quinta-feira, setembro 22, 2005

Festivais, Salões BD e afins (III) - Viseu - XIV Salão de Banda Desenhada

Cartaz da autoria de Augusto Trigo

Apesar de algumas intermitências no já longo percurso, este evento viseense conseguiu criar raízes na cidade, mas também afectivas nalguns responsáveis do GICAV–Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu.

Assim, ultrapassando as razões pontuais que têm provocado hiatos na sequência cronológica, esse reduzido grupo de entusiastas aparece uma vez mais à cabeça da tarefa organizativa do "Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu", ou "Viseu-BD/05.

Esta 14ª edição será inaugurada na Biblioteca Municipal. no dia 1 de Outubro, às 15 horas, e decorrerá até ao dia 15.

Seguindo as pisadas dos congéneres internacionais na planificação, os organizadores decidiram criar três núcleos, cada um deles em local diferente.

O primeiro ficará situado na Biblioteca Municipal da cidade. Dele constarão duas exposições:

a) "Tex – cowboy e pistoleiro – coleccionar a BD", dedicada àquele herói de papel, emblemático na BD italiana de aventuras, onde se poderá apreciar um panorama impressionante, tanto de edições raras como de peças de "merchandising", que fazem parte duma colecção, provavelmente única no mundo, pertencente ao coleccionador José Carlos Francisco, de Anadia.
b) "Mara", um conjunto de pranchas originais da autoria de Mara Mendes, uma das raras banda-desenhistas portuguesas actuais.

O 2º núcleo situar-se-á no Solar do Vinho do Dão, no Fontelo. Compõe-se de:

a) Obras do Homenageado Estrangeiro, o espanhol Juan Espallardo,
e do Homenageado Português, Augusto Trigo.

b) "Os Mistérios da Serra da Estrela", mostra baseada em dez álbuns de autores portugueses que têm por temática a História daquela região, bem como lendas, tradições e personagens serranas.

c) "Inês de Castro – O mito e a História", pranchas da autoria de um autor de prestígio, Eugénio Silva.

d) "O vinho e a vinha na BD". Imagens recolhidas na BD nacional e estrangeira.


O 3º núcleo será no IPJ – Instituto Português da Juventude, Delegação de Viseu, e terá as seguintes exposições:

a) "Retratos da BD", conjunto de telas que retratam heróis e estilos da Banda Desenhada;

b) "Álbuns em destaque", conjunto de obras sobre os direitos humanos. "Auschwitz", de Pascal Croci; "Maus", de Art Spiegelman; Crianças, de Stassen; e "Sarajevo", de Hermann, são as seleccionadas, e que atrairão aquele público mais sensível aos problemas sociais.

c) "Histórias da Vida Real", síntese composta por histórias publicadas na nossa imprensa;

d) "Will Eisner, homenagem póstuma". O GICAV decidiu homenagear o falecido mestre, consagrado autor de novelas gráficas exemplares.

e) "Tertúlia BDzine", um fanzine editado em Lisboa, premiado no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora em 2003 e 2004, graças à inclusão de obras de alguns autores/artistas de grande originalidade. A exposição constará das pranchas de várias histórias completas.

f) Exposição das obras participantes ao concurso de bd do GICAV 2005.

Haverá ainda outros motivos de interesse incluídos no evento. É o caso da realização de uma Tertúlia BD, no próprio dia da inauguração, na Livraria da Praça. E no Solar do Dão estará montada uma Feira do livro de banda desenhada.

Uma série de razões para os bedéfilos de todo o país fazerem uma visita a Viseu. A cidade e o Salão BD justificam a viagem.

Nota: Texto em colaboração com o jornal Mundo Universitário

Sem comentários: