguesa nas revistas não especializadas em BD (XXXI) - Autor: Ricardo Machado


Slow Times, uma banda desenhada em duas pranchas
in revista DIF, de Set. 08

"Sempre achei que os blogs são para escritos banais, estes são os meus", diz Ricardo Machado. 
Mas, afinal, estes escritos não são nada banais, nem toda a gente tem talento para se expressar, em simultâneo, por imagens e palavras, essência, afinal, da Banda Desenhada.

Se calhar por isso mesmo, Ricardo Pires Machado tem aparecido a fazer BD em várias revistas, como se pode ver nas postagens de 2006 Set. 29, e 2008 Julho 10.
..............................................................................
Para ver mais BD portuguesa em revistas que nada têm a ver com o assunto, basta ir à coluna da esquerda, às "Categorias", e clicar no item "Banda Desenhada portuguesa nas revistas não especializadas em BD"

domingo, novembro 16, 2008

Língua portuguesa em mau estado (XVII) - "Cartoonista"? Porquê? Então seria também "Footebolista"?!


 
Footebolista? Que horror! Então e Cartoonista, já não há nada a dizer? Há, sim senhor.

Vejamos: Football evoluiu, na língua portuguesa, para Futebol.

Como? Assim: foot passou a fute e ball passou a bol, em ambos os casos respeitando apenas o som original das palavras em inglês, ou seja, a fonética. Ganhámos desta forma, para a língua portuguesa, mais dois correctos neologismos: futebol e futebolista.
Qual será o motivo, então, para se continuar a escrever cartoonista, uma palavra absurdamente híbrida? 
Por pretensiosismo provinciano, digo eu, talvez porque "cartoonista" pareça dar um certo estatuto, por ser um vocábulo com matiz estrangeirado... e é sabido como nós, portugas, somos sensíveis a esse pormanor...
 
Claro que se foot deu fute, cartooncartune, logo, quem cria cartunes é cartunista.

Obviamente que a língua está em constante modificação, absorvendo estrangeirismos, enriquecendo-se com neologismos, originados especialmente nas novas tecnologias.
Vem isto a propósito do episódio Vudu, da interessante série "Na Terra Como no Céu", onde, logo na primeira vinheta da prancha inicial (ver no topo da postagem), se pode ler o seguinte:
"(...) por ter publicado as caricaturas do profeta Maomé, foram várias as vozes que se solidarizaram com os cartoonistas (o "negrito", ou bold, é de minha autoria)".
Não se deduza deste texto qualquer ataque a Nuno Saraiva, que, além de criar semanalmente duas, quase sempre, excelentes pranchas, é também o autor do argumento, logo, das legendas respectivas.

Ele limitou-se a seguir a forma de escrever mais usual, "cartoonista", embora haja igualmente vários críticos e divulgadores a aportuguesar o vocábulo híbrido para "cartunista". Eu sou um deles, já há alguns anos.
O que ainda torna mais digna de reparo a insistência nesta grafia incompreensível é que, logo no título do episódio, surge a palavra Vudu (bem como na penúltima vinheta da 2ª prancha) a aportuguesar, e muito bem, a palavra cuja grafia original é Voodoo.
Há aqui algo de incoerente. Ou terá a ver com o facto de o aportuguesamento para "Vudu" não afectar ninguém (digo eu...), enquanto que os cartunistas portugueses (alguns, claro) se sentiriam diminuídos no estatuto que acham que lhes confere a grafia com os dois ós (oo), tal como se está a voltar a ver muita gente a escrever com dois éles (o sr. Meirelles, o sr. Vasconcellos, os Mello...), coisa que tinha ficado esquecida - ou apenas guardada para melhor altura? - após o 25 de Abril...
................................................................................
Nota de rodapé
As duas excelentes pranchas reproduzidas no topo da postagem pertencem ao episódio "Vudu", da série de BD "Na Terra Como no Céu", escrita e desenhada por Nuno Saraiva, que põe a contracenar Sarkozy e sua mulher Carla Bruni (que, como se sabe, é mais alta do que ele, pormenor que o meu amigo Nuno sublinha e exagera graficamente com imensa graça:-)
in revista-suplemento Tabu, do semanário Sol (nº 114, de 15 Nov. 08)
------------------------------------------------------
Há várias postagens acerca deste tema que envolve o meu apreço pela língua portuguesa, incidindo nos erros ortográficos e gramaticais cometidos na banda desenhada, no "cartoon", nos fanzines e na internet.

Veja-se na lista abaixo os erros detectados.
Para visitar todos os "posts" e assim poder analisar as correcções, basta ir à coluna da esquerda e clicar na categoria "Língua portuguesa em mau estado". 

segunda-feira, novembro 10, 2008

Concurso de BD da BDteca 2008 - 3ª Mostra de Banda Desenhada de Odemira

Cartaz do evento com ilustração de Paulo Monteiro
Programa do evento, constante dum desdobrável editado pela Biblioteca Municipal de Odemira
(Para ampliar a imagem e ficar legível, clicar em cima. Escrevo isto porque alguém me disse que era pena não se conseguir ler o texto do folheto)

Tal como nos dois anos anteriores, vai realizar-se em Odemira um evento centrado na Banda Desenhada e nos fanzines, com um título ligeiramente diferente. Enquanto que nas duas edições anteriores simplesmente se apresentou como BDteca 2006 e BDteca 2007, desta vez aparece intitulado de forma mais esclarecedora, ou seja, BDteca 2008 - 3ª Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que já está a decorrer, visto o período da realização ter sido estabelecido para ter início em 1 de Novembro de 2008 e o término a 3 de Fevereiro de 2009.

Integrado no evento aparece a seguinte realização:

Concurso de Banda Desenhada
de cujas normas aqui apresento um resumo:

I- O tema é livre.
II- Podem candidatar-se todos os/as interessados/as com idade igual ou superior a 16 anos.
Nota: na realidade, o concurso também se dirige ao escalão de sub-16 anos, mas é apenas acessível aos alunos das escolas do concelho.
III - Data limite para entrega das bandas desenhadas: 16 Dezembro 2008
IV - As bandas desenhadas deverão ser apresentadas em folhas formato A3.
O regulamento é omisso no nº limite mínimo e máximo de pranchas para cada banda desenhada, situação absolutamente invulgar nos concursos de BD, mas que possibilita aos concorrentes uma total liberdade de criação.
As bandas desenhadas terão de ter as pranchas numeradas (habitualmente isso faz-se no canto inferior direito). Também no mesmo local, por baixo da numeração, deverá ter o pseudónimo do autor.
As folhas deverão ser agrafadas ou presas por qualquer outro sistema.
Deverão ser entregues 3 cópias de cada prancha da bedê.
V - Cada concorrente poderá participar com mais do que uma bd, desde que as envie separadamente e com pseudónimos diferentes.
VI - PRÉMIOS
1º - 300€
2º - 150€
3º - 75€
Haverá Menções Honrosas caso se justifique.
A entrega dos prémios será feita em reunião pública a realizar na Biblioteca Municipal "José Saramago" de Odemira, no dia 10 de Janeiro de 2009, pelas 16 horas.
Todos os participantes receberão um diploma de participação.
VII - As bandas desenhadas deverão ser entregues:
ou directamente na Biblioteca Municipal
ou por correio até ao dia 16 de Dezembro de 2008 (a entrega por correio deverá ser feita através de registo, com aviso de recepção), para a seguinte morada:
Biblioteca Municipal "José Saramago" de Odemira
Cerro do Peguinho
7630-139 Odemira
..................................................................................
Mais algumas normas, que os concorrentes deverão respeitar:
a) A banda desenhada participante terá de ser entregue (quer pessoalmente, quer por correio) dentro de um envelope, que exteriormente apenas deverá conter a designação do concurso e o pseudónimo do autor, dirigido ao endereço acima indicado;
b) Dentro desse mesmo envelope o autor enviará um 2º envelope, que no lado exterior será identificado pelo pseudónimo, e, no interior, os elementos identificativos do autor: nome, morada, nº de telefone e/ou telemóvel, e, se for o caso, o estabelecimento de ensino que frequenta.
..................................................................................
Todo o programa da Mostra de Banda Desenhada e do concurso estão visíveis no site da Câmara Municipal de Odemira, no endereço

quinta-feira, novembro 06, 2008

Festivais, Salões BD e afins - (Amadora) - 19º FIBDA 2008 - Prémios a autores e obras, portugues@s e estrangeir@s, referentes a 2007

Capa do álbum "Obrigada Patrão", obra da autoria (argumento e desenho) de Rui Lacas


Os troféus portugueses mais importantes, porque votados por um universo bastante vasto e heterogéneo, composto por autores, editores, críticos e coleccionadores (cujos nomes constam do mailing do CNBDI), foram entregues com "pompa e circunstância", numa sessão que, tal como tem acontecido nas edições anteriores, foi antecedida por uma divertida apresentação teatralizada, levada a cabo, desta vez e de novo, no edifício do antigo cine-teatro Recreios da Amadora, na área nobre da cidade homónima.
A seguir descrimino os autores e obras aos quais foram atribuídos troféus, bem como as obras e os autores nomeados em cada um dos itens:
Melhor Álbum PortuguêsObrigada, PatrãoRui Lacas – Edições ASA
Álbuns nomeados, além do vencedor:
Evereste, de Ricardo Cabral
O Corvo - Laços de Família, de Luís Louro (des.) e Nuno Markl (arg.)
Rei, de António Jorge Gonçalves (des.) e Rui Zink (arg.)
Vencer os Medos. AAVV
Melhor Argumento para Álbum PortuguêsRui LacasObrigada Patrão – Edições ASA
Autores de argumentos nomeados, além do vencedor:
Nuno Markl (O Corvo-Laços de Família)
Ricardo Cabral (Evereste)
Rui Zink (Rei)
João Paulo Cotrim (Vencer os Medos)
Melhor Desenho para Álbum PortuguêsAntónio Jorge GonçalvesRei – Edições ASA
Outros desenhadores nomeados:
Jorge Mateus (O Futuro tem 100 anos)
Ricardo Cabral (Evereste)
Rui Lacas (Obrigada Patrão)
Vários autores (Vencer os Medos)
Melhor Álbum de Autor EstrangeiroMuchacho (Tomo 2) – Lepage – Edições ASA
Outros álbuns nomeados:
A Ordem das Pedras, de Mézières (des.), Christin (arg.)
Armazém Central, de Loisel e Tripp
Apaches, de Giraud
O Santuário de Gondwana, de André Juillard (des.), Yves Sente (arg)
Melhor Álbum de Tiras HumorísticasZits - Amuado, Aluado, TatuadoJim Borgman (desenho) e Jerry Scott (argumento)– Gradiva Publicações
Outras obras em tiras de BD humorísticas:
Agnes-Estraguei o plano divino, de Tony Cochran
O Orlando Bloom estragou tudo, de Bill Amend
Os Sopratos-Pérolas a Porcos, de Stephan Pastis
Melhor Ilustração para Livro InfantilMadalena MatosoO meu vizinho é um cão – Planeta Tangerina
Outros autores e respectivas obras:
Bernardo Carvalho (A Grande Invasão)
Bernardo Carvalho (O Mundo num segundo)
Gary Larson (Há um cabelo na minha terra!)
Luís Henriques (Quero ir à praia)
André Letria (Não quero usar óculos)
Clássicos da 9 arte
Blueberry - díptico A Mina do alemão perdido e O Espectro das balas de OuroJean Giraud (desenho), Jean-Michel Charlier (argumento) – Edições ASA/Jornal Público
Outras obras nomeadas:
Iznogoud-O dia dos loucos, de Tabary (des.), Goscinny (arg.)
Marsupilami- O templo da Boavista, de Btem-Yann-Franquin
Wania-Escala em Orongo, de Nelson Dias (des.), Augusto Mota (arg.)
Melhor Fanzine
Venham + 5 (nº5) – Bedeteca de Beja/Câmara Municipal de Beja
Outros fanzines participantes:
Venham + 5 (nº4) - Bedeteca de Beja/Câmara Municipal de Beja
Prémio Juventude(atribuído por uma turma de Artes)
Wanya, Escala em OrongoNelson Dias e Augusto Mota – Gradiva Publicações
Troféu de Honra
(atribuído pela Câmara Municipal da Amadora)
Victor Mesquita
......................................................................................
Notas várias:
1) "Obrigada, Patrão" é a versão portuguesa do álbum original "Merci, Patron", lançado anteriormente em França pelas Éditions Paquet, que já havia sido distinguido em 2007 na categoria "Álbum Português em Língua Estrangeira";
2) A denominação "Melhor Álbum de Tiras Humorísticas" tem lógica, contrariamente à denominação "Melhor Cartoon" criada pelos prémios Central Comics, porque as tiras são de banda desenhada e não de cartunes.
3) Tenho pensado no facto de a publicação Venham+5 se apresentar como fanzine, e inclino-me mais para a hipótese de considerar que se trata de uma revista institucional, visto ser editada por uma entidade oficial, e não por um fã.
Inicialmente aceitei a denominação, porque, na realidade, quem está na génese da edição, Paulo Monteiro, é de facto um fã, a C.M. de Beja limita-se a dar apoio económico. Mas mudei de opinião (só os burros não o fazem, como disse alguém), atendendo até ao aspecto luxuoso e de dispendiosa execução técnica, só ao alcance de uma entidade oficial ou privada.

Concurso de BD do 19º FIBDA 2008 - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Premiados


Vinheta da banda desenhada "O Ataque do Planeta Vénus", de Inês Silva Casais

Premiados no Concurso de Banda Desenhada organizado no âmbito do 19º FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora
Concurso subordinado ao tema "Ficção Científica e Tecnologia"

Escalão A
1º Prémio: Inês Marques Ribeiro da Silva Casais - (Lisboa) -Título da bd: "O Ataque do Planeta Vénus"
2º Prémio: David Sequeira - (Lisboa)
3º Prémio: Luís Pereira - (Figueira da Foz)

Menções Honrosas
Ana Sousa (Lisboa)
José Barroca (Arganil)
Manuel Alves (Vieira do Minho)

Escalão B
1º Prémio: Marina da Silva Fiães (Estoril) - Título da bd: "A Um Passo do Paraíso"
2º Prémio: José Barroca (Arganil)
3º Prémio: Inês Freitas (Beja)

segunda-feira, novembro 03, 2008

Tertúlia BD de Lisboa - 291º Encontro - Ano XXIII - Convidado Especial: Diogo Carvalho




(Eu sei que vocês sabem que eu sei, que vocês sabem, que, para aumentar e tornar legível o texto, é preciso clicar-lhe em cima -:)

E é já amanhã mais um encontro da Tertúlia BD de Lisboa, o 291º. Terá como Convidado Especial Diogo Carvalho, cuja biobibliografia está escrita em síntese no texto acima reproduzido (exemplar do programa que distribuo a tod@s @s bedéfil@s, dos 7 aos 77, que vão chegando ao Parque Mayer, à TBDL, cerca das 8 horas da noite).