quinta-feira, julho 16, 2015

Exposições BD Avulsas - Viriato na Banda Desenhada


Viriato é uma figura de grande prestígio histórico, tendo já dando azo a várias abordagens por autores de BD, que transformaram em arte sequencial episódios da vida do herói lusitano. 

Devido ao fascínio do tema e da personagem, houve uns tantos banda-desenhistas portugueses, e não só, que realizaram episódios em bandas desenhadas. 

São essas bandas desenhadas que, reunidas, constituem a exposição intitulada "Viriato na Banda Desenhada" inaugurada hoje, 16 de Julho, no Espaço Inovinter, na Cidade de Moura.

Autores representados: Artur Correia, Baptista Mendes, Crisóstomo Alberto, Eugénio Silva, Fernando Bento, João Amaral, José Garcês, José Ruy, José Salomão, Pedro Castro, Victor Mesquita, portugueses; Chuty e Manuel Gago, espanhóis.

A mostra é uma co-produção da Câmara Municipal de Moura e do Grupo de Intervenção e Criatividade de Viseu-GICAV, com colaboração da Câmara Municipal de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu, Instituto Português de Desporto e Juventude e Inovinter - Polo de Moura.

A exposição estará visitável até 2 de Agosto.

Autor do cartaz: José Garcês

----------------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições anteriores poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas

2 comentários:

  1. Sobre esta exposição e este trabalho do GICAV tenho a dizer que é, como se costuma dizer, espectacular. Mais ainda, é oportuna, porque nos traz uma figura pré-nacional de grande valia, diria mesmo universal, reunindo em si o esforço e a entrega da resistência ao jugo, a qualquer jugo.
    O GICAV está de parabéns. De parabéns estão também todos os companheiros desenhadores e autores dos textos das BD's sobre o Viriato. E tu, Lino, de certo forma também, porque és um resistente, um Viriato.
    Quem me conhece sabe que o meu feitio nem sempre é fácil, mas sou autêntico no que digo: quando gosto, quando aprecio, quando me é dada a oportunidade de enaltecer, nada me faz calar esta forma de me exprimir.
    Viva o GICAV!

    Carpe Diem

    ResponderEliminar
  2. Geraldes Lino16:50

    Caro amigo Santos Costa

    Todos nós somos resistentes, nós os que já estamos com uma idade provecta (no AO90 não me espantará que haja quem escreva "proveta", é cortar à toa nas consoantes, vilanagem!).
    Mais depressa eu pensasse nisso, e não é que o dicionário da "Google" (?) sublinhou a palavra a vermelho, não reconheceu o vocábulo, e quando me mostrou a lista só lá estava "proveta"? Que tristeza!

    Abraços.
    GL

    ResponderEliminar