Lá muito ao fundo, em silhueta, esguio e altaneiro, um castelo fantasmagórico, idealizado por Carlos Roque para a obra em banda desenhada "O Cruzeiro do Caranguejo".
A imagem inserida na vinheta que aqui se reproduz foi retirada duma prancha de álbum editado em 1963 pelas edições "Camarada" (caso irónico, este Camarada tinha a ver com a "Mocidade Portuguesa", organização ligada ao chamado Estado Novo), e foi composto e impresso em Edições "O Mosquito" Limitada, Travessa de S. Pedro, 9, r/c - Lisboa.
A imagem da vinheta com o castelo visto em "O Cruzeiro do Caranguejo" é dada aqui em quadricromia, com legendagem manual, visivelmente abreviada, executada pelo próprio Carlos Roque.
Esta versão foi realizada propositadamente por Carlos Roque para a revista TV Guia, em 1997 (a imagem acima reproduzida, simples vinheta de uma prancha, apareceu publicada naquela revista na edição de 2 de Agosto daquele ano).
-------------------------------------------------
"Post" remissivo
Textos anteriores, dedicados a este tema Castelos na Banda Desenhada, podem ser vistos clicando no respectivo mês na rubrica Archives. Datas de publicação e outros elementos:
2006
(XI) Julho, 13 - Sabugal - Autor: Manuel Morgado (desenho), Marcos Osório (arg.)
(X) Julho, 7 - Fictício - Autor: Bilal
(IX) Maio, 26 - Fictício - Autor: Walter Booth
(VIII) Abril 20 - Castelo de Almada - Autor: Victor Borges (des.), J. Machado Dias (arg.)
(VII)Fev.10 - Fictício - Autor: F. de Felipe
(VI) Jan.18- Fictício-Autor: Moebius
(V) Jan.06- Fictício - Autor: José Morim
2005
(IV) Dez.22- Fictício - Autor: Harold Foster
(III) Nov.17 - Castelo de Trancoso-Autor: Fernando Santos Costa
(II) Nov.10 - Castelo de Faro-Autor: José Garcês
(I) Nov.7 - Fictício - Autor: António Vaz Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário