segunda-feira, novembro 02, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXIV - 303º Encontro

Styrofoamworld, banda desenhada autoconclusiva numa só prancha, da autoria de Ricardo Correia (desenho), Ana Maria Baptista (colorização), André Oliveira (argumento), publicada no semanário gratuito Mundo Universitário (nº58-26 Fev.07)
BD autoconclusiva, numa só prancha, intitulada Quem Manda na Transilvânia?, da autoria de Ricardo Correia (desenho) e André Oliveira (argumento)

TERTÚLIA BD DE LISBOA
ANO XXIV - 303º ENCONTRO
CONVIDADO ESPECIAL (*)
RICARDO CORREIA
Ricardo Alexandre Correia, 1 de Março de 1985, Lisboa.
Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Por influência familiar, Ricardo é coleccionador compulsivo de banda desenhada, dando primazia aos comics e respectivos super-heróis.
Foi fundador de dois núcleos bedéfilos universitários na FBAUL, um deles o IMAGINArte (inicialmente chamado Núcleo d Fantasy Art, hoje Núcleo de Banda Desenhada, Ilustração e Argumento), o outro com o curioso nome de TORTúlia (Núcleo de Escrita e Argumento).
Para além destas duas facetas - a de apreciador e coleccionador -, Ricardo Correia é criador de BD. Como autor completo fez a solo uma bd sem título para um concurso organizado pelo Grupo Bedéfilo Sobredense, em 2003.
Em equipa, fez uma bedê a cores, Styrofoamworld, sob argumento de André Oliveira e colorização de Ana Maria Baptista, publicada no jornal Mundo Universitário (nº 58 - 26 Fev. 07), e mais três em que desenhou sob argumento de André Oliveira, todas a p/b, uma delas intitulada Torga (reproduzida no fanzine Tertúlia BDzine nº 118 - Out. 07), outra com o título Relatos daTriste Vida de Serafim, o Rapaz Pinguim (Tertúlia BDzine nº 134 - Nov. 08), a terceira, Quem Manda na Transilvânia? (Tertúlia BDzine nº 136 - Jan 09).
Neste mesmo fanzine (nº 143 - 3 Nov. 2009), editado na Tertúlia BD de Lisboa, no mesmo dia em que é o Convidado Especial daquela associação informal, já está editada e vai ser distribuída pelos cerca de quarenta "tertulianos", mais uma bd, desta vez de sua autoria completa (argumento em forma de poesia, e desenho), intitulada Huginn & Muninn.
Anteriormente, numa experiência apenas como argumentista, escreveu, para Ana Maria Baptista desenhar, o argumento/guião da banda desenhada Etra, editada na revista BDVoyeur (nº2-Set.07).
------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores dedicadas a este tema, bastará clicar na rubrica Etiquetas para esta mensagem - Tertúlia BD de Lisboa, que se encontra aqui no rodapé

Sem comentários:

Enviar um comentário