Ainda não estará suficientemente divulgada, mas a verdade é que há actualmente em Odivelas, em pleno funcionamento, uma televisão online que inclui um espaço dedicado à banda desenhada.
O programa é filmado para a TVL, que alberga a Odivelas TV e os sites noticiosos Odivelas.com e Loures.com
A TVL transmite diariamente entre as 22h00 e as 24h00 vários assuntos, tratados por uma entusiástica equipa - em que se destacam os realizadores José Paiva Setúbal, AntónioTavares e Marina Tavares, os que têm colaborado no programa da BD - sendo que, entre a panóplia de temas, tem especial interesse para este blogue o programa Art&ntropia dedicado à BD, que inclui entrevistas com autores ou reportagens de eventos bedéfilos, como aconteceu este fim-de-semana de 26 e 27 de Maio, em Beja, no respectivo Festival Internacional de Banda Desenhada, ainda a decorrer.
O trabalho de filmagens e entrevistas a autores de BD está a ser feito por um activo quarteto de gente nova - João Figueiredo (que se vê na imagem, à direita, a entrevistar o especialista Pedro Bouça), Adelina Menaia, Ana Saúde e Paulo Marques - que concebem e apresentam o citado programa Art&ntropia, no qual já foram tratados os seguintes assuntos:
1 - Amadora BD 2011 (transmitido a 2 de Novembro de 2011)
2 - Entrevista a Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa (17 de Novembro de 2011)
3 - Entrevista a J.Mascarenhas (11 de Dezembro de 2011)
4 - Entrevista a Paulo Marques (15 de Março de 2012)
5 - Entrevista a Hugo Teixeira e Ana Vidazinha (11 de Abril de 2012)
6 - Entrevista ao colectivo Zona - André Oliveira, Miguel Peres e Fil (23 de Abril de 2012)
7 - Entrevista a Pedro Bouça no decorrer da exposição "Universos do Entropia", na Casa de Cultura de Caneças (11 de Maio de 2012)
Também já foram feitas reportagens soltas (não integradas no programa Art&ntropia) sobre o lançamento do Punk Redux (de J.Mascarenhas), do fanálbum de Pedro Manaças, e da inauguração da própria exposição do Grupo Entropia.
Entretanto gravaram um programa (ainda não transmitido) com José Ruy, um dos autores mais prolíficos de toda a BD portuguesa.
Resumindo: em Odivelas, a banda desenhada ganhou espaço televisivo, e o programa Art&ntropia mostra-se activo e abrangente. Há que estar atento.
Nota: Os programas são primeiro transmitidos em http://www.tvl.pt e só depois ficam disponíveis em http://odivelas.com/category/programas/artntropia/
------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver os três "posts" anteriores, poderão fazê-lo clicando no item Televisão e BD visível no rodapé.
Obrigado pela divulgação, meu caro mestre e amigo. Por alguma razão a BD nacional vai passar a ter um Grande Prémio com o teu nome.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLino, tu és um verdadeiro exemplo de inesgotável energia e depois de um fim-de-semana tão preenchido, em que eu ainda me encontro em fase de recuperação, aí estás tu já no teu ritmo normal! ;)
ResponderEliminarGostei imenso deste artigo e tenho de confessar de que não tinha a noção de que foram gravados esse número já considerável de Programas, o que em abono da verdade, muito se deve à grande simpatia e disponibilidade da OdivelasTV e à também inesgotável energia do João Figueiredo, que tem sido o obreiro principal de toda a evolução deste Projecto! ;)
Deixo-te aqui um Grande Abraço, acompanhado por um muito obrigado pela divulgação e que venham mais bons Programas bedéfilos e Artigos interessantes!
Paulo
Excelente, sou de Odivelas e nem sabia desta iniciativa da OdivelasTV. Foi uma boa decisão que tomei quando decidi seguir este blog (e alguns outros) para estar a par do que se passa no nosso Portugal relacionado com BD.
ResponderEliminarMuito Obrigado pela divulgação.
Viva João Figueiredo
ResponderEliminarGostaria de saber se me podes arranjar o vídeo ou o áudio da apresentação do livro do Fernando Relvas, no Fest BD Beja 2012
Abraço
Pepedelrey
p.s.-desculpa Lino por estar a usar o teu espaço de comentários de forma abusiva... esta terça vou à tertúlia.
Luís Sanches
ResponderEliminarAchei piada à sua observação de que fez bem em seguir o meu blogue para estar a par do que se passa por cá no que se relaciona com a BD.
Veja a coincidência: o conceituado autor de BD Fernando Relvas, quando estava a viver na Croácia, disse-me um dia: "Lino, tens de ter um blogue para eu ter notícias da BD em Portugal."
Esta conversa foi em 2004, portanto ainda eram escassos os blogues de BD no nosso país.
Eu respondi-lhe: "Mas eu não tenho conhecimentos informáticos que dêem para fazer esse trabalho".
Perante a minha assumida ignorância, o meu amigo Relvas resolveu ele próprio criar-me um blogue, este, em Março de 2005.
Para finalizar: espero continuar a contar consigo como visitante e comentador.
Os comentários dos visitantes são para mim um útil "feedback".
Obrigado, Marques, pelo elogio.
ResponderEliminarQuanto ao facto de teres tido conhecimento, através do meu "post", do já considerável número de programas gravados, apesar de fazeres parte dos elementos organizadores, confirma a bondade da minha dupla intenção: primeiramente, a de divulgar a existência desse programa de TV online dedicado à BD, e em segundo lugar o de criar uma espécie de arquivo para hipotéticas consultas futuras.
Abraços.
Viva, Pepe, caro amigo de longa data!
ResponderEliminarAgradeço-te a visita.
E quanto a usares o meu blogue para deixares mensagens, por favor, "make yourself at home" :-)
Abraços.
Luís Sanches
ResponderEliminarAchei piada à sua observação de que fez bem em seguir o meu blogue para estar a par do que se passa por cá no que se relaciona com a BD.
Veja a coincidência: o conceituado autor de BD Fernando Relvas, quando estava a viver na Croácia, disse-me um dia: "Lino, tens de ter um blogue para eu ter notícias da BD em Portugal."
Esta conversa foi em 2004, portanto ainda eram escassos os blogues de BD no nosso país.
Eu respondi-lhe: "Mas eu não tenho conhecimentos informáticos que dêem para fazer esse trabalho".
Perante a minha assumida ignorância, o meu amigo Relvas resolveu ele próprio criar-me um blogue, este, em Março de 2005.
Para finalizar: espero continuar a contar consigo como visitante e comentador.
Os comentários dos visitantes são para mim um útil "feedback".
Nem mais Lino! :)
ResponderEliminarE conseguiste sem dúvida realizar essa dupla intenção, pois tanto a divulgação do Projecto, como a criação de uma espécie de arquivo para hipotéticas consultas futuras foram alcançadas com sucesso e uma vez mais te agradeço! ;)
Com esse cruzamento entre a gravação dos vários programas, com diversas outras actividades em simultâneo, é também uma surpresa muito agradável para mim notar que num tempo relativamente curto, já tivemos a oportunidade de gravar um número interessante de Autores e de Actividades e é deveras estimulante saber que com a prática e a continuação das gravações, serão produzidos ainda muitos novos bons programas ao longo deste ano! :)
Um Grande Abraço e vemo-nos daqui a alguns dias, na Tertúlia mais apetecível de Lisboa (pelo menos para mim e para os que gostam de BD)! ;)
Paulo
Geraldes Lino,
ResponderEliminarGrande ideia a do autor Fernando Relvas. Nos dias que correm sem duvida que a informação que se encontra na Internet chega muito longe.
Espero que este blogue continue em força durante muito tempo.
Ps - e continuarei a comentar com certeza. Também tenho um blogue e sei o quanto os comentários de quem segue o blogue nos pode ajudar e mesmo (a mim pessoalmente) dar um certo prazer :)
Luís Sanches
ResponderEliminarNão faço ideia o que acontecerá amanhã... Mas sete anos já se passaram, e o blogue já conta com 500 mil visitantes. Não é muito - se falasse de política ou de sexo, em vez de BD, já teria muito mais, não tenho dúvidas.
E visto que você também tem um blogue, se for de banda desenhada terei muito gosto em visitá-lo.
Mas mesmo que seja de outro tema, diga o endereço.
GL
Geraldes Lino
ResponderEliminarTerei todo o gosto que visite o meu blog apesar de não ser algo mais do que um caderno de rascunhos on-line. Resolvi começá-lo apenas porque tenho amigos lá fora que me ajudam a tentar melhorar o que faço a nivel digital.
Lá está, a internet nestas coisas só veio mesmo ajudar.
Fico então a aguardar a sua visita :)
http://a-tartaruga-celeste.blogspot.pt/