sexta-feira, abril 06, 2012

Exposições BD Avulsas (XIV)






Logicamente, neste blogue dou a primazia à Banda Desenhada, o que não impede que também goste bastante de Ilustração. Dois motivos suficientes para ter muita pena de não ter podido estar presente na inauguração da mostra assinada por Susa Monteiro - que tem duas valências para mim: é uma singular ilustradora/autora de BD e minha amiga.

Outros motivos que me fazem pensar na hipótese de ainda visitar esta exposição: o dono do Espaço Estúdio JS, na Praça da República, nºs 122 e 123, em Nisa (ver foto acima) é o ilustrador/autor de BD João Sequeira "JAS", também meu amigo, ainda para mais frequentador da minha Tertúlia BD de Lisboa (atenção: vem de propósito do Alentejo!). Outro motivo: não conheço Nisa. E se me encanta a atmosfera peculiar das vilas e cidades alentejanas.

Sendo que a exposição estará patente até 1 de Junho, não descarto a hipótese de ainda lá ir. 

Imagens que ilustram o "post" (de cima para baixo):
1. Cartaz da exposição - Autoria: Susa Monteiro
2. Aspecto de uma das salas com molduras contendo pranchas de BD e ilustrações
3. Aspecto exterior do edifício de Nisa onde está instalado o Espaço-Estúdio de João Sequeira aka JAS
--------------------------------------------------------------------------
SUSA MONTEIRO

Síntese biográfica

Susa apresenta-se enquanto ilustradora, como criadora de um universo gráfico por onde perpassa subliminar melancolia, reforçada pelas cores frias que usa recorrentemente quando as bandas desenhadas ou ilustrações são coloridas.

Susa Monteiro impressiona pela sua criativadade, numa obra já com visível dimensão, que passou pelas revistas Mais Alentejo, Rodapé, Venham+5, bem como pelos fanzines Jazzbanda e Efeméride, isto em Portugal, e pelo fanzine polaco Warsowia. Foi a autora (argumento e desenho) de uma banda desenhada de 28 pranchas a cores - num álbum de BD contendo um CD -, intitulada Jorge Palma, dedicada a este músico.
Como ilustradora, Susa tem sido sempre a autora dos cartazes anuais nas sete edições do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e tem ilustrado as crónicas de António Lobo Antunes na revista Visão.
Momento alto da sua carreira: foi a vencedora do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011.

Susana Philipp Baiôa Monteiro, Beja, Outubro de 1979. Fez estudos de Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e Cinema de Animação no CITEN.
Além de fazer BD e Ilustração, também já trabalhou em Teatro como figurinista e cenógrafa.

--------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes treze "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item  
Etiquetas: Exposições BD avulsas
visível no rodapé   

1 comentário:

  1. É perto de Portalegre. Logo que possa passarei por lá!

    Cumprimentos!

    Hermínio Felizardo

    ResponderEliminar