Hoje em dia poucos apreciadores de BD terão a noção de que existe uma colectividade amadora que se fundou, em Junho de 1976, sob o título de Clube Português de Banda Desenhada, que também usou a sigla CPBD.
Mas a verdade é que, de facto, esse clube teve visível actividade nas recuadas décadas de 1980 e 1990, organizando exposições de banda desenhada bem como o Festival de Banda Desenhada de Lisboa a partir de Maio de 1982 - que durou quinze anos - e editando desde Março de 1977 o Boletim do Clube Português de Banda Desenhada, o mais antigo fanzine português ainda em publicação.
Por razões diversas - que seria difícil e fastidioso descrever na presente postagem - este clube como que hibernou durante cerca de quinze anos, apenas mantendo pequena chama graças a meia dúzia de bedéfilos que continuaram a fazer reuniões quinzenais e a organizar um almoço anual. E - isso tem sido importante - a editarem o já citado fanzine, com alguns números de grande interesse.
Graças a factores exógenos, o CPBD está neste momento em vias de ser reavivado, com a hipótese de lhe ser cedido na Amadora o espaço onde esteve instalado o extinto CNBDI - Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Daí que alguns dos seus mais antigos membros estejam a envidar esforços para dar nova vida à colectividade, quase a partir do zero.
Nesse sentido está a ser divulgado o seguinte texto:
E aqui fica um exemplar do Boletim de Admissão ao CPBD
BOLETIM DE ADMISSÃO AO
CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA (PROVISÓRIO)
Nome:………………………………………………………………………………………………………………………….
Endereço:…………………………………………………………………………………………………………………….
Telefone……………………. Telemóvel…………………………….. E-mail…………………………………….
Data de
Nascimento:………./…../……..
Nº. de Sócio………………………………………
Observações:…………………………………………………………………………………………………………………
--------------------------------------------------------
A Câmara Municipal da Amadora também colaborou, no seu espaço na Net, na divulgação inicial da nova localização do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD.
Veja-se o seguinte link:
http://www.cm-amadora.pt/noticias-cultura/1822-7-novembro-abertura-das-novas-instalacoes-do-clube-portugues-de-banda-desenhada-na-amadora
Eu quero ser sócio. E mais ainda, gostava de poderadquirir os boletins do clube que ainda estiverem disponíveis. Os meus cumprimentos.
ResponderEliminarLetrée
Viva, Letrée
ResponderEliminarTerá de indicar o seu e-mail para ser contactado pelo meu consócio Carlos Gonçalves, que é quem está a centralizar essa tarefa de registar novos sócios e receber a quotização.
Abraço.
GL
Ok. Obrigado Geraldes. Aqui vai: monteiroj1958@gmail.com
ResponderEliminarJá gora também quero o último Efeméride. Um abraço.
Letrée
Muito obrigado, Letrée. Transmitirei o seu e-mail ao meu consócio Carlos Gonçalves, porque é ele que centraliza o assunto "Novos sócios".
ResponderEliminarQuanto a querer comprar o mais recente Efeméride (nº6-Parte 3 de 4): Quando tiver possibilidade de se encontrar comigo no Café Tintin (Av.Roma 39A), diga-me. Terei muito gosto em tomar um café consigo, no meu local habitual para encontros com pessoal da BD. Abraço. GL
Quanto a adquirir exemplares antigos do Boletim do CPBD, assim que a sede do Clube Português de Banda Desenhada estiver a funcionar, trataremos disso.
ResponderEliminarCom certeza que visitará a dita sede, será a altura certa. Abraço. GL