segunda-feira, novembro 30, 2015

Tertúlia BD de Lisboa - 378º Encontro - Dezembro 2015




A Tertúlia BD de Lisboa atinge o 378º Encontro no dia 1 de Dezembro de 2015, uma terça-feira, com um programa diferente do habitual, embora não inédito na TBDL, que consiste na apresentação de livros pelos autores e editores.

Um deles é de tiras de banda desenhada, e tem o seguinte título: "Psicopatos: Psicopatologia para Todos" (Volume 2), tendo como autor completo (argumento e desenho) Miguel Montenegro.

O outro, escrito e ilustrado por José Vilhena (entretanto falecido), tem o celebrado título "História Universal da Pulhice Humana".

O primeiro citado terá apresentação por Maria José Pereira, editora, e pelo próprio autor.

O segundo será apresentado por Hugo Xavier, editor, e por Luís Vilhena, sobrinho do autor. 

Nota: As duas páginas, com textos e imagens, que ilustram o topo da presente postagem, constituem o programa distribuído por todos os participantes na tertúlia. 

-------------------------------------------------------





378.º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa
1 de Dezembro de 2015 
Horário: das 20h às 23h
Jantar (sopa, prato de carne ou peixe, bebidas, sobremesa): 12€ 
Entrada livre a todos os que gostem de BD
Casa do Alentejo
Rua Portas de Santo Antão, n.º 58 (1º andar, salão nobre)
Lisboa

---------------------------------------------

MIGUEL MONTENEGRO

Biobibliografia


Miguel Montenegro decidiu aos onze anos que quando crescesse seria contador de histórias, preferencialmente através do médium da banda desenhada. 
Terminou o Curso de Artes Gráficas  e Comunicação na Escola de Artes António Arroio e tirou um ano de especialização em artes gráficas no Technological School of Concord, nos EUA. 

Nessa altura, aos 17 anos, recebeu uma Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man, e realizou os primeiros trabalhos profissionais para empresas locais.
De regresso a Portugal, concluiu o 1º ano do Curso Superior de História, dedicando-se depois em exclusivo à profissão de Ilustrador Comercial em regime de free-lancer, motivado pelo crescente número de clientes.
Completou uma colecção de Nove Álbuns de Contos Infantis que escreveu e ilustrou para a Trisan Editores, seguindo-se "Uma Aventura com o Pai Natal", um álbum de BD que vendeu o número recorde de 11 mil exemplares em Dezembro desse ano.
Durante os três anos seguintes, Miguel colaborou com algumas das maiores produtoras e agências de publicidade em Portugal como ilustrador de storyboards

A convite de Papuas Produções, escreveu "A Flor de Cerejeira", uma curta-metragem de animação. Como Diretor de Arte, trabalhou na primeira curta-metragem em 3D portuguesa "Ossudo", produzida por Tangerina Azul.
Em Fevereiro de 2004 publicou “NÉ”, uma prancha humorística semanal na revista TV7 Dias, tendo sido censurado após o quarto número de publicação por alegado excesso de atrevimento. 
É agenciado nos EUA pela agência GlassHouse Graphics Productions desde o início de 2003. Em Agosto desse ano é publicado o seu primeiro trabalho para a Marvel Comics, a capa de X-Men nº 51, edição portuguesa (Devir). 

Foi colaborador no BDJornal com a tira humorística "A 5ª Pedagógica".
MIG (como costuma assinar na BD) foi o primeiro autor português a ser publicado regularmente pela Marvel Comics Entertainment, como um dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. Em 2007 publicou a mini-serie Xena/Army of Darkness para a Dynamite Entertainment. Em 2008 trabalhou na sequela.
Miguel Montenegro tem mestrados em Psicologia Clínica e em Filosofia. Trabalha como psicólogo numa clínica de Torres Vedras. Colabora regularmente com a editora Lidel, para a qual faz ilustrações para capas de livros.
 

Principais trabalhos publicados:  

2015
- Psicopatos - Nova versão ampliada (Edição da Arcádia - chancela da Babel)
2014
- Mandrake o Mágico em O Reflexo do Germe - um episódio de prancha única (Fanzine Efeméride, nº6-Parte 2 de 4- Maio 2014
2013                                                              
- Psicopatos (Edição ISPA/Leya)
2008
- Xena/Army of Darkness 1-4 (Dynamite)

2007
- Army of Darkness/Xena 1-4 (Dynamite)
- Red Prophet 6-12 (Dabel Brothers/Marvel)

2006
- Red Prophet 4-5 (Dabel Brothers/Marvel)
- Street Magik cover (Dynamite)
- A 5ª Pedagógica 4-10 in BDJornal (Pedra no Charco)

2005
- Intimidators 1, 2 (Image/Shadowline)
- The Covenant 1-2 (TopCow)
- Ted Noodleman TPB (Alias)

2004
- X-Men #51 cover (Marvel/Devir)
- Né 1-4 (TV 7 Dias)
- Nucomix 15-18 (Swan Graphics)
- Spookshow International 4 (MVCreations)

2003
- Nucomix 14
- Tri-Klops: Icons of Evil (MVCreations)
- Miranda 3 (Comeuppance Comics)

1998-2002
- Varias histórias curtas para concursos, revistas e outros trabalhos comerciais;

1998
- Uma Aventura com o Pai Natal (Trisan Editores);
- Coleção de nove contos infantis , entre eles Pinóquio, Peter Pan, Tom Sawyer, A Ilha do Tesouro, Os três mosqueteiros, Robin dos Bosques, Cinco semanas de Balão, Vinte Mil Léguas Submarinas e As Minas do Rei Salomão (Trisan Editores).

Principais Distinções:

2007
- Exposição no 18º Festival de BD da Amadora;

2002
- 3º Prémio do 13º Festival de BD da Amadora;

2001
- 1º Prémio do 12º Festival de BD da Amadora;

1997
- 3º Prémio do 8º Festival de BD da Amadora;
- 1º Prémio do concurso Bordalo Pinheiro de Lisboa;

1993
- Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man.

----------------------------------------------------------------
JOSÉ VILHENA

Síntese biográfica

José Alfredo de Vilhena Rodrigues nasceu a 7 de Julho de 1927, em Figueira de Castelo Rodrigo, e faleceu em Lisboa a 3 de Outubro de 2015.

Fez o curso liceal em Lisboa, e frequentou até ao quarto ano de arquitectura na ESBAP - Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Após o serviço militar, em 1952, o seu nome aparece como cartunista e caricaturista no jornal Diário de Lisboa, e em 1955 começa a colaborar na revista Mundo Ri. onde esteve até  ao fim da publicação,em 1966.

Finda a colaboração no matutino lisboeta, em 1958, lança-se na escrita crítica e humorística de maior fôlego, e o resultado são dois livros, ambos editados em 1960, Manual de Etiqueta e História Universal da Pulhice Humana, que de imediato foram retirados das livrarias pela PIDE, outra sinistra instituição do Estado Novo que era a concretizadora das decisões da censura. 
Vilhena deu-lhes bastante trabalho, visto que a sua produção chegou a ser de um livro por mês, atingindo a impressionante fasquia de catorze títulos num único ano, com tiragens de quarenta a cinquenta mil exemplares de alguns dos seus livros.

A actividade polifacetada de Vilhena manifestou-se fulgurantemente nas revistas que editou. A primeira, intitulada Gaiola Aberta teve o seu lançamento em Maio de 1974.

Talvez para renovar o interesse do público, Vilhena foi desactivando os anteriores títulos e editando periodicamente outros: Fala Barato, O Cavaco, O Moralista, recuperando a Gaiola Aberta, numa 2ª série, sua derradeira aventura editorial, que durou até meados de 2006.

Escritor, pintor, cartunista, caricaturista, editor, até distribuidor, José Vilhena, personagem ecléctica foi também autor de banda desenhada, pelo que foi homenageado pela Tertúlia BD de Lisboa em Janeiro de 2004.

A imagem que ilustra esta síntese biográfica
é um auto-retrato em pintura de Vilhena

---------------------------------------------
Lista de participantes elaborada por Ana Saúde, que passou a fazer parte do "quarteto fantástico", em substituição de Inês Ramos.
Esta lista foi aqui acrescentada "a posteriori".
 


1 - Abel Xavier
2 - Abílio Pereira    
3 - Alexandre Rodrigues "Zás"
4 - Álvaro
5 - Ana Oliveira
6 - Ana Saúde
7 - António Isidro
8 - Carlos Moreno
9 - Carlos Gonçalves
10-Dolores Abreu
11-Domingas Gonçalves
12-Elias Lontra
13-Elisabetta Percivati
14-Falcato
15-Francisco Belard
f.belard@gmail.com
16-Geraldes Lino
17-Helena Justino
18-Helder Jotta
19-Hugo Jesus
20-Hugo Xavier
hxavier@e-primatur.pt
21-Isabel Viçoso
22-Joana Duarte 

23-João Antunes
24-João Mascarenhas
25-João Paulo Sá-Chaves
26-José Pinto Carneiro
27-Luís Vilhena
luis.vilhena@me.com28-Maria Clara Xavier
29-Maria José Pereira
30-Miguel Montenegro
31-Nuno Duarte "Outro Nuno"
32-Pedro Bouça
33-Pedro Pereira "Pica Lima"
34-Policarpo
35-Rodrigues Vaz
36-Rui Batalha
37-Rui Domingues
38-Sérgio Pereira
sergio_mpereira@sapo.pt
39-Simões dos Santos
40-Vidigal
41-Vítor Jesus

---------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé