domingo, setembro 18, 2016

As bandas desenhadas da revista Gerador - Futebol Robótico







Santo (como por vezes assina o Ricardo Santo) é um muito talentoso autor de BD, criador de bons argumentos e desenhador de elevado nível.

Esta sua banda desenhada Velha Glória, cujo protagonista principal é Albano, antigo jogador de futebol, agora viciado em prostitutas e cocaína, e como elemento secundário o filho Albano Júnior, este mais virado para o futebol robótico. O progenitor decide fazer uma boa surpresa ao Júnior, e vai tentar vingá-lo da derrota que ele sofreu ao jogar contra um craque alemão.

 Assim se inicia a trama criada por Ricardo Santo, que a desenvolve com imaginação e humor ao longo de sete páginas, excelentemente coloridas, da revista Gerador (nº8 - Abril a Junho de 2016) cujo tema-base para todo o conteúdo é "Ir à bola contigo".

Nota importante: A banda desenhada é composta por sete pranchas, de que aqui ficam reproduzidas apenas as 1ª, 2ª,5ª e 6ª.
-----------------------------------------------
RICARDO SANTO

Síntese biobibliográfica

Ricardo Santo Encarnação Machado, que usa assinar as suas bandas desenhadas pelo apelido Santo, nasceu em Leiria a 21 de Dezembro de 1976 (mas foi criado em Pataias), licenciou-se em Design Industrial pela ESAD de Caldas da Rainha em 2000, com uma pós-graduação na mesma área na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, e um curso de animação 2D e 3D na Restart.

Ainda muito pequeno, na década de 80, andava ele na instrução primária, começou a escrever e a desenhar, a criar as suas primeiras bandas desenhadas para o Jornal de Pataias, tendo inventado uma série de BD intitulada Xung, o Grande Guerreiro, inspirado na obra Jovens Heróis, de Shaolin. Ainda nesses anos de oitenta fez tiras de BD, no género de sátira política, no jornal Tribuna do Oeste (já extinto) de Caldas da Rainha.

Em 1991 participou num concurso organizado pelo Salão de BD de Amora, onde obteve uma Menção Honrosa. Importante para ele foi ter adquirido lá, na feira do livro de BD, uma obra intitulada "Sob o Signo do Capricórnio", o seu primeiro álbum de Corto Maltese.

A partir daquele concurso tomou o gosto por esse tipo de desafios, e pelos respectivos prémios. Entre eles: um 3º no Concurso de BD de Loulé, em 1995, um 2º no Concurso de BD e Cartoon "Zé Povinho" da Livraria 107,  das Caldas da Rainha, em 1996, neste mesmo ano mais uma Menção Honrosa, dessa vez na Sobreda BD, ainda outra M.H. em 1997, no concurso do 8º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, subindo no ano seguinte, no mesmo evento, para o 3º prémio.
Foi desclassificado em 2003, por entrega tardia da sua peça à organização, apesar da elevada qualidade reconhecida pelos elementos do júri que analisaram a bd recusada, voltando Ricardo Santo a obter menção honrosa no concurso relativo ao festival amadorense de 2005.

Tem algumas bandas desenhadas publicadas em fanzines: no Fanzine para Machos - que ele próprio editou em 1999 -, no Tertúlia BDzine, no Bactéria, e repetidamente no Efeméride (nº3-Junho 2008, nº4-Janeiro 2009, nº5-Julho 2012, nº6 (Parte 1 de 4) - Outubro 2014, e (Parte 3 de 4) - Maio 2015. Colaborou no zine Quireward (nº1 de Nov. 2015 e nº2 de Julho 2016) com a bd "The Lady With Goat's Feet", sendo o texto em inglês
Noutro género, não de BD, era o fanzine Desgraçadinho, de que foi um dos principais mentores.

Profissionalmente tem feito ilustrações de cariz comercial em colaboração com vários ateliês de Design, entre eles o Surphace Design, Púrpura Design e Zona Design. Nesta área da ilustração já foi agenciado pelo Re-Searcher, mas acabou por optar em trabalhar como independente. Vive agora em Espanha (Barcelona), onde exerce a actividade de designer de equipamentos e stands, e também faz trabalhos de ilustrador e animador. 

Ao nível de banda desenhada e ilustração está envolvido em dois projectos: "Museu, Espelho Meu", para o Instituto Português de Museus, é um deles; o outro, de iniciativa pessoal, tem a ver com a realização do seu primeiro álbum de BD, cujo argumento bebe inspiração e influências nas lendas tradicionais e contos populares de cariz fantástico, bem como no Portugal dos anos sessenta.

Entretanto realizou a banda desenhada Velha Glória na revista Gerador (nº8, Abril a Junho 2016), editada em Lisboa.

Na internet também tem alguma BD. Ver em:
miracleagent.wordpress.com  

www.behance.net/RicardoSanto
 

www.flickr.com/photos/ricardosanto 

---------------------------------------
Os interessados em ver/ler bandas desenhadas que se inserem nos temas Curtas de BD, ou Gerador Revista poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé

Sem comentários:

Enviar um comentário