domingo, junho 25, 2017
Filmes famosos em curtas de BD
É interessante a ideia de resumir filmes numa só prancha de banda desenhada. E embora não seja tarefa fácil, houve dois autores de BD, o desenhador Henrik Lange, e o argumentista Thomas Wengelewski, que produziram a obra 99 Clássicos do Cinema Para Pessoas Com Pressa.
Editada em livro, é uma peça de curtas de BD onde se podem visionar noventa e nove sínteses de filmes famosos, vários deles verdadeiros clássicos da 9ª Arte, designadamente King Kong (1933), E Tudo o Vento Levou (1939), O Grande Ditador (1940), O Mundo a Seus Pés (1941), Relíquia Macabra (1941), Casablanca (1942), Ladrões de Bicicletas (1948), O Terceiro Homem (1949), O Sétimo Selo (1957), Lawrence da Arábia (1962), Barbarella (1968), 2001, Odisseia no Espaço (1968).
Claro que há também alguns desses filmes que remetem para a BD, como acontece com a cinematização de Barbarella, a banda desenhada para adultos da autoria de Jean-Claude Forest, uma das primeiras obras em que um autor quis contrariar a errónea ideia de que a BD é uma linguagem destinada unicamente ao público infanto-juvenil.
É um exercício curioso fazer a análise de cada curta de BD com o respectivo filme a que se refere. Uma obra que funciona como um exercício de memória.
O desenho de Henrik Lange é caricatural e simples - exemplo da simplicidade gráfica são as mãos com apenas quatro dedos, a la Disney -, mas, obviamente, não se poderia esperar uma versão realista neste tipo de abordagem gráfica que privilegia ao limite a síntese.
(A devida vénia à Editorial Presença, sob cuja chancela foi editado este livro em Lisboa, em 2010).
--------------------------------------
Os visitantes do blogue interessados em ver anteriores postagens da etiqueta Cinema e BD poderão fazê-lo clicando nesse item, visível no rodapé
Boa. existe também da mesma editora e do mesmo autor um dedicado às Séries de televisão também muito interessante.
ResponderEliminarLetrée