Pranchas da banda desenhada Psycho Whip, da autoria de JCoelho (desenho), DjGoldenshower (argumento)
in Elegy Ibérica nº 8
Quando um autor de BD tem talento, é-lhe sempre possível convencer o editor de qualquer revista publicar a sua obra.
Foi o que aconteceu com JCoelho e o argumentista que usa o pseudónimo DjGoldenshower (porque, de vez em quando, lá está ele, feito DJ, a tratar do ambiente musical de eventos variados), ao apresentarem proposta aos responsáveis da revista bimestral Elegy Ibérica, e que foi aceite.
Isto está a acontecer desde há alguns meses. Quando soube da novidade, graças ao meu amigo de longa data e talentoso artista JCoelho (banda-desenhista, ilustrador, colorista), que me deu a novidade. Infelizmente, não consegui comprar os números anteriores onde se iniciou a publicação, visto que já vai na 3ª entrega (informação do meu amigo Pepedelrey na coluna dos "comments", isto é a chamada interactividade...). Da mesma fonte (fidedigna, visto que o Pepe e o Jorge Coelho são inquilinos do mesmo ateliê, as figuras das personagens foram delineadas pelo João Fazenda).
Para quem seja capaz de, por causa de duas simples, mas muito boas, pranchas de BD, comprar uma revista que tem por tema principal a música, já sabe como ela se chama. E acrescento que as capas (são duas, trata-se de uma revista reversível) têm um óptimo grafismo.
-----------------------------------------------------
Postagens anteriores relativas a bandas desenhadas publicadas em revistas não especializadas em BD, que incluem colaborações de autores portugueses. Para possibilitar o visionamento desses excertos visuais, indica-se a data do "post", localizável na coluna "Archives" .
Para completar o panorama da BD nacional que se vai editando em publicações que não são de BD, ver também a rubrica "BD portuguesa nos jornais", cujo "post" mais recente é de Dezembro, 8.
(XXII) Julho 6 - Underworld - João Monteiro (desenho), André Oliveira (argumento)
(XXI) Junho 29 - Gente Jovem - Autor: Algarvio;
(XX) Junho 8 - Visão - Autores: Pedro Massano, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves;
(XIX) Março 14 - P'Almada - Autor: Serrano;
(XVIII) Março 10 - Underworld - Autores: Ricardo Reis (desenho), André Oliveira (argumento), Ana Maria Baptista (colorido);
(XVII) Março 6 - Motociclismo - Autor: Luís Pinto-Coelho;
(XVI) Fev. 27 - Jazz.pt - Autor: C. Zingr (Corujo Zíngaro);
(XV) Jan. 23 - Visão Júnior - Autores: Pedro Morais e Luís Almeida Martins
2007 Daqui para cima
(XIV) Dez. 27 - Dominium - Autores: Sub Verso e Bad Kitty;
(XIII) Dez. 9 - Revista "C" - Autores: Miguel Rocha e José Carlos Fernandes;
(XII) Set. 29 - Textos e Pretextos - Ricardo Pires Machado;
(XI) Junho 17 - Ripa na Rapaqueca - Autor: João Ferreira;
(X) Maio 6 - Motociclismo - Autor: Luís Pinto-Coelho;
(IX) Abril 23 - Underworld - Autor: João Maio Pinto;
(VIII) Abril 23 - Revista da Armada - Autor: Antunes;
(VII) Abril 23 - Louletano - Autor: E.T.Coelho (reedição);
(VI) Abril 10 - Revista C - Autores: Miguel Rocha e José Carlos Fernandes;
(V) Abril 2 - Megajogos - Autor: Algarvio;
(IV) Março 13 - Kulto - Autores: Ana Freitas e Nuno Duarte;
(III) Março 3 - Gente Jovem - Autor: Algarvio;
(II) Fev.25 - Vega - Autor: Richard Câmara;
(I) Fev. 18 - Periférica - Autores: Hugo Pena e Jorge Pedro Ferreira
2006 - Daqui para cima
Comandante Geraldes Lino,
ResponderEliminarTás bem?
Olha, a BD que o DJGoldenshower e o JCoelho estão a publicar [já vai na terceira] é da autoria do DJGoldenshower com base nos personagens criados pelo Marte. Os desenhos do JCoelho são originais mas tem de respeitar de alguma forma o "design" dos personagens que o João Fazenda na altura, criou.
Abração
Pepe
P.S. Curti bué o Eros
Grande Pepedelrey, ganda maluco
ResponderEliminarJá inseri as tuas informações no "post", no que se refere a tratar-se da 3ª parte da bd do JCoelho, e de as personagens terem sido delineadas originalmente pelo João Fazenda.
Quanto ao argumento do DJGoldenshower ser baseado nas personagens criadas por Marte, como ambos os pseudónimos pertencem ao mesmo bacano, não sinto necessidade de acrescentar esse pormenor.
Ainda bem que curtiste o nº 10 do meu fanzine Eros, para cuja qualidade muito contribuiste com a excepcional capa que desenhaste.
Abraço.
J.Coelho é verdadeiramente fantástico, no meu ponto de vista, um dos melhores autores portugueses. Gosto e sou fã do seu estilo desde há já algum tempo.
ResponderEliminar