terça-feira, fevereiro 28, 2017

Cromos em exposição na Biblioteca Nacional de Portugal



Tempos houve em que era frequente serem editadas obras que se finalizavam após obtidos todos os cromos - muitas vezes a envolverem rebuçados - e serem colados nas respectivas cadernetas, sendo que entre essas colecções há várias que são classificáveis de bandas desenhadas, visto estarem realizadas por desenhos em sequência. (Ver anterior post a esse respeito em http://divulgandobd.blogspot.pt/2017/01/100-anos-das-coleccoes-de-cromos-em.html)

É acerca desse fascinante universo que João Mimoso e Carlos Gonçalves - ambos em representação do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD - farão um colóquio, na Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), dia 2 de Março (5ª feira), entre as 17h30 e as 19h30.
  
O colóquio dividir-se-á em três temas. Dois deles serão da responsabilidade de João Mimoso: A História dos Cromos-Surpresa e Carlos Alberto Santos: A Arte dos Cromos. Um outro, intitulado Agência Portuguesa de Revistas, será apresentado por Carlos Gonçalves. 

A exposição de cromos estará visitável na BNP, Lisboa, até 29 de Abril de 2017

Portanto, mais um evento em que o Clube Português de Banda Desenhada-CPBD participa na organização.
  
#CPBD
------------------------------------------------
Os interessados neste tema poderão ver um post anterior clicando no item inserido em rodapé

segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Faca no Bolso, uma bd no jornal Diário Popular













Nesta etiqueta BD portuguesa nos jornais já ficou reproduzida a entrevista com Alexandra (*), publicada no suplemento "Tabloide" que eu coordenava no jornal Diário Popular, nos anos oitenta do século passado, tendo também ali sido publicada a respectiva banda desenhada, que agora se mostra, parcialmente, neste blogue, trinta anos passados.

O grafismo é duro, num registo underground nada habitual na BD portuguesa. Note-se que esta banda desenhada teve publicação num jornal diário que na época era considerado de grande circulação.

(*) http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/12/entrevistas-antigas-autores-de-bd.html
--------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa nos jornais poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé     
 

sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Exposição de Banda Desenhada, Cartune, Caricatura e outros devaneios gráficos em Lagos


Phermad, aliás Fernando Madeira, mantém alta frequência nas suas iniciativas, mormente em exposições pluridisciplinares, onde encaixa diversas manifestações artísticas, que integram a banda desenhada, o cartune, a caricatura e, como ele acrescenta com bom sentido de humor, outros devaneios gráficos (quais? street art? urban sketches?).

Eis o texto divulgatório que me enviou:



EXPOSIÇÃO de 24 Fevereiro a 30 Abril 2017
“UM PLANETA RESILIENTE – Fragmentos com humor de um planeta não muito distante” de PHERMAD

Inaugura no dia 24 de Fevereiro pelas 18h30.

Galeria LAR, Lagos - Portugal
+INFO:  http://www.lac.org.pt/exposicao-de-phermad-na-galeria-lar


SITE: phermad.com 
BLOG: phermad.blogspot.com

-------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé  

terça-feira, fevereiro 21, 2017

BD publicitária na revista inglesa Eagle



Extremamente interessante a série publicitária Tommy Walls The Wonder Boy, publicada numa prestigiada revista inglesa já desaparecida, a Eagle, bem conhecida até mesmo em Portugal por alguns coleccionadores e estudiosos de BD, em especial por causa da série Dan Dare Pilot of the Future, uma série de ficção científica criada por Frank Hampson, copiosamente publicada em várias revistas portuguesas, designadamente Cavaleiro Andante, Falcão, Foguetão, Titã e Mundo de Aventuras Especial, desde os anos de 1950 até à década de 1980.

Voltando ao assunto relacionado com o presente post, que tem a ver com o tema Publicidade em BD, os episódios publicados todas as semanas (a Eagle tinha a sexta-feira como dia de saída) intitulados com o nome do herói Tommy Walls, tinham por personagens um quarteto de jovens que, além do líder Tommy, incluía os rapazes Johnnie, Bobbie e Ferdinand, a que de vez em quando se juntava a amiga Susan, amigavelmente tratada por Susie.

Um pormenor digno de realce é o facto de estas bandas desenhadas publicitárias estarem com frequência assinadas, o que não é comum na área da publicidade. O autor da que aqui se mostra é Richard Jennings, cuja assinatura aparece logo na primeira vinheta. 

Nota do blogger: Um especial agradecimento ao notável coleccionador de BD Azevedo e Menezes, que me emprestou este precioso volume da revista Eagle. 

--------------------------------------
Vejam postagens anteriores deste tema, clicando no item: Publicidade em BD, visível no rodapé

domingo, fevereiro 19, 2017

Exposição de BD de Miguel Rocha em Viana do Castelo

 
Miguel Rocha: Liberdade em Legendas é o título de uma exposição de banda desenhada de que acabo de ter conhecimento (*) de ter sido inaugurada no passado dia 21 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Apesar do atraso com que registo a notícia, não a poderia ignorar, pela consideração que me merece o talento  ímpar de Miguel Rocha.

Como a exposição estará montada até 8 de Julho de 2017, vale bem a pena chamar a atenção a todos os que apreciam a boa BD moderna portuguesa.

Diria mesmo mais: a qualidade da obra em banda desenhada de Miguel Rocha justifica ir de propósito a Viana do Castelo, onde quer que resida quem ler este texto.

(*) Só soube do evento graças ao blogue Bandas Desenhadas, de Nuno Pereira de Sousa, um blogger competente e extremamente atento ao que se passa no buliçoso mundo da BD.
---------------------------------------------

MIGUEL ROCHA

Síntese biobibliográfica


Miguel João Pinheiro Soares Rocha, Lisboa, 1968

Miguel Rocha é um dos grandes talentos da BD portuguesa, autor de algumas obras singulares.
Da sua bibliografia de BD constam os seguintes títulos:
Hans, o Cavalo Inteligente (2010); A Noiva Que o Rio Disputa ao Mar (2009); Salazar - Agora na Hora da Sua Morte (2006); O Tempo das Papoilas (2005); Os Touros de Tartessos (2004); A Vida Numa Colher - Beterraba (2003); Malitska (2001); Março (2001); Eduarda (2009); As Pombinhas do Sr. Leitão (1999); Dédalo (1999); Borda d'Água (1999). 
  
------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé

sábado, fevereiro 18, 2017

Exposição de BD de Mosi nas Caldas da Rainha



Nas Caldas da Rainha, há um espaço chamado Casa Antero (em tempos idos teve o nome de Taberna do Antero), cujos responsáveis gostam de apoiar as artes, daí que tenham decidido realizar uma exposição de BD, com catorze imagens de bandas desenhadas de Mosi (Joana Mosi) extraídas da trilogia Altemente, que Mosi fez para relembrar o tempo feliz que passou na aldeia de Alte.

A exposição, montada por Bruno Caetano e José Hartvig de Freitas, teve início a 14 de Fevereiro (só tive conhecimento do evento há dois dias) e estará visionável até ao dia 9 de Março de 2017.
-------------------------------------------
MOSI, JOANA

Autobiografia na 3ª pessoa


Mosi (Joana Simão) nasceu em 1994, em Lisboa.

Em 2014 ganhou o 1º prémio do Concurso de Banda Desenhada do FIBDA, escalão A, no mesmo ano em que foi selecionada para a categoria de banda desenhada na Mostra Nacional de Jovens Criadores, do CPAI - Clube Português de Artes e Ideias.

Para além da série “Altemente”, que foi premiada com o Galardão de Excelência na Execução de Curtas na Comic Con 2016, também participou na antologia “Sobressaltos”e publicou vários Fanzines. Desenvolveu vários trabalhos na área da ilustração, destacando a capa do nº10 da revista “Estante” da Fnac. Em Junho de 2016 foi Convidada Especial da Tertúlia BD de Lisboa.
 

Está a terminar a Licenciatura de Pintura em Belas Artes e é professora de desenho no curso de Concept Art na ETIC. Paralelamente é fundadora da associação cultural EriceiraBD, onde promove actividades relacionadas com banda desenhada, ilustração e afins. 
---------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé