segunda-feira, maio 08, 2006

Jornais com Banda Desenhada (X) - Mundo Universitário - Autor: Zé Manel

Acontece é a banda desenhada com que Zé Manel, autor de prestígio em diversas áreas artísticas- colabora no semanário Mundo Universitário.

Em vinte e sete bedês publicadas neste jornal tão sui generis - gratuito e dedicado a ser distribuído em exclusivo nas universidades de todo o país -, ainda só repetiram, a participação, até agora quatro autores/artistas: Álvaro, Pedro Alves, J. Mascarenhas e Zé Manel.

Futurológica foi a primeira participação do cartunista, caricaturista, ilustrador (falando para gente mais "crescida", quem não o conhece dos livros escolares) e bandadesenhista Zé Manel, na rubrica bd do, então, quinzenário Mundo Universitário.

Pelo facto de só mais tarde ter começado a reproduzir, aqui no blogue, as bandas desenhadas que têm sido publicadas - sob meu critério e por mim obtidas em contacto com os autores - no M.U., edito neste "post" essa colaboração inicial do consagrado artista, aparecida no Mundo Universitário nº 16, de 11 de Abril de 2005
-------------------------------------------------------
José Manuel Domingues Alves Mendes, que usa, por nome artístico, Zé Manel (por vezes simplificado para ZM), é natural de Lisboa, onde nasceu em Janeiro de 1944.
Tem o curso de desenhador-gravador-litógrafo obtido na Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Fez ilustrações e cartunes para uma imensidade de publicações, entre as quais "O Brincalhão", "Parada da Paródia", "Jornal do Exército", "A Chucha", "Rádio & Televisão", e no álbum "Os Burros, as Flores e o Sol", infantil, editado no Japão.
Tem bandas desenhadas em livros didácticos, na revista "Fungagá da Bicharada", no fanzine "Tertúlia BDzine", e na obra colectiva editada em fanálbum "Novas 'fitas' de Juca & Zeca".
Em 2005 colaborou com BD, pela primeira vez, no jornal "Mundo Universitário". Nesse ano foi um dos dezoito autores/artistas a participar na obra colectiva Sonhos de Nemo no século XXI, publicada no fanzine "Efeméride", e na respectiva exposição patente no espaço do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

5 comentários:

  1. Anónimo00:42

    Um grande abraço para o Zé Manel!
    Quando olho para estes "bonecos" não posso deixar de me recordar dos saudosos Robert e Nicole, personagens do livro de francês "Je commence", com que dei os primeiros passos na aprendizagem da língua.
    Sem esquecer o Idéafix criado pelo Zé Manel, o inolvidável Patapouf.

    ResponderEliminar
  2. Viva geraldes Lino.
    Como foi o festival d Beja?
    Gostava de ter ido à Tertulia mas nao tive oportunidade. Fica para outra altura.
    Já foi visitar a feira de fanzines do "comunicar Design" na ESAD em Caldas da Rainha? Não vou poder lá ir e não sei o que irá ser organizado. Mas como em ediçoes anteriores houve diversas actividades dedicadas à animação, ilustração e fanzines, venho assim fazer "publicidade" ao evento..Este evento decorrerá durante esta semana.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá meu amigo Zé Manel, Daqui é o Renato Pereira (o tal surdo que Vc conhece na Escola de Artes Decorativas António Arroio e também na Costa da Caparica quando eramos mais novos) e até que enfim consegui descobrir o seu blog. Assim, antes de mais, desejo-lhe mil parabéns pelo excelente do seu trabalho extraordinariamente! E, já uma vez, acerca de 2 anos atrás, tinha enviado um mail para Vc, mas como ainda até hoje não obtive a sua qualquer resposta. Gostaria de comunciar consigo pessoalmente, espero que sim, e assim que puder mande-me mail para pereirarenato@sapo.pt Um grande abraço de saudades! Renato Pereira

    ResponderEliminar