Mal sabia Eratóstenes que iria ser focado numa banda desenhada, de autor português, em 2009, Ano Internacional da Astronomia.
Egipto, 240 A.C. é o título da bd, e um açoriano de nome Luís Belerique, o seu autor completo (argumento, desenhos, legendagem, colorização). E, para completar a ficha, o suporte em papel é a revista CAIS (nº 145 - Out. 09), uma publicação de fins altruístas e que tem tido mais uma qualidade adicional, a de publicar bandas desenhadas de autores portugueses.
E visto que o tema da revista, nesse mês de Outubro, era "Odisseia no Espaço", Belerique imaginou um episódio fictício em que Eratóstenes, para determinar a circunferência da Terra, envia um emissário de Alexandria até Siena, que tem de fazer o percurso a pé e a contar os passos - 146.703, 146.704, 146.705 -, com a finalidade de permitir que o cientista conseguisse realizar os seus cálculos.
Não é fácil fazer bandas desenhadas autoconclusivas, numa só prancha. O curto espaço exige poder de síntese na componente ficcional. Luís Belerique soube aproveitar o tema e mostrar o essencial, num registo realista convincente.
--------------------------------------------
Para ver as 39 postagens anteriores, basta clicar no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD que se pode ver aqui por baixo no rodapé
Caro Geraldes,
ResponderEliminarmuito obrigado por divulgar a minha "micro-bd" e pela sua análise, que achei muito interessante :)
Esta banda desenhada foi inspirada pela narrativa da experiência de Eratóstenes num episódio da série "Cosmos", do Carl Sagan.
Tanto essa narrativa (como a bd) é um pouco "romantizada" (quanto ao envio de uma pessoa para contar os passos), mas que seria de nós sem um pouco de imaginação?
Um abraço e até breve,
Luís Belerique
Alguém aí sabe o que quer dizer "persinamidade"?
ResponderEliminarJ. Abrantes
Caro Belerique
ResponderEliminarCom as possibilidades únicas e inesgotáveis da internet, mais propriamente da blogosfera, já dei um toque no texto a "posteriori", para ficar claro que se trata de ficção de sua autoria.
Diz você "até breve". Mas como, se está a trabalhar em Espanha, é dos Açores, onde provavelmente vai passar as férias, e tem vivido no Porto, onde goza algum fim de semana prolongado? Onde cabe Lisboa, a minha terra, nessa sua itinerância?
Abraço.
GL
bonito este conto.
ResponderEliminara proposito de Conhecimento, não deixa de ser interessante que no ano 240 Antes de Cristo as pessoas sabiam/suspeitavam que a Terra era redonda, enquanto que Depois de Cristo pensavam que a Terra era plana.