sexta-feira, novembro 25, 2011

Exposições BD avulsas (XIII)

O evento intitulado Exposição de Artes e Artistas - Universos do Entropia, cujas componentes principais são a Banda Desenhada, a Ilustração, o Cartune, a Caricatura e a Fotografia, vai inaugurar-se sábado, dia 26, entre as 15h00 e as 18h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Carcavelos (*).

Participam no evento os seguintes autores (desenhadores, argumentistas e cartunistas):

Adelina Menaia (argumentista)
Álvaro
Ana Maria Baptista
Ana Saúde
Bruno Balegas
Bruno Ma
Bruno Martins
Catarina Guerreiro
Filipe Duarte
Gastão Travado
João Amaral
João Figueiredo (argumentista)
João Raz
João Sá-Chaves
João Sequeira
Manuel Alves
Melanie Romão
Miguel Ferreira (argumentista)
Nuno Sarmento
Paula Nunes
Paulo Marques
Pedro Manaças
Ricardo Correia

Note-se que se trata de uma exposição itinerante, em deslocação a Carcavelos desta vez, onde ficará patente ao público no seguinte horário:

- 2ª a 5ª feira: 9h00-13h00, 14h00-16h30, 18h00-20h00
- 6ª feira: 9h00-13h00, 14h00-16h30
- Sábado: 15h00-22h00

(*) Estrada da Torre, 1483 - Carcavelos

quinta-feira, novembro 24, 2011

Exposições BD avulsas (XII)

O Amor Infinito Que Te Tenho é o título do primeiro livro de banda desenhada de Paulo Monteiro, editado em 2010.

São as pranchas das várias bedês que integram o livro que compõem a exposição de BD, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 26 de Novembro,no Espaço Estúdio (que se vê numa das imagens que ilustram o presente "post"), sito em Nisa (Portalegre), pertencente a João Sequeira aka JAS, arquitecto, ilustrador, autor de BD.

A Paulo Monteiro, mais conhecido fora de Beja na sua qualidade de competente e dinâmico organizador do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, é dada a nesta iniciativa a justa possibilidade de mostrar a sua faceta de autor de BD, onde é excelente ficcionista e talentoso desenhador.

A mostra estará patente até 4 de Fevereiro, o que dará azo a que os amigos e admiradores do Paulo possam ir a Nisa e, quiçá, visitar pela primeira vez aquela vila alentejana do distrito de Portalegre.
-----------------------------------------------

PAULO MONTEIRO

Síntese biobibliográfica


Paulo Ricardo Ferreira Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, a 8 de Novembro de 1967.

A sua actividade na banda desenhada teve início em 1984, com o fanzine Abelharuco, de que foi editautor, seguindo-se Eclipse (1985) e De Washington a Moscovo com partida em Nova Iorque (1986), em que manteve a dupla função de editor e autor das bandas desenhadas.

Em 1987 matriculou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciaria em 1991 em História da Arte, disciplina em que obteria uma pós-graduação, em 1993, ano da sua ida para Beja, onde se fixou.

Por essa época as suas actividades eram bastante diversificadas: escreveu para a rádio e para jornais - por exemplo, fez excelentes (na minha opinião) críticas sobre BD no Diário do Alentejo -, passou filmes de Buster Keaton e de Charlot num cinema ambulante, compôs canções, tocou guitarra em festas de beneficência, trabalhou nas vindimas, realizou ateliês de azulejaria, banda desenhada e ilustração, fez teatro de fantoches, participou em escavações arqueológicas, foi professor de Ciências da Natureza e Geografia.

Dedicou-se à Ilustração durante largos anos, tendo ilustrado mais de trinta livros de editoras diversas, para algumas das quais também foi autor de textos: "Guessene", "Uma Visita ao Convento", e "Um dia Extraordinário na Vida de Manuel Mineiro", são títulos de livros de sua autoria.

Escreveu e editou 3 fanzines de poesia: Poemas (1988), Poemas a andar de carro (2003) e Poemas Japoneses (2005).

Orienta, desde 1996, o Toupeira-Ateliê de Banda Desenhada, onde ele próprio ensina a fazer fanzines e dá cursos de BD, sendo por isso o responsável por Venham+5, uma publicação de qualidade que oscila entre a revista e o fanzine (em relação a este último, tem dele quatro características: título invulgar, colaborações benévolas, nada de fins lucrativos nem distribuição a nível nacional), mas com a restrição de ter como editora a Câmara Municipal de Beja, não classificável como fã de BD.

O seu nome voltaria a aparecer num fanzine, o Tertúlia BDzine (nº 40 - Fev. 2001) com uma personagem a que chamou "Capitão Portugal", secundada por outra chamada "Capitão Fanzino" (esta segunda com flagrantes parecenças caricaturais com o presente bloguista, assumido aficionado dos fanzines, como coleccionador e editor).

Em Dezembro de 2002 foi um dos autores a realizar bandas desenhadas em episódios autoconclusivo em duas tiras), com o título "Busca, busca", para o fanálbum Novas Fitas de Juca & Zeca.

Ainda nos fanzines, participou num em formato A3, com o título Efeméride (nº1-Out. 2005), centrado no tema "Sonhos de Nemo no Século XXI" - homenagem paródica à obra-prima "Little Nemo in Slumberland" - com o episódio numa prancha única, a cores, "Reflexo de Metal". No mesmo Efeméride (nº2 - Fev. 2007), dedicado na totalidade à personagem Príncipe Valente, a sua colaboração intitulou-se "O Último Dia do Sargento Valente", de novo em bd curta, autoconclusiva, com sentido dramático reforçado pelas tonalidades sombrias da colorização.

Tem colaborado com frequência num fanzine da Galiza, o Barsowia. e na revista brasileira Café Espacial. Para além destas colaborações, em Outubro de 2010 teve dez bandas desenhadas suas englobadas num álbum com o título "O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias" (edição de Rui Brito na chancela Polvo), onde consta a curta que preenche o presente "post".
Geraldes Lino

-------------------------------------------------------------
Nota deste bloguista: aqui no blogue, na rubrica "Curtas de BD (Autores portugueses)", foi reproduzida, no "post" datado de 21 Maio 2011, a bedê "Porque é Este o Meu Ofício", uma das que compõem o livro "O Amor Infinito Que Te Tenho", além de, nesse mesmo "post" se poder ler uma mais extensa biobibliografia de Paulo Monteiro
-----------------------------------------------------------
Os visitantes poderão ver imagens do interior do Espaço Estúdio, bem como cenas de outras exposições lá realizadas, no blogue
http://www.espacoestudio.blogspot.com/

----------------------------------------------------------
Os interessados em ver quais foram as anteriores 11 exposições avulsas aqui divulgadas, poderão fazê-lo clicando no item Etiquetas: Exposições BD avulsas visível no rodapé

segunda-feira, novembro 21, 2011

Concursos de Banda Desenhada

Um concurso de BD intitulado "Todos Somos Europa", concebido para alunos do Ensino Básico, em iniciativa da União Europeia - com a colaboração do Centro de Informação Europeia Jacques Delors - é uma boa surpresa para os jovens que se sentem com jeito para desenhar, e gostam de fazer banda desenhada.

Tenho a consciência que este blogue não será visitado por gente tão nova, mas acredito que haverá professores interessados no assunto e alguns visitantes que tenham filhos em idade escolar, e que lhes possam transmitir a informação que divulgo na presente postagem.

Começo pelos aspectos mais importantes:

1. O concurso é dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico;

2. A primeira coisa que os interessados têm de fazer é
inscreverem-se até ao dia
15 de Dezembro de 2011, através do envio da respectiva Ficha de Inscrição, disponível para download no site oficial do concurso:
http://www.todossomoseuropa.eu/

3. O envio das fichas de inscrição deverá ser feito para o seguinte endereço:

Todos Somos Europa
I - Zone
Av. 5 de Outubro, 70-8º
1050-059 Lisboa

3. No âmbito deste projecto, propõe-se que cada turma participante escolha a bd mais original (a obra tem de ser individual).

4. Cada prancha de BD deverá respeitar, no mínimo, o tamanho A4 (210x297mm) e, no máximo, o A3 (297x420mm).
Os materiais a usar poderão ser diversificados.

5. Considera-se candidato o aluno vencedor da sua turma, tendo obrigatoriamente um professor responsável que enviar pelos CTT a Ficha de Inscrição devidamente assinada pela escola.

6. Não são aceites inscrições individuais (é o professor que candidata o aluno).

7. Portanto, a cada ficha de inscrição deverá corresponder apenas uma obra de banda desenhada (a do vencedor da turma).
8. A acompanhar cada banda desenhada deverá ser entregue um envelope, fechado, com a seguinte informação:

[Identificação do candidato]
Todos Somos Europa
Concurso de Banda Desenhada

9. Dentro desse envelope terá de constar uma cópia (fotocópia) da Ficha de Inscrição.

10. Na recepção das obras, a fim de garantir o anonimato dos concorrentes, será atribuído um código numérico composto por 4 dígitos, que será colocado no envelppe e nas pranchas da banda desenhada.

11. Prazo de entrega das bandas desenhadas:
15 de Fevereiro de 2012

PRÉMIOS

Serão atribuídos prémios aos alunos autores das três melhores bandas desenhadas, e ao professor responsável pela bd que receber o 1º prémio.

Aluno
1º, 2º e 3º prémios: um tablet PC

Professor
1º prémio: um tablet PC

Poderão ser atribuídas Menções Honrosas, caso o Júri assim o entenda.

Os temas postos à disposição dos concorrentes são os seguintes:
1. "A União Europeia dos Cidadãos"
2. "O Desafio da Recuperação Económica e Financeira"
3. "A Nova Estratégia Europa 2020 para o Crescimento e Emprego"

Repito o site da entidade organizadora do concurso:
http://www.todossomoseuropa.eu/

----------------------------------------------------
A ilustrar o presente texto está a imagem da capa do livro Understanding Comics. The Invisible Artde Scott McCloud um livro muito útil para os jovens iniciantes tomarem contacto com vários aspectos importantes da Banda Desenhada: linguagem, regras, convenções. 

domingo, novembro 20, 2011

Palestras sobre BD


Mesas redondas com autores de banda desenhada, além de haver também entrevista com um deles, são motivos que justificam, embora ao limite mínimo, a inclusão na presente rubrica, do Fórum Fantástico 2011, que abarca os dias 18, 19 e 20 do corrente mês. 
Como é habitual, os temas centrais do FF são: Literatura Fantástica e Cinema Fantástico.

No que concerne à BD, as obras seleccionadas inserem-se igualmente no fantástico: no dia de abertura, 6ª feira, esteve em debate a obra Dog Mendonça e Pizzaboy - Tomo II, com a presença do argumentista Filipe Melo.

Mas o dia mais forte deste tema é hoje, 20, Domingo, onde decorrerão os seguintes itens:

17h30 - À conversa com Victor Mesquita
Entrevista por Rogério Ribeiro, que irá decerto estabelecer interessante diálogo com o conceituado autor da obra Eternus 9 (dois tomos).

18h00 - Banda Desenhada
Painel coordenado por João Miguel Lameiras, com Victor Mesquita (Eternus 9), Rui Ramos (Voyager), Nuno Duarte (argumentista de A Fórmula da Felicidade), Joana Afonso (Vencedora do Concurso do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora/2011).

(Nota do blogger: este programa já inclui alterações introduzidas a posteriori por terem sido verificadas no decorrer do evento).

Informação detalhada do programa do Fórum Fantástico visível no sítio:
http://forumfantastico.wordpress.com/

------------------------------------------------------
Nota do bloguista: O excelente cartaz é da autoria de Pedro Marques
----------------------------------------------------
Local do evento:
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Telheiras/Lisboa

quinta-feira, novembro 17, 2011

Cursos, Workshops (IV) em Caldas da Rainha


O Centro de Artes, estabelecimento de ensino artístico existente em Caldas da Rainha, vai efectuar um workshop de banda desenhada, já no próximo dia 19 Novembro, sábado, tendo como formador Hugo Teixeira, ilustrador/autor de BD.

Dirigido ao público acima dos 16 anos, o workshop de um só dia vai decorrer entre as 10h e as 13h, e as 15h e as 18h. Por conseguinte, ao longo de seis horas, o formador irá descrever o processo de criação de uma banda desenhada, seguindo eventualmente o percurso mais habitual: escrita do argumento, sua transformação em guião - diálogos, descrição das personagens e dos locais de acção -, seguindo-se a execução do layout que irá no final dar lugar à arte-finalização, incluindo eventualmente a colorização.

Dados concretos:
Valor da inscrição: 15€ (e fica a cargo dos formandos levar bloco de papel A3 e respectivo material de desenho).
Local: Centro de Artes de Caldas da Rainha -Rua Dr. Ilídio Amado

Mais informações pelo telef. 262 840 540 ou pelo E-mail centro.artes@com-caldas-rainha.pt

Nota do bloguista: O cartaz que ilustra este "post" é da autoria do próprio formador Hugo Teixeira

-----------------------------------------------------------------------------------
HUGO TEIXEIRA

Biobibliografia

Hugo César Ribeiro Teixeira nasceu a 1 de Setembro de 1980, em Amarante, em cuja escola secundária completou o 12º ano, e onde a BD fazia parte do programa de Educação Visual.

Impulsionado pelo gosto que sempre tinha tido pelo desenho, no 9º ano fez a sua primeira banda desenhada na disciplina de Português. Desde então, o seu currículo tem-se ampliado, com bifurcação para duas áreas, a das exposições e a da publicação das suas bedês, maioritariamente usando o estilo da BD japonesa (vulgo mangá).

No que se refere a exposições, participou no FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2006; na Casa da Animação (Porto), no âmbito da entrega dos troféus do portal Central Comics, para um dos quais tinha sido nomeado, e numa dedicada em exclusivo à mangá, na Biblioteca Municipal Albano Cerveira, de Amarante, em Fevereiro de 2008.

Quanto à componente de publicação, teve a sua estreia no BDJornal, nº 14, Ag./Set. 2006, com as bandas desenhadas "Os Monótonos Monólogos de um Vagabundo" e "Um Olhar", ambas de sua completa autoria (argumento e desenho).

Em Agosto de 2007 colaborou no Tertúlia BDzine (nº116) com a mangá "Os Corvos de Guerra", dessa vez sob argumento de Vidazinha; ainda em 2007, fez para a revista BDVoyeur (nº2-Set.), "A Dança das Fodas", mas a capa da revista anunciava "A Dança das Fadas", e é esse o título que constará num currículo mais sério do que este. Ainda em 2007 (Out.), surgiu "Bang-Bang", a primeira mangá portuguesa editada em álbum, de sua total autoria.

Em 2008, mês de Janeiro, foi-lhe publicada a bd "ESC-S-H", uma prancha a cores, no jornal Mundo Universitário; meses mais tarde fez a bd "O Gato", sob argumento de Vidazinha, para o fanzine Tertúlia BDzine (nº128-Jun.); e a finalizar o ano (Outubro), realizou o 2º tomo da obra "Bang-Bang".

Logo no início de 2009, de novo em equipa com Vidazinha, desenhou o episódio "Tintim em Mundos Alheios", para a obra colectiva "Tintim no Século XXI", publicada no fanzine Efeméride (nº4-Jan.09). E em Outubro apareceu o título "Bang-Bang Ultimate", que juntava os dois volumes num só, estando a obra valorizada com dois capítulos novos.

Com data de Outubro de 2011, mais uma vez a fazer duo com a argumentista Vidazinha, realizou os desenhos, coloriu e legendou o álbum "Mahou. Na Origem da Magia", com a chancela das Edições ASA, uma editora do grupo LeYa.

Numa área bem diversa, a da apresentação pública, Hugo Teixeira tinha sido entrevistado por Machado-Dias para a obra Monótonos Monólogos de Um Vagabundo em livro (de capa brochada com badanas, e miolo de 58 páginas), editado por Pedranocharco, em Maio de 2009.

Geraldes Lino 

sexta-feira, novembro 11, 2011

Comic Jam (35º)

Sob a ameaça de espingardas e pistolas apontadas à cabeça, Luiz Gê, nome de grande relevo na Banda Desenhada brasileira, resmunga: "... obrigado a dar início a uma B.D..."

Assim se inicia mais um "cadáver esquisito" (ou "comic jam", versão anglófona), um divertimento gráfico que, mensalmente, se realiza na Tertúlia BD de Lisboa.

Nesta prancha de seis vinhetas colaboraram seis dos vários autores de BD presentes no encontro da TBDL do dia 1 deste mês de Novembro.
Eis os seus nomes:

1. Luiz Gê - Homenageado da TBDL no encontro de 1 de Novembro (para quem não conheça Luiz Gê, fica a saber que o auto-retrato está muito parecido)
2. Hugo Teixeira - Presente para o lançamento do álbum realizado pela dupla Hugo Teixeira (desenho), Vidazinha (argumento), "Mahou. Na Origem da Magia".
3. Juan Cavia - Presente para o 2º lançamento (o primeiro tinha sido no Festival BD da Amadora) do álbum "Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II - Apocalipse
4. Santiago Villa - Idem, idem, aspas, aspas, em relação ao que escrevi acerca de Juan Cavia, com a diferença que Villa foi o autor da colorização. Mas, como se vê por esta vinheta, também desenha, e com facilidade.
5. Álvaro - nada mais há a dizer do bloguista do blogue "Moda Foca", um "tertuliano" sempre presente.
6. Nuno Duarte "Outro Nuno" - o autor do Mocifão, que também se tornou um frequente tertuliano.

(O desenho das letras do título "O dia em que Luiz Gê foi..." é de minha autoria, como habitualmente...)

---------------------------------------------------

Para os menos experientes,aqui fica o habitual conselho: clique em cima da imagem, e volte a clicar quando o cursor toma a forma de lente).

--------------------------------------------------

Para ver os "posts" anteriores deste tema basta clicar sobre o item Comic Jam, visível no rodapé

quarta-feira, novembro 09, 2011

Acordo Ortográfico na BD e afins (XI)

É um facto: o Cavalo de Tróia usado pelo Acordo Ortográfico para entrar na Banda Desenhada foi o futebol. Mais concretamente, através de tiras de BD reproduzidas no jornal desportivo Record, diariamente.

Já aqui mostrei umas tantas tiras, que andam a ser publicadas desde o princípio do ano de 2009, com as palavras sem a consoante muda. O meu primeiro "post" acerca do assunto, com a série de tiras intitulada "Pancada Central", está datado de 8 Junho 2009.

O seguinte exemplo de BD com a legendagem a usar o A.O. (Diretor, Perspetiva) foi a série "Scott Pilgrim", a que fiz referência no "post" de 14 Dezembro 2010.
--------------------------------------------------
Aviso aos menos experientes: não se esqueçam de clicar em cima da imagem, para ela ampliar e as legendas ficarem mais legíveis
-------------------------------------------------
Poderão ver os vários exemplos anteriores com um simples clic no item Acordo Ortográfico na Banda Desenhada, visível no rodapé.

terça-feira, novembro 08, 2011

Exposições BD avulsas (XI)






Nesta rubrica não costumo falar das exposições de banda desenhada incluídas em festivais, visto fazerem parte integrante daqueles eventos. Como com certeza sabem os que aqui já viram postagens anteriores relacionadas com este tema, foco preferencialmente mostras de BD organizadas pelos próprios autores, em iniciativas individuais ou agrupados em associações culturais, ou levadas a cabo por entidades que nada têm a ver com o assunto, nomeadamente Juntas de Freguesia, Autarquias, até Postos de Turismo...

Ora a exposição a que me estou a referir tem a ver com pranchas de BD de quatro autores portugueses num evento realizado na Roménia, o 2º Salão Europeu de Banda Desenhada de Bucareste - Salonul European de Banda Desenata, (entre 3 e 20 de Novembro 2011).
Apesar de contrariar o meu habitual critério, considero que este caso tão especial merece que abra uma excepção.

Os autores representados são Filipe Abranches, Susa Monteiro, Marco Mendes e Paulo Monteiro, sendo a exposição composta por 40 pranchas originais.

A iniciativa, da responsabilidade de Pedro Vieira de Moura pode considerar-se pouco vulgar, pois, até hoje, que me ocorra, só houve duas exposições de autores portugueses no estrangeiro, uma em Angoulême, no respectivo Festival BD, e outra no Museu de Banda Desenhada de Bruxelas, essa comissariada por João Paulo Paiva Boléo.
-----------------------------------------------------
Nota só para os visitantes menos experientes: 
Para se conseguir ler o texto bilingue que ilustra o topo do presente "post" é necessário clicar duas vezes, o primeir clic aumenta razoavelmente, mas para que o texto fique legível tem de se clicar de novo, quando o cursor já tem a forma de uma lente.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Tertúlia BD de Lisboa - 328º Encontro (2 de 2)





Luiz Gê, um nome de referência nas "Histórias em Quadrinhos" do Brasil, honrou a Tertúlia BD de Lisboa com a sua presença.

É certo que foi uma situação imprevista, de última hora. Nelson Dona, o Director do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, telefonou-me, na tarde do próprio dia da realização da tertúlia (1 de Novembro, primeira 3ª feira do mês, como sempre), perguntando-me se seria possível ele e Luiz Gê irem jantar à tertúlia.

Claro que anuí de imediato, e ainda preenchi o Diploma de Honra para entregar ao autor brasileiro em nome da TBDL.
------------------------------------------------------
LUIZ GÊ
Breve síntese biobibliográfica

Luiz Geraldo Ferrari Martins, aka Luiz Gê, nasceu em 2 de Julho de 1951 (o portal Lambiek indica 1953), em São Paulo, Brasil.
Começou por ser um dos editores da revista Balão (1972-1975), assim iniciando a sua actividade na Banda Desenhada (ou nas Histórias em Quadrinhos, como dizem no Brasil, expressão talvez originada na antiga portuguesa Histórias aos Quadradinhos ou Histórias em Quadradinhos, esta variante mais usada no Norte), foi editor de arte da revista Status, e foi também editor da revista Circo (1986-1987). Em tiras diárias criou a série "Presidente Reis" (1985-1986), e realizou o livro Quadrinhos em Fúria, uma compilação de grande parte das suas bandas desenhadas.

Luiz Gê foi o primeiro artista brasileiro a assimilar o estilo europeu de autores de nomeada, como Crepax e Moebius, e, após essas influências, criar o seu próprio estilo, "a elevar - no Brasil - a HQ à categoria de Arte" (como diz Goida na sua Enciclopédia dos Quadrinhos). E é de Ziraldo, nome importante da Arte Sequencial brasileira, a seguinte frase: "Luiz Gê é o nosso Astor Piazzola", dita aquando do lançamento do álbum Quadrinhos em Fúria, em 1984.

Luiz Gê, arquitecto e professor de Quadrinhos na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo em São Paulo, foi distinguido com o prémio "Melhor Desenhista e Produção Gráfica de 1991", da HQ MIX, e com o "Prémio Angelo Agostini" como "Mestre do Quadrinho Nacional", em 2005, concedido pelo SENAC - Centro Universitário.

"Forma, com Laerte, Angeli e Glauco, o melhor que os quadrinhos nacionais produziram na década de 80", afirmou Hirou Cardoso Goidanich - "Goida", brasileiro nascido em Porto Alegre, importante estudioso e enciclopedista.
De facto, consultando outras fontes, verifica-se unanimidade em considerar Luiz Gê um dos nomes principais da BD brasileira, dos anos 1970 e 1980.

Posteriormente, em 2009, surgiu o seu álbum intitulado Guarani (de que se anexa uma prancha no topo do "post"), adaptado da obra homónima de José Alencar (1829-1877), regresso à BD de Luiz Gê, de que estava afastado desde o início da década de 1990.

As imagens que ilustram o presente "post" pertencem a bandas desenhadas de Luiz Gê, sendo as fotos dele próprio.
---------------------------------------------------------------
Elaborada "a posteriori", eis a lista das presenças neste encontro:

1. Abílio Pereira
2. Adelina Menaia
3. Álvaro
4. Ana Saúde
5. Ana Taipas
6. Ana Túlia
7. Ana Vidazinha
8. António Isidro
9. Bruno Ma
10. Cristina Amaral
11. Cláudia Pinto
12. Diogo Carvalho
13. Filipe Melo
14. Gabriel Martins "Loot"
15. Geraldes Lino
16. Guilherme Mendes
17. Helder Jotta
18. Hugo Teixeira
19. João Alves
20. João Amaral
21. João Antunes
22. João Figueiredo
23. João Pereira
24. Jorge Alves
25. Juan Cavia
26. Lameiras, João
27. Lúcia Ferreyra
28. Lucila Masera
29. Luiz Gê - Homenageado (brasileiro)
30. Maria Augusta Alves
31. Maria José Pereira
32. Mascarenhas, João
33. Miguel Ferreira
34. Milhano
35. Moreno
36. M. Souto
37. Nelson Dona
38. Nuno Amado "Bongop"
39. Nuno Duarte "Outro Nuno"
40. Nuno Neves aka "Verbal"
41. Paulo Marques
42. Pedro Bouça
43. Rechena
44. Rui Domingues
45. Rui Rôlo
46. Sá-Chaves, João Paulo
47. Santiago Villa (argentino)
48. Simões dos Santos
49. Vítor Hugo Nascimento