in jornal Avenida Marginal - Ano 2 - nº 5 - 18 Dez. 2009
Trimestral é o tipo de periodicidade que não se imagina para um jornal.
Mas é um facto, e ele existe, titula-se Avenida Marginal, tem tiragem de 2000 exemplares, e publica-se na cidade de Horta, Ilha do Faial, Açores.
Com ainda mais uma singularidade: publica uma tira de banda desenhada, a cores, "O Toiro e o Cagarro*, de autor português! Bruno Rafael é o seu nome, nascido na Ilha Terceira, Açores.
Parabéns a ele e a Heitor H. Silva (Editor, proprietário e director do jornal, três em um!)
------------------------------------------------
* O cagarro, como fiquei a saber graças ao google, é uma ave marinha muito abundante nos Açores. Também conhecida por "pardela-de-bico-amarelo", esta ave, apesar de estar classificada como espécie protegida, já se encontra em perigo, por ser muito vulnerável a predadores terrestres - incluindo o homem, claro está.
Daqui chamo a atenção do amigo Marc Figueiredo, com mais este possível tema para a sua revista/ecozine "Celacanto", anteriormente dedicada ao albatroz, e em preparação um número dedicado ao lobo.
------------------------------------------------
Para ver as 116 postagens anteriores, basta clicar no item "Banda Desenhada portuguesa nos jornais", inscrito no rodapé.
No "post" 116º estão também os nomes dos autores reproduzidos
Para ver as 116 postagens anteriores, basta clicar no item "Banda Desenhada portuguesa nos jornais", inscrito no rodapé.
No "post" 116º estão também os nomes dos autores reproduzidos
Acrescento ainda que outros trabalhos do Bruno podem ser vistos no seu blog pessoal: http://bonecosdobruno.blogspot.com/
ResponderEliminarmSilva
Eu sei. Mas, infelizmente (para mim), é basicamente dedicado ao Cartune, e eu divulgo BD, por isso divulgo aquela tira de banda desenhada, coisa rara, actualmente, na imprensa portuguesa.
ResponderEliminarGL
Geraldes Lino: sou um professor do ensino secundário; aposto, na minha escola, na divulgação da banda desenhada, quer através do Projecto Cosmix, ligado à biblioteca da escola, quer através de um fanzine, com trabalhos de alunos e de profes, que já vai no segundo número.Temos tido sessões interessantíssimas com o João Lemos... isto interessa.lhe? O Geraldes era tipo para vir fazer, sei lá, uma palestra, uma conversa, um dia...? Promover qualquer coisa, uma exposição...?
ResponderEliminarJosé Pacheco (joseantoniopacheco7@hotmail.com)
Gil Duarte: agradeço o convite. Já tenho feito várias conversas (umas vezes chamam-lhes palestras, até aulas já lhes chamaram...), em estabelecimentos de ensino de vários níveis.
ResponderEliminarÉ uma questão de datas, e de tema. Eu gosto especialmente de falar sobre fanzines, visto que sou coleccionador e editor, e à pala dos fanzines (já viu o meu blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com ?), falo tb de BD.
Além de que acabo de saber que editaram aí na sua escola, inserido no Projecto Cosmix, um zine, que já vai no 2º número.
O João Lemos tb já tem feito BD, embora ultimamente esteja mais virado para a Ilustração (ilustração pura, pq a banda desenhada é uma forma de ilustração sequencial, digo eu).
Sim, e uma exposição, a complementar a conversa.
Onde fica a sua escola?
GL
Caro visitante mSilva (Marco Silva, suponho):
ResponderEliminarSendo você um dos responsáveis pela organização do concurso (o outro foi seu pai e director do jornal faialense "Avenida Marginal"), chamo-lhe a atenção para o "post" já afixado a divulgar os nomes dos vencedores, acompanhados pelas imagens das respectivas bandas desenhadas.
Saudações bedéfilas.
GL