sábado, março 25, 2006
Autógrafos desenhados (IV) - Moebius
Desenho original realizado por Moebius, de improviso (e rapidamente...) no Salone dei Comics, em Lucca (Itália) - Outubro de 1980
Este desenho, autografado por Moebius, é uma das peças pertencentes à excelente "colheita 1980" que fiz em Lucca (Itália), no respectivo Salão Internacional de Banda Desenhada - em rigor, no Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione - no curto período entre 26 de Outubro e 2 de Novembro do citado ano.
Para além do momento em que me fez o desenho que ilustra o presente "post", voltei a encontrar Moebius várias vezes durante o fim de semana, pois todos nós, estrangeiros, quer simples bedéfilos, ou jornalistas, ou autores, acabávamos por cirandar pelos mesmos sítios, numa área relativamente pequena.
E numa dessas vezes perguntei-lhe, em tom de brincadeira:
- Olá, Moebius. Viu por aí o Jean Giraud? Gostaria que ele me desenhasse o Blueberry...
Claro que a respectiva resposta foi um sorriso.
Voltámos a encontrar-nos, em 1982, no 1º Festival de Banda Desenhada de Lisboa, organizado pelo Clube Português de Banda Desenhada (do qual eu pertencia à direcção), com o apoio da Livraria Bertrand/Vasco Granja e pela Embaixada de França.
Tanto dessa vez, como anos depois no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, como em edições posteriores do Festival International de Bande Dessinée em Angoulême, Jean (Moebius) Giraud teve sempre para mim uma amável saudação.
(Nota "a posteriori" - Deixámos de nos encontrar, definitivamente, em 2012)
---------------------------------------------------------------------------------
MOEBIUS
Síntese biográfica
Moebius, ou Gir, ou Jean Giraud (Jean Henri Gaston Giraud) - um só autor/artista repartido por três personalidades - nasceu em Nogent-sur-Marne (França), a 8 de Maio de 1938, faleceu em Paris a 10 de Março de 2012 (aditamento a posteriori).
Nos anos de 1956 e 57 ele publica as suas primeiras bandas desenhadas em várias revistas, entre as quais Âmes Vaillantes e Coeurs Vaillants. Em 1961 torna-se assistente de Jijé (Joseph Gillain), e participa no desenho da bd La Route de Coronado, um episódio da série Jerry Spring, publicada na revista Spirou.
A partir de 1968, sob argumento de Jean-Michel Charlier, Giraud desenha Fort Navajo, primeiro episódio da série Blueberry - onde ainda se nota claramente a influência do seu mestre
Jijé.
Exactamente por essa altura, durante um ano, Giraud executa bedês curtas para outra revista, de cariz alternativo, a Hara-Kiri, sob o pseudónimo de Moebius.
Em 1973, com a obra La Déviation, assinada por Gir (o outro dos seus "alter-ego") -, ele volta a desenhar num estilo menos convencional, em contraponto ao que caracteriza a série Blueberry, ao jeito de "western" tradicional.
Em 1974 realiza Cauchemar Blanc para a revista L'Echo des Savanes, e L'Homme est-il bon?, para a mítica Pilote.
Logo a seguir, em 1975, fazendo equipa com Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet e Bernard Farkas, funda a editora Humanoïdes Associés, donde sairá a excelente revista Métal Hurlant. Além disso, Moebius, enquanto autor, será um dos pilares da novel publicação, para a qual cria Arzach, Le Garage Hermétique e The Long Tomorrow, todas estas obras nos finais da década de 1970.
Anos mais tarde (1988-89) assistir-se-á a nova proeza artística sua: sob argumento de Stan Lee, demonstra que pode fazer deslizar, ao estilo dos super-heróis de origem americana, um dos seus ícones conhecido por Silver Surfer.
Noutras obras, de elevado nível gráfico, designadamente Les Yeux du Chat e John Difool, teve como suporte literário um grande argumentista, Alejandro Jodorowsky.
Quanto à criação mais popular, que nunca abandonou no seu labor como Jean Giraud, a série Blueberry, ele tem-na mantido, embora recorrendo a outros desenhadores - Colin Wilson e William Vance -, agora com argumentos de sua autoria, em substituição do falecido Jean-Michel Charlier, o criador literário do herói Lieutenant Blueberry.
---------------------------------------------------------------------------------
Autógrafos desenhados anteriores:
(I) - Aragonés - 2005, Dez.26
(II) - Manara - 2006, Jan.12
(III) - Quino - Fev. 11
Lindíssimo desenho do grande Mestre!
ResponderEliminarAgradeço a visita, Pedro Cruz.
ResponderEliminarAbraço.