Bubas, personagem caricatural da autoria de Derradé, numa cena inserida no contexto universitário
Quarenta mil exemplares é a tiragem do jornal Mundo Universitário. Como aqui já foi mencionado, trata-se de um quinzenário com distribuição gratuita nas universidades de todo o país.
A 30 de Janeiro saíu mais um número, o 29, onde aparece reproduzida uma bd de índole caricatural, localizada no universo estudantil universitário. "Derradé", o autor, teve pois a preocupação de ambientar o episódio no ambiente onde o jornal é lido.
Tendo em conta a vasta massa de leitores do Mundo Universitário, esta página dedicada à BD tem, inquestionavelmente, um grande interesse para a divulgação da arte da Figuração Narrativa.
------------------------------------------------------------
"Derradé" é um pseudónimo extraído das iniciais D.R.D., correspondentes a Dário Rui Duarte, nome quase completo deste autor. Para se completar, falta escrever André antes de Duarte, o que significa estarmos perante alguém que se identifica por quatro nomes próprios, quatro!
Dário Rui André Duarte, lisboeta desde Outubro de 1971, é autor que privilegia o humor, tanto no desenho, caricatural, como nos temas satíricos que prefere.
"Derradé", autor completo da personagem Bubas (escreve os argumentos e traça os desenhos), nem sempre fez cartunes ou bandas desenhadas sozinho. De facto, ele trabalhou bastante em parceria com o argumentista "Geral" (ou melhor: Mário Cavaco), mas também no mesmo registo humorístico.
Não por acaso, ambos foram editores do "The Badsummerboy's Fanzine", e fundaram as "Produções de Marda" (nada de confusões: "Mar" de Mário Cavaco, "Da" de Dário:-), das quais saíu o "slimzine" "www", sendo ele a solo o editor de outro "slimzine", o "Stress".
Durante muito tempo colaborou, sob argumentos de "Geral", no jornal regional Notícias de Alverca, de onde extraíu as tiras de bd para o fanzine "In Prensa".
"Derradé" tem uma licenciatura em Matemáticas Aplicadas o que, obviamente, nada tem a ver com o seu jeito inato para o desenho, nem tão-pouco para o senso de humor que destilam as suas bedês.
Olá caríssimo Geraldes Lino,
ResponderEliminarConheci-o no festival da Amadora 2005 e tenho visitado frequentemente este blog. Já tenho meia-duzia de examplares do Universitário com a BD do Derradé, um dos meus autores portuguese preferidos (thenho todas as BDs das Edições Polvo). Gostaria de um dia conseguir também as edições mais antigas das BDs dele no Notícias de Alverca e Fanzines afins.
Esta BD no Universitário foi a 1a incursão de Derradé neste periódico?
Obrigado e continuação de bom trabalho.
José L.
o Derradé continua a dar-lhe com toda a força. Eu cá acho muito bem!
ResponderEliminarOlá José L. Eu tenho feito o possível para diversificar os autores, logo o estiloo das bandas desenhadas publicadas no jornal Mundo Universitário. Até agora, em cerca de 20 autores que convidei, só repetiram dois: Álvaro e Pedro Alves (hoje saíu uma bd de uma nova autora, Andreia Rechena). O Derradé foi a primeira vez que colaborou, mais vai vê-lo com mais ferquência, porque ele está a arquitectar algo que não posso divulgar, mas que você está a perceber nas entrelinhas.
ResponderEliminarCaros José L. e Luis Graça, obrigado pela força.
ResponderEliminarQuanto ao pedido do JL, aguarde amigo, aguarde, pois está para muito breve algo que estou certo o deixará contente. Tal como o G Lino deixa antever, algo chegará às bancas que lhe permitirá aceder às minhas BDs mais antigas, mas não só... ;)
Só lhe peço que espere lá por finais de Março, princípios de Abril...
Um Abraço
drd
Portanto, é uma revista.
ResponderEliminarEspero que seja mais do que uma...
ResponderEliminar:)
drd
Bem, já agora pergunto eu.
ResponderEliminarPonto Um: qual a data prevista para o lançameno do 1º número?
Ponto Dois: que título é que vai ter?
Boa
ResponderEliminar