29 de Julho de 2007, Domingo, às 13 horas e 30 minutos, data e hora históricas para a lusitana banda desenhada. Será exactamente (se o horário for cumprido...) nesse momento que, finalmente, a nossa BD vai ter direito a programa de fundo na televisão, através de um conjunto de cinco episódios na Rádio-Televisão Portuguesa (RTP2), sob o título VERBD.
Pedro Vieira de Moura, bloguista brilhante do espaço de escrita crítica LERBD -http://www.lerbd.blogspot.com/, que aqui destaquei recentemente (ver "post" de Julho, 25) está na génese desta quase inacreditável iniciativa - digo inacreditável atendendo à empedernida estagnação nesta área, provocada pela relutância dos média (TV e Rádio) nacionais no que concerne a darem espaço à BD.
O programa, que será transmitido pela RTP2, logo a seguir a The Simpsons, tornou-se possível graças ao trabalho de equipa realizado pelo duo Pedro Vieira Moura, entrevistador, e Paulo Seabra, realizador.
No episódio inicial, a transmitir em 29 de Julho (seguir-se-ão mais quatro nos domingos de Agosto), será feita breve apresentação de onze autores: Filipe Abranches, Isabel Carvalho, Diniz Conefrey, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves, Luís Henriques, André Lemos, Susa Monteiro, Pedro Nora, Miguel Rocha e David Soares. Além disso, será traçada uma perspectiva da história da Banda Desenhada em Portugal, desde meados do século XIX (com o pioneiro português das histórias aos quadradinhos, Raphael Bordallo Pinheiro, através do seu álbum A Pitoresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa), até à Tintin, revista que, na versão portuguesa, foi marcante no panorama das publicações da especialidade.
Em suma: uma pedrada no charco (perdoe-se-me o chavão, mas não resisto a repeti-lo, com grande entusiasmo) é o que significará este quintíptico televisivo dedicado à banda desenhada.
Saravá Moura & Seabra!
Informação "a posteriori" - O programa foi repetido às 2h00 na madrugada de domingo para segunda-feira. Depreende-se que o mesmo sucederá após os próximos quatro programas nos domingos de Agosto.
Caro Geraldes Lino,
ResponderEliminarObrigado por estas palavras todas. Vamos ver se será pedrada no charco ou no pé, que os eternos insatisfeitos têm sempre algo a apontar... Uma coisa, sendo cinco episódios, deve ser um "quintíptico", não?
abraços
pedro moura
Tem toda a razão. Inicialmente eu pensava que eram quatro episódios. Posteriormente apercebi-me que era esta primeiro deste mês, e mais quatro, mas esqueci-me de emendar. Agradeço a correcção.
ResponderEliminarMais uma correcção: "apercebi-me que este episódio, neste mês, era o primeiro, seguindo-se mais quatro".
ResponderEliminarVou emendar.
Parabéns à equipa de produção da série. É sempre de saudar toda a iniciativa de qualidade em torno da Banda Desenhada, e sobretudo se em torno da BD portuguesa.
ResponderEliminarUma dúvida apenas: Quem são Luís Henriques e André Lemos? São autores de BD?
Abraços a todos
JM