sábado, agosto 22, 2015
12º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação- Luanda Cartoon 2015
Teve inauguração oficial 6ª Feira, dia 21 de Agosto - como se pode ver pela reprodução do convite que amavelmente me enviaram - o 12º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon/2015, que estará a decorrer até 28 do mesmo mês em dois pólos importantes da capital angolana: Centro Cultural Português-Instituto Camões e Mediateca de Luanda.
O evento, cujo cartaz tem a autoria do angolano Carlos Alves, é promovido pelo Estúdio Olindomar, e tem como tema "Kianda" (*), abarca várias componentes, entre as quais se destacam a Exposição Central Internacional, a Expo 40/40 de Carnot Júnior e Tché Gourgel, e o lançamento do nº4 do fanzine BDLP- Banda Desenhada de Língua Portuguesa (já distinguido como "Melhor Fanzine" nos prémios instituídos pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora). (**)
Portugal estará representado desta vez por Paulo Monteiro, autor de BD, director da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (que fará vários workshops de BD). Ele, mais os autores Pahé, do Gabão, e Jerémie Nsingui, da República Democrática do Congo, são os Autores Convidados.
O programa do Festival BD de Luanda é variado, como se pode verificar:
-------------------------------------------------------------
(*) Divindade angolana das águas, protectora dos pescadores, equivalente a Iemanjá (Wikipedia)
(**) O fanzine BDLP é editado por uma dupla, o Olindomar Estúdio, angolano, e Grupo Extractus, português, e tem por finalidade reunir colaborações de autores de BD de países lusófonos.
----------------------------------------------------
Para ver as postagens anteriores referentes a eventos de banda desenhada, ou que a incluam, bastará clicar em qualquer dos itens: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário