sábado, fevereiro 14, 2009

Gatos na Banda Desenhada portuguesa (III) - Autores: Hugo Teixeira (desenho), Vidazinha (argumento)



O Gato, banda desenhada a cores, da autoria de Hugo Teixeira (desenho) e Vidazinha (argumento), publicada no fanzine Tertúlia BDzine em Junho 2008
Este pequeno episódio (três pranchas) apresenta-se com um fundo dramático invulgar, graças à capacidade ficcional da argumentista, talvez influenciada pela especialidade em que exerce actividade profissional, a medicina veterinária. Quanto ao desenhador, Hugo Teixeira, é já bem conhecido na área estilística da mangá, e também enquanto autor completo (argumento e desenho) no que se refere a ficções futuristas.
---------------------------------------------
Esta banda desenhada foi reproduzida na sua totalidade, ou seja, com uma ilustração inicial (a funcionar como capa do fanzine), no meu outro blogue "Fanzines de Banda Desenhada", no endereço
---------------------------------------------
No que se refere à possibilidade de visionamento das postagens anteriores relacionadas com este tema "Gatos na BD portuguesa", bastará clicar no rodapé, em cima deste título.
Se for só para saber quais os autores focados anteriormente, eis a curta lista:
(II) - Dez. 18, 2007 - Autor: Relvas
(I) - Jun. 18, 2007 - Autor: José Abrantes
--------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Olá Geraldes
    A terceira prancha não se consegue aumentar!
    :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Viva Bongop
    Tens razão. Vou tentar corrigir.
    Entretanto, no meu outro blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com
    julgo que todas as pranchas estão ampliáveis.
    Abraço.
    GL

    ResponderEliminar
  3. Caro Geraldes Lino, daqui fala o Paulo Gonçalves, que por acaso até conheces, mas não te lembras, eu estou na foto que viste da António Arroio, 1ª fila, 3º a contar da direita.
    Era sócio e cheguei a pertencer à direcção do Clube Português da BD, juntamente com o Pepedelrey, e estavamos sempre presentes nas tertulias.
    entretanto, sim já perdi o cabelo e sim tb estou assim para o largo. e como estou no fim do mundo, Moçambique, andei assim para o afastado das lides durante uns bons 16 Anos, eheheh. Mas gostaria muito de poder reatar esta relação que tinha com a BD e com os meus amigos.
    Abraço
    Paulo Gonçalves
    Maputo, 16 de Fevereiro, 2009

    ResponderEliminar
  4. Caro Paulo Gonçalves
    De facto, não me lembro da tua cara, mas se te vir pessoalmente, com certeza que me lembrarei, porque, felizmente, a minha memória visual não é nada má.
    Ainda por cima dizes que pertenceste à Direcção do Clube Português de Banda Desenhada. E, quase de certeza, fui eu que te contactei, porque, quando o CPBD existia, era habitualmente eu quem tinha contacto com o maralhal jovem (especialmente desenhadores*) e convencia-os a participarem na lista da dita cuja direcção. Para além de criarmos assim futuros dirigentes, também havia a vantagem de conseguirmos subsídio do FAOJ (depois Instituto Português da Juventude) a que o CPBD só tinha acesso se não sei quantos por cento dos membros da direcção tivessem menos de, salvo erro, 27 anos.
    Outra coisa: vê se consegues aí em Maputo localizar um sujeito chamado Machado da Graça, que fez argumentos para BD, e editou aí uma revista de BD intitulada Kurika.
    Abraço e saudações bedéfilas.
    (*) Fazias (fazes) BD? Tens algum blogue?

    ResponderEliminar
  5. Já vi o teu blogue "Preto 2009". Está com boa apresentação. Deixei lá um comentário, a lamentar que não digas nada de BD, tu que me chamas a atenção para o facto de teres pertencido à Direcção do Clube Português de Banda Desenhada.

    ResponderEliminar
  6. Caro Geraldes Lino,
    Apenas uma nota para agradecer o comentário deixado no meu Blog http://napenumbraarcaica.blogspot.com/, aproveito para referir que todas as ilustrações do blog são de minha autoria, ainda não me aventurei na arte sequencial mas talvez m dia. Aproveitando ainda para o felicitar pelo excelente trabalho que tem realizado em prol da bd, arte da qual sou leitor compulsivo obviamente :)
    Abraço
    Romeu Silva

    ResponderEliminar
  7. Caro desconhecido "Arcaico"
    Eu conheço um bedéfilo chamado Romeu Pinto da Silva, sei que ele é tb um melómano... Não tem nada a ver consigo?

    ResponderEliminar