quarta-feira, junho 29, 2016

Luiz Gê, cartunista e autor de BD




Luiz Gê é um cartunista e autor de BD brasileiro bem conhecido em Portugal. Foi autor convidado do Festival Internacional de Banda Desenhada - AMADORA BD, e teve a curiosidade de participar na Tertúlia BD de Lisboa (ainda no Parque Mayer), pelo que ficámos com uma boa relação pessoal traduzida em ocasional correspondência emailística.

Recentemente, o Luiz Geraldo aka Luiz Gê enviou-me vários cartunes (*) e as bandas desenhadas que ilustram o topo da postagem (aliás, a primeira compõe-se de quatro tiras verticais sem palavras), acompanhada pelo seguinte texto:

Como v sabe, o Brasil está sofrendo um novo tipo de golpe de estado que foi aplicado primeiro em Honduras, depois no Paraguai e, para nossa vergonha, agora é aqui.

Existe muito dinheiro e poder em jogo, e os países ricos, e, em especial, as multinacionais não iriam deixar que o Brasil conseguisse formar um novo bloco econômico como o dos BRICS que estava começando a se desenhar e que ameaçava e se contrapor à sua hegemonia. Mas o campo de petróleo aqui descoberto vale pelo menos um trilhão de dólares e compensa a ninharia que a Secretaria de Estado americano possa vir a gastar para fazer o que fez, desestabilizar, depor e implantar um governo formado por bandidos para que lhes entregue a riqueza que for do seu interesse.

Desde o começo do ano voltei a fazer charges políticas (que não fazia desde o fim da ditadura militar em 84) lutando contra essa violência que mais uma vez se abate contra o Brasil e contra um melhor equilíbrio de forças do mundo inteiro, bem como contra a elevação do nível de vida de um  povo que já muito sofreu sob essa oligarquia truculenta que é a brasileira. Estou mandando algumas charges que fiz desde o acirramento do golpe (que na verdade se desenrola há muito mais tempo) e está sendo concertado pela mídia (dos maiores milionários brasileiros), pela justiça, que sempre foi muito classista, e que é fácil de manipular, pois um pequeno número de seus membros é suficiente para que os juízos sejam dados, e  pelo congresso, que é o pior da nossa história, com mais da metade dos congressistas respondendo a processos, às vezes até por assassinatos (e que foi alçado ao poder também com a ajuda da mídia, é preciso que se diga)!

Espero que v possa ajudar a divulgar em Portugal esse material que foi produzido em um ambiente angustiante e kafkiano, de alguém que vê a nossa jovem democracia mais uma vez sucumbir aos golpes truculentos de uma oligarquia que jamais pensou na construção de um país, mas apenas no vil metal, para o qual desde sempre se vendeu às custas do sofrimento alheio. 

Essa BD fala sobre o poder midiático e a dificuldade que o indivíduo tem, caso pense de forma diferente. Isso é o pano de fundo em que se desenrola todo o episódio do impeachmente/golpe atual. Era muito difícil emitir uma opinião e não ser, imediatamente, escorraçado pelos demais.


(*) Em relação aos cartunes pus o Luiz Gê em contacto com o meu amigo Osvaldo Macedo de Sousa, a fim de lhos fornecer, e o Osvaldo já os divulgou no seu excelente blogue, com o seguinte título:

O GOLPE NO BRASIL PELA PENA SATÍRICA DE LUIZ GÊ

Para ver os cartunes de Luiz Gê clicar no link abaixo e procurar pela postagem de 13 de Junho

http://humorgrafe.blogspot.pt/

------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens relacionadas com Política e BD poderão fazê-lo clicando no respectivo item, visível no rodapé   

Sem comentários:

Enviar um comentário