"Uma pequena história sobre uma pequena conversa entre um homem de barro que sai e entra de telas e um tipo com algumas coisas a fazer" é o extensíssimo título desta curta banda desenhada de apenas duas pranchas.
Tiago Baptista foi quem criou a pequena mas muito estranha peça de BD, com um enredo insólito, centrado na angústia da falta de inspiração momentânea do artista que tem várias telas vazias à sua frente.
"Tenho estado a pensar nestas coisas da pintura, da imagem e da criação", responde ele a uma tosca personagem de barro que acaba de sair de uma das telas e o cumprimenta: "Olá! Então? Isto vai ou não vai? Não pintas?"
Apercebemo-nos que há aqui um subtil cruzamento entre a trama da banda desenhada e a dificuldade do próprio autor da bd em desenvolvê-la, acabando por se estabelecer um diálogo entre ele e a personagem fictícia. Tiago Baptista consegue assim construir inesperada finalização, imbricando ambas as tramas - a real de que ele próprio é personagem fora da prancha, e a que se desenrola no papel que sabemos ter sido ele a construí-la, embora não o tenhamos visto - numa única.
----------------------------------------------------------
A presente banda desenhada foi publicada originalmente na Oficina do Cego, revista alternativa, não numerada, apenas constando MMXI como data de edição.
A reprodução da bd neste blogue foi autorizada pelo autor, Tiago Baptista, e pela editora da Oficina do Cego, Isabel Baraona.
----------------------------------------------------------
Tiago Baptista
Síntese biográfica
Tiago Baptista nasceu em Leiria em 1986.
Estudou Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.
Vencedor do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores em 2009.
Das suas exposições destacam-se:
Em 2012 Prédios, árvores e uma luz bonita, Sede do coletivo a9)))), Leiria e Tem calma, o teu país está a desaparecer, Galeria Zé dos Bois, Lisboa;
Em 2011 Guimarães Arte Contemporânea 2011, Palácio Vila Flor e Laboratório das Artes, Guimarães;
Em 2010 A culpa não é minha - Obras da Coleção António Cachola, Museu Coleção Berardo, Lisboa;
Em 2008 Dysfunctional (the titles of exhibitions still sound better in English), Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha e Anteciparte ’08, Museu da Cidade, Lisboa.
É autor de BD e editautor de fanzines.
Vive e trabalha em Lisboa.
Os seus blogues:
www.bloguedotiagobaptista.blogspot.pt
www.fanzinesemartelos.blogspot.pt
-------------------------------------------------------------------
Para os menos experientes, só para esses, aqui fica uma dica: para aumentar suficientemente as imagens, de forma a poderem ler as legendas, terão de clicar duas vezes sobre elas (na segunda vez o cursor toma a forma de lente).
--------------------------------------------------------------------
Os interessados em ver as cinco postagens anteriores deste tema, poderão facilmente fazê-lo clicando no item Curtas de BD (Autores portugueses), visível no rodapé.
Sem comentários:
Enviar um comentário