De Portugal para outros países, ou em sentido inverso, muitos artistas do traço se integram nessas viagens, quiçá em demanda do reconhecimento público merecido e da necessária compensação económica.
Vindos da Guiné e Cabo Verde, são reconhecíveis os talentos de Augusto Trigo e Osvaldo Medina. De Angola vieram, entre outros, Baptista Mendes, Camilo Saraiva, Varela, Zé Oliveira. Vindo de Moçambique temos um nome que se tornou conhecido na revista Selecções BD, Serer, António Serer. Do Brasil veio, e por cá ficou toda a vida, Thomaz de Mello, que simplesmente assinava Tom.
Em contrapartida, para o Brasil emigraram Arcindo Madeira, António Cardoso Lopes "Tiotónio", Julião Machado, Celso Hermínio e também o grande Raphael Bordallo Pinheiro, iniciador da BD portuguesa, que acabou por regressar a Portugal.
De todos estes criativos gráficos e vários outros se podem admirar imagens de obras suas, numa exposição realizada por Osvaldo Macedo de Sousa para a sua chancela Humorgrafe e para o desaparecido evento Moura BD, que viajou até à sede do Clube Português de Banda Desenhada - CPBD, onde se inaugurará no dia 2 de Junho, sábado, pelas 15h30.
----------------------------------------------
Entidade Organizadora:
Clube Português de Banda Desenhada-CPBD
(Em colaboração com a C.M.de Moura e com Humorgrafe)
Data da Inauguração: 2 de Junho de 2018
Horário: das 15h30 às 18h00
Local:
Sede do CPBD
Avenida do Brasil, 52A
Falagueira, Amadora
#CPBD
Autor da Folha de Sala visível no topo do post: Dâmaso Afonso
--------------------------------------------
Para ajudar à localização, aqui fica uma planta da área:
-------------------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores das rubricas "Clube Português de Banda Desenhada - Exposições" e "Exposições BD Avulsas" podem fazê-lo clicando nos respectivos itens visíveis em rodapé