terça-feira, outubro 30, 2012

Webcomics (V) - Homem Voador, por Álvaro e José Pinto Carneiro





"Fui recolhido da rua e, como recompensa, concedi ao meu dono um desejo. Ele escolheu voar... Parvo!".  
Eis a frase que, a partir da 2ª prancha (a que se pode ver em primeiro lugar no topo da postagem), surge como que a dar a pista principal da trama que se irá desenvolver no webcomic intitulado Homem Voador, criado pela dupla constituída por Álvaro, desenhador, e José Pinto Carneiro, argumentista. 

O arranque do webcomic é promissor: um sujeito (de que ainda não se sabe o nome) encontra um cão abandonado, leva-o para casa e trata-o. E descobre que não se trata de um cão vulgar: fala, diz chamar-se Zé Manel, e oferece ao seu protector a possibilidade de lhe satisfazer um qualquer desejo que ele expresse.
Convicto de que se trata de uma situação irreal, o homem pede, quase por piada, o dom de voar.

E é o que consegue de facto fazer, embora considere ter perdido a aparentemente bem melhor hipótese de poder ganhar o euromilhões. As peripécias que se seguem estão bem conseguidas e são hilariantes.

O facto de alguém voar não é uma situação facilmente compreensível... Um polícia aplica-lhe uma coima, porque considera que o sujeito está a fazer um espectáculo público, e para isso precisa de licença que ele obviamente não tem; mais tarde quase que é atingido por tiros de caçadores, confundidos com o aspecto daquele estranho ser voador; e, para cúmulo, quando chega a casa, a mulher distraída na leitura da revista "Trombas", não acredita na história de ele voar e apenas acha que ele cheira a cão...

Afinal de contas, a possibilidade invulgar de poder voar que, à primeira vista constituiria um poder fascinante, acaba por ser uma complicação na vida do sujeito.

Esta trama, que surge como fonte de hilaridade, mas que acaba por ter um travo angustiante, serve de justificação ao título "Homem Voador", interessante webcomic que, como não poderia deixar de ser, promete desenvolver as fortes expectativas criadas pelas catorze pranchas publicadas (*) com início em 3 de Junho de 2012.

Nota: As três pranchas que ilustram a postagem são as 2ª, 3ªe 4ª da publicação original, visível em
http://alvarocartoon.blogspot.pt/search/label/Homem%20Voador

(*) Estas coisas são cada vez menos lineares. A prancha mais recente, a nº 14, foi tornada pública na rede social "Sociedade Lusófona de Ilustração, Banda Desenhada e Cinema de Animação", em 21 do corrente mês de Outubro, enquanto que no blogue do Álvaro no endereço acima indicado, ainda só está a prancha nº 13.  
--------------------------------------------------------------------------
Álvaro
 

Síntese biobibliográfica

 

Álvaro José Teixeira Santos. Naturalidade: Parede. Data de nascimento: Agosto de 1970. Habilitações literárias: Licenciado em Arquitectura. Ocupação: Actividade docente.

Currículo artístico em síntese: Tem bandas desenhadas distribuídas por várias publicações.
Por exemplo: no BDN, suplemento infantil do jornal "Diário de Notícias" (1990), no semanário "Sete" (1993), no álbum de que foi editautor, As Insustentáveis Incompatibilidades dos Seres (1998), colaborou com cartunes e bedês no "site" "Interdinamica" (sem acento circunflexo), e nos seus próprios fanzines e fanálbuns: "A Vida Não Deve Ser Aqui", "As Insustentáveis Conformidade dos Seres", "Bunker" e "Marco Mendes", em 1999 e 2000.

Tem colaboração em fanzines de outros faneditores. Por exemplo, para o "Tertúlia BDzine" criou o Xatoman, ali tendo sido publicados vários episódios daquele anti-super-herói, em 2000 e 2001.

Faz uma sequência para o fanzine "Cadavre Exquis aliás Cadáver Esquisito", e desenha repentisticamente, à mesa do restaurante onde se realiza mensalmente a "Tertúlia BD de Lisboa", um cartune que será reproduzido no fanzine (género "slimzine") "Improvisos na toalha de mesa"; faz também duas tiras para o fanálbum "Novas 'fitas' de Juca e Zeca", e participa, com uma bd a cores de prancha única, em formato A3, em cada uma das edições de obras colectivas do fanzine "Efeméride" (nº1, Out. 2005 "Sonhos de Nemo no Século XXI"; nº2, Fev. 2007, "Príncipe Valente no Séc. XXI"; nº3, Junho 2008, "Super-Homem no Séc. XXI"; nº4, Jan. 2009, "Tintim no Séc. XXI"). Ainda no mesmo fanzine, também com uma bd em prancha única, mas desta vez a preto e branco, foi um dos quarenta e cinco autores que colaboraram no tema "Corto Maltese no Séc. XXI".

No jornal gratuito "Mundo Universitário" (que representou um caso curioso: quatro anos de publicação ininterrupta de uma página de BD, entre 2005, inclusive, e o final de 2008), foi Álvaro quem iniciou a rubrica "BD", a 6 de Dezembro de 2004, com a bd autoconclusiva Espírito de Natal. e nela colaborou mais várias vezes, até à sua extinção.

Onde Álvaro está actualmente a ser mais visível é nos seus espaços internéticos:
http://alvarocartoon.blogspot.pt
http://alvarocartoon.planetaclix.pt/portfolio
http://revistamodafoca.blogspot.pt

No primeiro endereço estão alojados dois webcomics, feitos sob argumento de José Pinto Carneiro:"No Presépio", constituído por catorze pranchas publicadas entre 16 Dezembro 2011 e 7 Janeiro 2012; e "O Homem Voador", iniciado em 3 Junho 2012, ainda em publicação virtual.

--------------------------------------------------------------------------

José Pinto Carneiro

Síntese biobibliográfica

José Pinto Carneiro, Resende, Setembro de 1967
Habilitações Literárias: Licenciatura em Direito
Ocupação: Escritor/Argumentista.
Curriculum artístico em síntese:
Como escritor:

2008: Romance «Todas Se Apaixonam Por Mim», Ed. «Guerra & Paz»;

2006: Novela «Os Leões de Cuangar», Ed. “ASA”;

2002: Novela Juvenil: «O Cinturão Negro», Ed. « Dom Quixote»;

1999: Romance: «Surdo», Ed. « Dom Quixote»;

1996: Contos «Vende-se», Ed. «Livros Cotovia»;

1994: Romance «O Estranho Caso Da Boazona Que Me Entrou Pelo Escritório Adentro», Ed. «Livros Cotovia»


Como argumentista de Cinema e TV:
Trabalha desde 2000 para cinema e principalmente TV, escrevendo desde telefilmes a Telenovelas (nomeadamente a "Dancing Days", actualmente no ar), passando por Concursos.
Como argumentista de BD
Escreve para o desenho de Álvaro Santos os guiões para as séries:
"Homem Voador" (em publicação, já com catorze pranchas publicadas entre 3 de Junho de 2012 e 21 de Outubro do mesmo ano);
"No Presépio" - Webcomic (ou banda desenhada virtual), com um total de catorze pranchas publicadas estrategicamente entre 16 de Dezembro de 2011 (por altura do Natal) e finalizando a 6/1/2012, já com o carpinteiro José a apreciar o calor e as vistas femininas das praias brasileiras (ver na página do facebook de J.P.C.), no endereço 



----------------------------------------------------------------------------

Os visitantes interessados neste tema, iniciado em 28 Janeiro 2012, e que queiram ver os quatro "posts" anteriores, poderão fazê-lo clicando na etiqueta Webcomics visível em rodapé
         

Sem comentários:

Enviar um comentário