terça-feira, dezembro 28, 2010

Autores portugueses editados no estrangeiro (IV) António Jorge Gonçalves, Filipe Abranches, Luís Henriques


----------------------------------------------------------



------------------------------------------------


-----------------------------------------------------




O desafio feito a cem ilustradores autores de BD de várias nacionalidades foi fascinante: desenharem novas versões de cem pranchas de banda desenhada pertencentes ao acervo do Musée de la Bande Dessinée d'Angoulême. O resultado teve duas vertentes: uma exposição no citado museu. entre 28 de Janeiro e 28 de Março de 2010, e um volumoso catálogo intitulado Cent pour Cent. Bande Dessinée, editado por essa data.

Luís Henriques, Filipe Abranches e António Jorge Gonçalves foram os portugueses convidados a participar nesta revisita à centena de obras-primas da Figuração Narrativa internacional e aparecem incluídos por esta ordem no original livro, cada um deles ao lado da prancha que lhes foi atribuída, e que interpretaram com liberdade total para a sua criatividade.
.
O resultado gráfico da exigente tarefa que coube aos nossos compatriotas está visível no topo desta postagem, estando também reproduzidas, para comparação, as pranchas que lhes serviram de modelo.
.
A fim de servir de guia aos meus amigos visitantes, aqui ficam os nomes dos artistas representados e datas de realização das pranchas em apreço, reproduzidas pela ordem abaixo indicada (mais a capa do livro).
.
1. Luís Henriques com Lusitane Alley (2009)
1A. Frank O. King com Gasoline Alley (1932)
.
2. Filipe Abranches com "voir Adèle et la Bête et le Démon de Stª Justa" (2009)
2A. Jacques Tardi, com Adèle Blanc-Sec - tome III - Le Savant Fou (1977), em cujo rodapé se pode ler: "voir Adèle et la Bête et le Démon de la Tour Eiffel"
.
3. António Jorge Gonçalves com "Bien sür, Monsieur de Vrouw" (2009)
3A. François Schuiten (sob argumento de Benoït Peeters) com Les Cités Obscures - Brüsel (1991)
.
Voltarei futuramente a este singular catálogo, no intento de mostrar mais alguns dos importantes exemplos de pranchas, nele incluídas, pertencentes ao acervo do Museu de Banda Desenhada de Angoulême (Museu de Banda Desenhada, um sonho inacessível ao periférico Portugalito?).
Mas também, claro, para proporcionar o visionamento das réplicas (umas tantas claramente paródias, ou pastiches) realizadas por autores artistas de BD, muitos deles com nomes sonantes nesta arte.
-----------------------------------------------
Os autores anteriormente focados nesta rubrica foram os seguintes:
.
JCoelho ou Jorge Coelho (III)
Vasco Colombo (II)
Eduardo Teixeira Coelho ou Eduardo Coelho, ou ETCoelho, ou ETC (I)


Pranchas das respectivas bandas desenhadas podem ser vistas, bastando para isso um simples clique na etiqueta "Autores portugueses editados no estrangeiro" visível no rodapé.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXXV)





Em época natalícia justifica-se divulgar a banda desenhada "Christmas Crime Short Stories", surgida hoje mesmo no semanário Sol, no seu suplemento/revista Tabu.
.
A dita cuja bd não é propriamente um exemplo de espírito submisso e festejador em relação ao evento católico denominado Natal e, haja zeus, outra coisa não seria de esperar de uma personalidade irreverente como é a de Nuno Saraiva, seu autor - argumentista e desenhador.

Aliás, N.S. (como ele costuma assinar as pranchas destes episódios curtos, sempre em duas pranchas), por causa desta sua série intitulada Na Terra Como No Céu, de publicação semanal, é o autor com mais numerosa participação na presente rubrica bloguística.

----------------------------------------------------
Para ver as anteriores postagens deste tema basta clicar no item "Etiquetas para esta mensagem", que está inscrita no rodapé desta postagem-

terça-feira, dezembro 21, 2010

Concurso Internacional de BD




Fumetto equivale a dizer, em italiano, Banda Desenhada.Todos os anos é dada oportunidade aos novos criadores de BD pelos organizadores do Fumetto - International Comix - Festival Lucerne (ou Luzern - ou Lucerna, em português - Suiça), de participarem num concurso que emparceira com aquele festival suiço.
E sei que já houve em edição anterior um participante português, Vasco Martins. Nada de estranhar, considerando que o concurso é de âmbito internacional.
.
Mais uma vez, aí está um concurso a que podem participar todos os que quiserem,visto não haver limite de idade
.
PONTOS PRINCIPAIS
.
1) Tema obrigatório: ENERGIA
.
2) Data limite para entrega das obras concorrentes:

17 Janeiro 2011
.
3) Formatos aceites para as pranchas das bedês: A3 ou A4
.
4) Número limite de pranchas: 4 (para uma única banda desenhada)
.....Notas deste bloguista:

A) Como não é indicado o quantitativo mínimo de pranchas, pressupõe-se que pode ser apenas uma.

B) Não é indicado o idioma que os concorrentes estrangeiros devem usar. O Vasco Martins disse-me que usou o inglês.
.
5) Elementos a serem fornecidos pelos concorrentes, escritos no verso de cada prancha:
.... Nome completo, endereço, número de telefone/telemóvel, e-mail e data de nascimento.
.
6) Para o envio da bd, os organizadores regulamentam que as pranchas originais da banda desenhada participante devem ser enviadas dentro de envelope robusto, resistente ("sturdy envelope"). Não aceitam rolos.
(Portanto, sugiro que seja usado um envelope almofadado para o efeito).
.
7) Endereço para onde serão enviadas as bedês participantes:
.... Fumetto Competition
.... P.O. Box 5163
.... CH - 6000 Luzern 5
.... Switzerland

.
8) Quem estiver interessado em que lhe seja devolvida a bd, deve incluir a importância do "return postage", 5€
.
9) Escalões etários em que se dividirão os concorrentes:
.
1º - 18 anos ou idade superior
2º -13 a 17 anos
3º - Até aos 12 anos
.
10) Haverá exposição com bandas desenhadas concorrentes, entre 40 e 50 bedês completas (que grande exposição que deverá ser, digo eu, bloguista), durante o evento Fumetto - Internacional Comix - Festival Lucerne (que já existe desde 1992)
.
10) Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 8 de Abril 2011 (uma 6ª feira)
.
PRÉMIOS
- Haverá três prémios destinados a cada escalão etário, para as respectivas bandas desenhadas. Os prémios em dinheiro totalizarão 5000 CHF (francos suiços)
- Além disso, haverá também um prémio para o melhor argumento, independentemente do escalão.
- Os visitantes do festival serão convidados a votarem para o prémio do público.
-----------------------------------------------
IMAGENS A ILUSTRAR A POSTAGEM
No festival (que se realizará entre 9 e 17 Abril 2011) haverá várias exposições de BD de autores prestigiados, entre os quais Daniel Clowes.
Eis o motivo pelo qual está no topo deste "post" uma imagem da autoria daquele autor.
A 2ª imagem tem a ver com o tema do concurso BD, "Energia"
-----------------------------------------------
Para quem tiver curiosidade em ter uma noção do que se tem passado ultimamente nesta área dos concursos de BD, inclusive as normas habituais dos regulamentos, pode aceder às postagens anteriores clicando no item "Etiquetas: Concursos de Banda Desenhada", localizado no rodapé.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Cenários urbanos reais ou imaginários na BD (V)





Não se pode estar à espera de ver um cenário urbano tradicional numa banda desenhada de ficção científica, localizada na cidade imaginária de Neopolis.
Pode esperar ver-se, isso sim, conjuntos de edifícios estranhamente belos , arquitectonicamente impressionantes, como é o caso dos que aparecem nas imagens que ilustram a presente postagem, em especial a do topo - a qual, na revista, ocupa duas páginas contíguas -, formando um notável painel que pode ser mostrado para exemplificar aos cépticos e detractores o superior nível artístico e conceptual que a BD pode atingir.
.
As quatro composições que ilustram mais uma entrada para o tema "Cenários Urbanos reais ou imaginários" - três pranchas completas e uma vinheta - foram reproduzidas da revista Top 10 & Teams (#1, Jul. 2006), tendo as três imagens iniciais por autores os seguintes talentos: Gene Ha e Zander Cannon, desenho; Art Lyon, colorização; Peter Hogan, argumento; Todd Klein, legendagem; e a última imagem de baixo (uma prancha completa), tem os seguintes créditos: Rick Veitch, desenho; Wildstorm Fx, colorização; Todd Klein, legendagem; Steve More, argumentista.
Muito importante: esta série foi criada por Alan Moore e Gene Ha.
.
A revista - ou comic book - pertence à colecção ABC A-Z (America's Best Comics, A to Z).
---------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver as quatro postagens anteriores deste tema pode fazê-lo facilmente, bastando-lhes para isso clicar no item "Cenários urbanos reais ou imaginários na BD", visível no rodapé desta postagem.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Acordo Ortográfico na BD e afins (X)









Scott Pilgrim, uma banda desenhada que acaba de ser transposta para o Cinema, é a primeira obra de BD em álbum a adoptar as regras do novo Acordo Ortográfico (AO), a menos que tenha havido precedente que eu não conheça.
.
Paulatinamente introduzido no dia-a-dia de quem lê jornais e revistas - Record, JL Jornal de Letras Artes e Ideias, Diário As Beiras, o gratuito Dica da Semana, entre os jornais, Visão e Sábado, entre as revistas -, terá sido esta a primeira vez que o novo AO surge a alterar a ortografia em vigor desde 1945 (ano do anterior acordo) num álbum de banda desenhada (*), neste caso em tradução portuguesa.
.
Facilmente detectei várias palavras escritas sem a consoante muda em diversas vinhetas dos dois primeiros volumes da obra - subtitulados. respectivamente, "Na Boa Vida" e "Contra o Mundo" - editados até agora pela chancela Booksmile, usada sob licença de Vogais & Companhia, Edições, Lda. (S. Pedro do Estoril).
.
Como sabem os bedéfilos que também são cinéfilos, estreou-se em Lisboa, na semana passada, o filme baseado no 2º episódio. De salientar o facto de o filme seguir muito fielmente o enredo (e não só: até muitos dos diálogos são respeitados) da banda desenhada, cujo argumento é de Bryan Lee O'Malley e o desenho também dele em colaboração com Keeth Wood, possuidores de um estilo tipo naïf e visivelmente influenciado pela estética da mangá - nada que dê para estranhar, tão espectacular (espetacular, segundo o novo AO) é a difusão da banda desenhada japonesa.
.
(*) Trata-se, pura e simplesmente, de um registo histórico.
---------------------------------------------
Quizz: em cada imagem reproduzida na postagem há uma palavra (pelo menos) grafada em consonância com o novo AO, quem as detecta a todas?
A quem detectar mais palavras destas oferecerei os dois exemplares já editados.


(Claro que convirá clicar sobre as imagens para as ampliarem e poderem-nas ler com mais facilidade, peço desculpa aos 99% que estão fartinhos de saber isto) 
---------------------------------------------
Os visitantes com curiosidade em ver as anteriores postagens sobre este tema, poderão facilmente fazê-lo clicando sobre o item "Acordo Ortográfico na Banda Desenhada" visível no rodapé

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Improvisos na toalha de mesa (II)








Desenhar, desenhar, desenhar... Caras, personagens soltas, caricaturas, tudo o que vem à imaginação de um ilustrador quando está à mesa, enquanto espera pela comidinha (até mesmo entre o prato principal e a sobremesa, a sério :-)
E banda desenhada, também? Bom, isso fica para fazer em casa, no ateliê, no estúdio - "Lisbon Studio", é um exemplo concreto - porque é trabalho que exige mais tempo, maior elaboração, um argumento, uma ideia...
Os recortes que hoje afixo são uma pequena amostra do acervo que integra a minha colecção. Dos sete recortes acima visionáveis, os autores (os que reconheço) são os seguintes, de cima para baixo:
.
1) Pepedelrey (o dono da editora independente ELPepe)- Esta ilustração está feita em formato maior do que um A3! A redução tira-lhe beleza...
2) Falcato - Improvisos feitos no jantar de Natal da Tertúlia BD de Lisboa (7 Dez. 2010) em cujo restaurante as toalhas de mesa são de cor creme, que aqui passam a ter uma tonalidade rosada.
3) Pepedelrey
4) Pedro Alves (tb conhecido por Toonman) Não se espantem com o facto de estes improvisos estarem coloridos, à maneira! É que o Pedro quando vai à tertúlia, já vai armado com a sua caneta que tem um depósito de água (novidade para mim!) e uma caixinha de aguarelas... Pro é assim que funciona, até mesmo a improvisar no jantar de uma tertúlia, ele não brinca... Aprendam!
5) Pedro Alves - A maior parte das vezes os meus amigos ilustradores enchem a toalha de improvisos, só que muitas vezes os desenhos ficam encavalitados uns nos outros, outras vezes têm tantas nódoas (bleurrgh) que não dá para recortar...
6) (não tem qualquer rabisco como assinatura, também não me lembro quem fez nem reconheço o estilo do autor que desenha tipo mangá)
7) pf (não sei quem assina assim, deve ser algum novo, e confesso que não me lembro de quem fez esta cara, já foi há bastante tempo, e cometi a falha de não identificar o/a autor/a
--------------------------------------------------
Recorro aos meus amigos ilustradores autores de BD, participantes na minha tertúlia: há alguém que consiga identificar os/as autores/as dos desenhos nºs 6 e 7?
.
Comentários de visitantes, afixadas aqui "a posteriori"
-------------.
Resposta à línea 7 - Comentário de Ricardo Baptista: "Pode ser tolice, mas o último desenho faz-me lembrar o estilo de José Carlos Fernandes"
.
Resposta à alínea 6 - Toonman comenta: "Então se é estilo mangá, é do Hugo Teixeira, tá visto!"
.
Resposta à alínea 6 - Por sua vez, Hugo Teixeira contra-comenta: "Ora ora, seria do Osamu Tezuka, não? Nessa altura fiz um melhor que esse, onde foi parar?
.
Resposta à alínea 7 - Responde Pepe (Pepedelrey): "O desenho é da Patrícia Furtado autora do 'Quinto dos Infernos' e da 'Caderneta de Cromos' (Nuno Markl). É membro do The Lisbon Studio."
----------------------------------------

Quem tiver interesse em ver a postagem anterior deste mesmo tema poderá fazê-lo, clicando no item "Etiquetas para esta mensagem) que se vê em rodapé

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Tertúlia BD de Lisboa


7 de Dezembro é o dia em que cinco dezenas de apreciadores de Banda Desenhada vão participar no Jantar de Natal da Tertúlia BD de Lisboa.
Porquê cinquenta bedéfilos, nem mais nem menos? Porque o restaurante onde vai decorrer este encontro, o 317º (a TBDL já existe há 25 anos, com encontros mensais, e nunca falhou nenhum!), porque o restaurante, dizia, tem uma sala especial para grupos que leva exactamente esse número de comensais.

E quem são eles? Como é bom de ver, não são sempre as mesmas pessoas que participam mensalmente na tertúlia. Por esse motivo, passa por ela,
durante o ano, aproximadamente uma centena.
É entre essa cerca de centena de bedéfilos que o organizador da TBDL (por coincidência, este bloguista) selecciona os que vão participar.
Desta vez são só quarenta e sete,
quando a sala é maior, são mais...
(vejam-se os nomes deles no fundo da postagem)
------------------------------------------------------------------------------

Em conformidade com o critério estabelecido há anos,
nos encontros natalícios da
Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa
não há Homenageado nem Convidado Especial
a apresentarem-se,
e com quem habitualmente se estabelece diálogo
(é, afinal, o momento de tertúlia propriamente dito).
No Natal é mesmo apenas um jantar-convívio.

***
Quem já participou na Tertúlia BD de Lisboa,
na variante "Tertúlia de Natal",
sabe que todos oferecem, para ser sorteada,
uma peça de BD considerada como prenda natalícia.
Ou seja: um álbum, uma revista, um fanzine.
Ou até mesmo qualquer objecto (emblema, miniatura,
porta-chaves, t-shirt)
que reproduza personagens de BD

***
O Sorteio Interactivo Bedéfilo das peças de banda desenhada
tem a conhecida característica
de todos os participantes serem contemplados
com uma peça diferente daquela que tenham oferecido.
É uma forma de fazer com que os bedéfilos da tertúlia possam eventualmente tomar conhecimento com algo que desconheciam ainda:
um autor, um álbum,
uma revista portuguesa ou estrangeira, antiga ou actual,
um fanzine, português ou estrangeiro.
----------------------------------------------------------------------------

Esta tertúlia de Natal, que reúne habitualmente cerca de 50 bedéfilos, realiza-se sempre em restaurantes diferentes, englobando um jantar com tudo incluído, por um preço pré-estabelecido por cada um dos restaurantes para grupos de comensais.

Restaurantes onde se tem realizado o Encontro Especial de Natal
da Tertúlia BD de Lisboa, desde o ano 2000 :

2010 - "Jardim da Luz"
2009 - "Cisterna"
2008 - "Jardim dos Leitões"
2007 - " Rodízio Grill"
2006 - " Moinho Vermelho"
2005 - " A Berlenga"
2004 - " Tertúlia do Loreto" (além de bom, tem este nome...)
2003 - " 5 Chaves"
2002 - " A Valenciana"
2001 - " Ti Lurdes"
2000 - " Dois Mil" (já era antigo, mas não se aguentou no novo milénio, fechou em 2005)
----------------------------------------------------
Participantes neste 317º Encontro,
por ordem alfabética:
.
1. Abílio Pereira
2. Álvaro
3. Ana Maria Baptista
4. Ana Saúde
5. André Cardia Moreno
6. André Oliveira
7. António Isidro
8, Bruno Martins
9. Clara Botelho
10. David Ribeiro
11.Dulce Ribeiro
12.Elisa Silva
13.Falcato
14.Fernando Andrade
15.FIL-Luís Filipe Lopes
16.Gabriel Martins "Loot"
17.Gastão Travado
18.Geraldes Lino
19.Hélder Jotta
20.Hugo Teixeira
21.Inês Mendes
22.Joana Afonso
23.João Antunes
24.José Abrantes
25.Luís Salvado
26.Luís Valente
27.Machado-Dias
28.Manuel Valente
29.Maria José Magalhães Pereira
30.Miguel Ferreira
31.Miguel Marreiros "Mima"
32.Milhano
33.Moreno
34.Nuno Amado "Bongop"
35.Pedro Bouça
36.Ricardo Correia
37.Rui Domingues
38.Rui Rolo
39.Sandra Rosa
40.Simões dos Santos
41.Sofia Mota
42.Teresa Cardia
43.Tiago Pimentel
44.Vasco Câmara Pestana
45.Victor de Jesus
46.Vidazinha
47.Virgínia Soares
--------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema (alguns bastante ilustrados com imagens de bandas desenhadas dos autores convidados) podem consegui-lo, bastando para isso clicar na etiqueta "Tertúlia BD de Lisboa" que se vê aqui por baixo no rodapé (parece um pleonasmo, mas não é)