sexta-feira, abril 27, 2007

Tertúlia BD de Lisboa - 271º Encontro mensal

Prancha da autoria de Miguel Cabral
in revista Voar- nº4, Agosto 96

Na próxima 3ª feira, dia 1 de Maio (apesar de feriado, lá estaremos no Parque Mayer, para nós o local onde se realiza a TBDL nunca fecha!), e teremos, como sempre, um autor de BD a apresentar-se aos "tertulianos bedéfilos" e "tertulianas bedéfilas" (as presenças rondam sempre as quarenta).
--------------------------------------------------------------------------

MIGUEL CABRAL

Síntese biográfica


O autor que vai ser o Convidado Especial usa Miguel Cabral por nome artístico. O seu nome completo é José Miguel Cabral, nasceu em Lisboa em 1972 e é licenciado em Arquitectura.
Mais pormenores biográficos saber-se-ão na Autobiografia Ilustrada que, como sempre, será distribuída por todos os participantes.
Miguel Cabral participou em concursos de BD, colaborou em fanzines, um dos quais, KBD, foi o editautor, ou seja, fez as bandas desenhadas, imaginou o título brincalhão, e editou ele próprio o zine. É o autor completo (argumento e desenho) da série Fidel e Tatá, de que foram editados oito episódios na revista Voar. Um desses episódios pode ser visto lá em cima no topo do "post".
Já aqui foram explanados os "itens" que se aplicam aos autores integráveis na categoria de "Convidado Especial" (e não "Homenageado"): uns ainda muito jovens, em princípio de carreira; outros que, independentemente da sua idade, só começaram a fazer BD em data recente; e ainda alguns que realizaram bandas desenhadas (e foram editadas), mas que pararam de fazer BD e optaram por actividade diferente (que remédio, na maior parte dos casos...). Foi o que aconteceu com Miguel Cabral, que se dedicou, pragmaticamente, a trabalhar como arquitecto.
Nunca mais fez BD, o que é pena (e o diploma que vai receber é uma espécie de incentivo para ele regressar), tanto mais que o Miguel não se limita a arquitectar, também arranja tempo para tocar... Com efeito, está ligado à música através da sua própria editora, a Rudimentol (depois do título do fanzine, KBD, mais um trocadilho), a fazer concorrência ao "rei do trocadilho", o meu amigo Luís Graça, jornalista, escritor e poeta, que em cada duas frases, uma traz trocadilho...
---------------------------------------------
"Post" remissivo
Acerca da Tertúlia BD de Lisboa podem ser lidos outros textos nas datas:
Abril, 1
Março 6
2007
Dez. 19, Nov. 3, Set. 29, Set. 2, Jul. 28, Jul. 1, Jun. 3, Abril. 24, Março, 30, Março 2
2006
Dez. 19, Nov.30, Out.28, Set. 29, Set.3, Jul. 31
2005
O "post" de 2005, Julho 31, primeiro acerca deste tema, tem um texto bastante extenso onde se fica com uma ideia mais clara do que é, e como funciona, esta Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa.

quarta-feira, abril 25, 2007

Exposição de BD na Faculdade de Medicina Dentária

Uma excelente prancha (1 de 2) da autoria de Mariana Perry

A Imaginarte, nome de uma entidade universitária de índole cultural cujos temas a que se dedica mais fortemente são a Banda Desenhada, a Ilustração e o Argumento, voltou a organizar uma mostra de BD e Ilustração.
Desta vez, a Imaginarte - Núcleo de Ilustração, Banda Desenhada e Argumento da FBAUL - resolveu pôr os futuros dentistas (ou estomatologistas, se preferirem) a apreciar umas tantas pranchas de banda desenhada e de ilustração num diferente local, um espaço (não especialmente apropriado, foi o que se pôde arranjar...) da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.
Os visitantes poderão apreciar, até 1 de Junho, pranchas de Marina Gonçalves (muito boa prancha de estilo caricatural, com uma personalidade mediática, o prof. Marcelo, na pele da principal personagem) , Mariana Perry (a evidenciar bom nível técnico e estilístico), André Oliveira (presidente da Imaginarte, organizador de eventos artísticos na FBAUL, argumentista ecléctico e, desta vez, também numa incursão pelo desenho) , Joana Hipólito (a fazer BD em registo humorístico, vertente caricatural), Miguel Marreiros e mais uns tantos banda-desenhistas e ilustradores.

terça-feira, abril 24, 2007

BD portuguesa nos jornais (LV) - Mundo Universitário - Autor: Zé Manel

Prancha da banda desenhada "E Se Hoje à Noite?..., da autoria de Zé Manel
in jornal Mundo Universitário nº 64 - 23 Abril 07
Nota: Esta prancha pode ser vista, em melhores condições, em
www.mundouniversitario.pt (clicar na rubrica Edições PDF)

Esta é a 54ª banda desenhada reproduzida nas páginas do jornal gratuito Mundo Universitário. Trata-se de uma bedê humorística e ligeiramente brejeira, no género habitual cultivado pelo artista-pintor de vitrais-ilustrador- autor de desenhos e bandas desenhadas didácticas para livros escolares - cartunista, chamado José Manuel Mendes, aka Zé Manel

sexta-feira, abril 20, 2007

Estética e Convenções Gráficas da BD - Picado e Contrapicado (X) - Autor: Frank Miller e Lynn Varley

Vinheta extraída do Capítulo Um, Honra, da obra 300, da autoria de Frank Miller (argumento e desenho), e de Lynn Varley (colorido).

Primeiro exemplo seleccionado para exemplificar a forma talentosa de realizar graficamente uma cena vista em picado (ou, como se diz também, em "plongée"), de uma obra rica em imagens de enorme impacte visual.
Frank Miller, artista de nacionalidade americana, é um dos artistas de mais elevado nível na BD mundial.


Outro exemplo gráfico da estética do picado, também da obra 300 e do mesmo capítulo inicial.

Terceiro exemplo da estética do "picado", seleccionado da obra 300, desta vez do Capítulo Dois, intitulado "Dever".

Mais uma vinheta da obra 300, extraída do Capítulo Quatro, "Combate" (aqui vê-se pormenor do massacre dos trezentos espartanos), bem ilustrativa da estética do "picado" e do nível superlativo de Frank Miller, enquanto artista da Banda Desenhada.
Nota do bloguista: Como é sabido, esta obra 300 foi recentemente adaptada ao Cinema, e está neste momento a ser projectada em várias salas de Lisboa (e com certeza, noutras cidades).
Esteticamente, para os bedéfilos que tenham a obra em banda desenhada, vale a pena ver o filme.
O álbum, em português, foi editado sob chancela da editora espanhola Norma...
-----------------------------------------------
"Post" remissivo
Textos anteriores dedicados ao tema Picado e Contrapicado (datas e autores), visíveis no "Arquivo":
Fev. 25 (IX) - Kája Saudek
2007
Agosto, 27 (VIII) - Bill Watterson
Junho, 11 (VII) - Joe Sacco
Maio 13 (VI) - Autor: Victor Mesquita
Maio 9 (V) - Autor: Moebius
Maio 7 (IV) - Autor: Rui Lacas
Abr.11 (III) - Autor: Gibrat
Abr.11 (II) - Autor: Gibrat
Março 17 (I) - Autores: Phil Gimenez e Andy Lanning
2006

quarta-feira, abril 18, 2007

BD portuguesa em jornais (LIV) - Mundo Universitário - Autores: Arlindo Fagundes e José Pedro Costa

Prancha de Arlindo Fagundes (argumento, desenho e legendagem), 
cor por José Pedro Costa, 
no episódio "Pitanga e o Paradoxo do Barbeiro".

Sublinho o facto de estarmos a assistir, pela primeira vez, a uma apresentação colorida desta curiosa personagem. Trata-se de um dos raros heróis fixos da BD portuguesa, com a peculiaridade de ter um emprego, coisa que não é muito vulgar nos heróis da banda desenhada. E de certeza caso único da BD mundial e de todos os tempos, um herói que, fora do seu "tempo de aventura", exerce uma profissão prosaica, a de "barbeiro a domicílio". Embora o faça de forma bastante invulgar, ou seja, as suas deslocações são de motocicleta.
-------------------------------------------------
Após as férias da Páscoa, que significaram uma paragem de duas semanas, aí está de novo o semanário Mundo Universitário - nº 63, 16 Abril 07, com a sua imparável galeria de bandas desenhadas de autores portugueses, onde se expõem os talentos de alguns consagrados (Pedro Massano, Zé Paulo, Zé Manel, Arlindo Fagundes, Nuno Saraiva), outros já a meio caminho (Pedro Morais, Pedro Nogueira, Pepedelrey, Algarvio, Ricardo Ferrand, Jorge Coelho, Pedro Morais, Lam, Álvaro, Derradé, Mascarenhas, Carlos Marques) e muita gente nova e ainda pouco conhecida (Ricardo Cabral, Joana Figueiredo, A. Rechena, Ângela Gouveia, José Lopes, Filipe Goulão, Paulo Marques).

O alinhamento da publicação de bandas desenhadas é feita, duma maneira geral, com bastante antecedência. Visto que a publicação do jornal Mundo Universitário é semanal, já estão entregues as peças destinadas às próximas edições.
Para quem estiver interessado em saber, com antecedência, as datas em que as bedês irão surgir, e respectivos autores, aqui ficam esses elementos:

dia 23 Abril - Autor a publicar: Zé Manel
dia 30 de Abril - Vasco Gargalo
dia 7 de Maio - Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (argumento, cor e legendas)
dia 14 de Maio - José Carlos Fernandes
dia 21 de Maio - Algarvio (Alexandre Algarvio)
dia 28 de Maio - Ricardo Cabral
dia 4 de Junho - Esgar Acelerado
Esta banda desenhada, a sair no dia 4 de Junho, será a última do ano lectivo em curso (nas férias, o Mundo Universitário não se publica, logicamente, visto que não haverá alunos nas universidades, logo não haverá leitores).

Quanto aos autores que já colaboraram na rubrica BD deste semanário gratuito, a respectiva lista (incompleta) está reproduzida na coluna abaixo:
------------------------------------------------------
"Post" remissivo
Outras bandas desenhadas podem ser vistas em postagens anteriores, nas datas abaixo indicadas:

Março 30 - Pedro Nogueira
" 23 - José Lopes (M.U. nº 61)
" 16 - Zé Paulo (M.U. nº 60)
" 7 - Lam (M.U. nº 59, 5Março)
" 1 - Ricardo Correia (desenho), André Oliveira (argumento), Ana Maria Baptista (colorido) (M.U. nº 58, 26Fev.)
Fev.12 - Pedro Zamith (M.U. nº 57, 12 Fev.)
" 7 - Nazaré Álvares (MU nº 56, 5 Fev.)
" 7 - Marco Mendes (MU nº 55, 29 Jan.)
Jan. 23 - Ângela Gouveia (MU nº 54, 22 Jan.)
" 16 - Filipe Goulão (MU nº 53, 15 Jan.)
2007 - (lista acima)

Dez.6- A.Rechena
Nov.28 - José Lopes
" 21 - Pedro Alves
" 14 - Nuno Saraiva
" 8 - Pedro Morais
Out.31 - Ricardo Ferrand
" 24 - Algarvio
" 17 - Ricardo Cabral
" 11 - Álvaro
" 5 - Pedro Massano
Set.27 - Derradé
" 24 - Nuno Saraiva
Ainda em 2006, mas após as "férias grandes" (entre 8Jun. e 24Set, lapso de tempo em que o MU não foi editado), a lista de colaboradores vê-se daqui para cima

Jun.8 - Estrompa
Maio 31 - António Valjean
" 24 - Pedro Nogueira
" 20 - Zé Manel
" 16 - Ricardo Cabral e Jorge Cabral
" 12 - Pepedelrey
" 4 - J.Mascarenhas
Abril 5 - Cheila
Março 29 - Pedro Morais
" 20 - Júcifer (Joana Figueiredo)
" 15 - Pedro Nogueira
Fev.14 - A.Rechena
" 8 - Derradé
Jan.19 - Pedro Alves
2006 (lista acima)

Dez.12 - Álvaro
Nov.24 - Luís Valente
" 15 - Paulo Marques e Bruno Silva
Out.28 - Fritz
" 13 - Francisco Sousa Lobo
2005 (Lista acima. Neste ano houve mais autores publicados no MU, mas cujas pranchas não foram reproduzidas aqui no blogue).

sábado, abril 14, 2007

Lisboa na Banda Desenhada (VI) - Sé Catedral a cores, diurnas e nocturnas - Autor: António Jorge Gonçalves

Imagem da Sé Catedral de Lisboa em visão nocturna, desenhada por António Jorge Gonçalves, argumento criado, não a duas mãos, mas a duas imaginações, a dele próprio e a de Nuno Artur Silva
in À Procura do F.I.M. - Uma Aventura pela Lisboa SubterrâneaImagem da Sé Catedral de Lisboa à luz diurna, criada graficamente por António Jorge Gonçalves, mas cujo conceito terá saído, decerto, da imaginação e da discussão entre ele e Nuno Artur Silva, dois autores já com várias obras realizadas em parceria na BD portuguesa.
-----------------------------------------------
"Post" remissivo
Deste mesmo tema podem ser vistas mais imagens na coluna "Archives" nas datas que a seguir se indicam:

(V) Março, 11 - Alfama, recantos do bairro lisboeta - Autor: Filipe Andrade
(IV) Fev. 9 - Bairro dos Olivais com espaços verdes à vista - Autor: Ricardo Cabral
2007 - Daqui para cima

(III) Julho, 18 - Terreiro do Paço submerso - Autor: António Jorge Gonçalves
(II) Junho, 19 - Elevador de Santa Justa - Autor: Zé Paulo
(I) Maio, 21 - Torre de Belém e Convento do Carmo vistos em picado - Autor: Victor Mesquita
2006 - Daqui para cima

sábado, abril 07, 2007

Castelos na Banda Desenhada (XVII) - Fictícios - Autor: Coq (sob argumento de Goscinny)

Imagem (em suave matiz azul*) de banda desenhada em traço de Coq, ilustrando argumento de Goscinny

O castelo (fictício) que vem aumentar a galeria já extensa de Castelos na Banda Desenhada foi extraído da obra de índole biográfica e antológica Les Archives Goscinny - La Fée Aveline - 1967-1969.
A vinheta inicial (em ligeira tonalidade verde*) de La Fée Aveline (A Fada Aveline), que começa como sempre começam as hisórias de fadas: "Era uma vez um país encantado..."

A curiosidade desta obra La Fée Aveline é a de ser praticamente desconhecida dos bedéfilos em geral, e até mesmo, em particular, dos admiradores do escritor-argumentista Goscinny. Isto porque a série La Fée Aveline (desenhada por Coq, pseudónimo do espanhol Luis Garcia Gallo) foi impressa originalmente na revista Jours de France, e a reprodução neste livro Les Archives Goscinny significa o resultado da recuperação das pranchas publicadas e praticamente esquecidas nas páginas da citada revista.

*Nota em relação ao colorido dos dois excertos gráficos reproduzidos: as suaves tonalidades com que se apresentam as imagens foram realizadas propositadamente para a obra citada. A banda desenhada foi publicada originalmente a preto e branco, tal como aparece nalgumas páginas do livro "Les Archives Goscinny".

A propósito de Goscinny (que, mesmo não sendo o desenhador do castelo, é o elemento mais importante do duo), uma muito breve síntese biobibliográfica:
René Goscinny, Paris, 1926-1977. Foi prolífico argumentista, tendo a seu crédito a criação ficcional e literária de numerosas séries de banda desenhada, a primeira das quais se intitulou Jehan Pistolet, seguida por várias outras, algumas de reconhecida qualidade e merecida popularidade. Eis uma lista (incompleta):
Luc Junior, Sylvie, alguns episódios para as Belles histoires de l'Oncle Paul, Bill Blanchart, Signor Spaghetti, Strapontin, Oumpah-Pah, Iznogoud, Lucky Luke e, claro, Astérix.
---------------------------------------------------
"Post" remissivo
Sobre "Castelos na Banda Desenhada" há dezasseis textos anteriores. Os bedéfilos (amigos da BD) e os castelófilos (amigos dos castelos) podem visitá-los, virtualmente, usando a ajuda da "muleta" Archives.
Datas de publicação e nomes dos autores:

(XVI) Dez. 13 - Fictício - Autor: Richard Felton Outcault
(XV) Nov. 16 - Lisboa - Autor: Artur Correia (sob argumento de António Gomes de Almeida)
(XIV) Out. 4 - Santarém - Autor: Pedro Massano
(XIII) Agosto, 14 - Monsanto - Autor: Andreia Rechena
(XII) Agosto, 4 - Fictício (8) - Autor: Carlos Roque
(XI) Julho, 13 - Sabugal - Autor: Manuel Morgado (sob argumento de Marcos Osório
(X) Julho, 7 - Fictício (7) - Autor: Bilal
(IX) Maio, 26 - Fictício (6) - Autor: Walter Booth
(VIII) Abril 20 - Castelo de Almada - Autor: Victor Borges (sob argumento de J. Machado-Dias)
(VII) Fev.10 - Fictício (5) - Autor: F. de Felipe
(VI) Jan.18- Fictício (4) -Autor: Moebius
(V) Jan.06- Fictício (3) - Autor: José Morim
2006 (Daqui para cima)

(IV) Dez.22- Fictício - Autor: Harold Foster
(III) Nov.17 - Castelo de Trancoso-Autor: Fernando Santos Costa
(II) Nov.10 - Castelo de Faro-Autor: José Garcês
(I) Nov.7 - Fictício - Autor: António Vaz Pereira
2005 (Daqui para cima)

domingo, abril 01, 2007

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter - "Aquaventura em Almada"(IV) - Autores: Carlos Laranjeira, Paulo Rebelo e Isabel Laranjeira

Capa do álbum "Os Agentes S.M.A.S. numa Aquaventura em Almada", sendo os desenhos da autoria de Carlos Laranjeira e Paulo Rebelo, a cor de Carlos Laranjeira, argumento e textos científicos de Isabel Laranjeira.

Trata-se de obra de carácter didáctico, sendo a sigla S.M.A.S. respeitante, na realidade, aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (do Município de Almada).
A segunda prancha da obra, onde se toma contacto com a família de agentes da S.M.A.S., que vivem no planeta "Augá" da galáxia "Pinganochão"

De um dos autores, Carlos Laranjeira, podem ser lidos alguns elementos biográficos no "post" anterior dedicado à Tertúlia BD de Lisboa, onde ele vai ser o Convidado Especial na próxima 3ª feira, a primeira de Abril.

Título da obra: Os Agentes S.M.A.S numa Aquaventura em Almada
Autores: Carlos Laranjeira, Paulo Rebelo e Isabel Laranjeira
Álbum brochado, formato A4, com capa a cores e BD a cores em 40 páginas de papel "couché"
Tiragem: 5000 exemplares
1ª edição: Março de 2006
Editor: S.M.A.S de Almada
-------------------------------------------
Mais "posts" acerca deste tema Álbuns imprevisíveis e difíceis de obter podem ser localizados na coluna "Archives" nas seguintes datas:

Fev. 9 - Everest - Autor: Ricardo Cabral
2007 (Daqui para cima)

(II) Set. 1 - As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso - Autor: Santos Costa
(I) Ag. 8 - O Passeio de Inês - Autores: Carlos Rocha (desenho), José Carmo (arg.)
2006

Tertúlia BD de Lisboa - 270º Encontro - 3 de Abril

Programa que será distribuído na próxima 3ª feira, dia 3 de Abril, a todos os participantes na Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa

Quando ampliado, neste pequeno folheto formato A5 poder-se-á ver o nome do Convidado Especial, Carlos Laranjeira.
----------------------------------------------------------
CARLOS LARANJEIRA

Síntese biobibliográfica

Carlos Manuel da Silva Laranjeira nasceu em Lisboa, em 1970. tem o curso de Design Gráfico obtido na ESBAL (actual FBAUL).
Carlos Laranjeira (nome artístico com que assina) é especialmente reconhecido no Cartune, área artística onde já obteve vários prémios, e em que é colaborador do jornal desportivo Record desde 1990.
Na Banda Desenhada realizou para o jornal Correio da Manhã uma tira diária sob o título Sousa, Santos, e Silva durante cerca de seis meses. Tem também a seu crédito umas peças bastante originais: alguns convites de casamento em banda desenhada.
Até ao momento, a sua obra mais importante na BD é Os Agentes S.M.A.S. numa Aquaventura em Almada.
Trata-se de um álbum com conteúdo didáctico, impresso em quadricromia, com desenhos da dupla Carlos Laranjeira e Paulo Rebelo, coloridos por Carlos Laranjeiro, sob texto científico de Isabel Laranjeira, numa edição datada de Março de 2006.

No "post" colocado por cima deste (ou a seguir a este, outra maneira de dizer), há elementos acerca deste imprevisível álbum de banda desenhada.
-------------------------------------------------
"Post" remissivo
Acerca da Tertúlia BD de Lisboa podem ser lidos outros textos nas datas:

2007 - Março 6
2006 - Dez. 19, Nov. 3, Set. 29, Set. 2, Jul. 28, Jul. 1, Jun. 3, Abril. 24, Março, 30, Março 2
2005 - Dez. 19, Nov.30, Out.28, Set. 29, Set.3, Jul. 31
O "post" de 2005, Julho 31, primeiro acerca deste tema, tem um texto bastante extenso onde se fica com uma ideia mais clara do que é e como funciona esta Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa.