A faceta nobre da banda desenhada é a de, essencialmente, ser forma de arte autónoma. Todavia a sua capacidade de transmitir mensagens atrai, por vezes, entidades que decidem aproveitá-la de forma meramente pragmática, contratando um artista que aceite colaborar no projecto.Prancha da página 15 do álbum (portanto anterior à que se situa no topo do "post"), onde se pode observar Porfírio Zap a ler e a ouvir música, adormecendo na última vinheta. Note-se que esta cena, passada na realidade, tem uma tonalidade soalheira, enquanto que a cena reproduzida em cima já se apresenta com um matiz azulado, apropriado para o pesadelo em que se embrenha a personagem. José Carlos Fernandes é um autor/artista completo. escreve o argumento, passa-o a desenho, faz a legendagem e pinta as pranchas.
Os Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap é, na base, obra institucional: uma entidade oficial, a Direcção Geral dos Impostos decidiu utilizar a BD como veio transmissor didáctico. Assim nasceu esta obra que ilustra, de forma transversal e imaginativa, um conceito social básico - os impostos, que fornecem ao Estado os fundos indispensáveis para que os serviços públicos funcionem.
Um tema ingrato, mas que José Carlos Fernandes conseguiu transformar num episódio com laivos de humor e subtil sentido crítico.
Os Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap; Autor (argumento, desenho, legendagem e cor): José Carlos Fernandes. Capa brochada a cores, 31 páginas de b.d. a cores; Formato: 16,5x23,5cm.; Coordenação do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal: João Paulo Paiva Boléo.Álbum editado em Maio 2007; Tiragem não mencionada. Edição da Direcção Geral dos Impostos - Lisboa.
----------------------------------------------
"Posts" anteriores da rubrica "Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter"
(VI) Junho 30 - A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil - Autor: António Martins; (V) Jun. 17 - A la recherche du trésor de Rackham le Rouge - Autor: Hergé; (IV) Abril, 1 - Aquaventura em Almada - Autores: Carlos Laranjeira (desenho), Paulo Rebelo e Isabel Laranjeira (argumento); (III) Fev. 9 - Everest - Autor: Ricardo Cabral
2007 (Daqui para cima)
(II) Setembro 1 - As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso - Autor: Santos Costa; (I) Ag. 8 - O Passeio de Inês - Autores: Carlos Rocha (desenho), José Carmo (arg.)
2006 (Daqui para cima)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão faço ideia qual o motivo por que terá o visitante (de que já não me lembro o nome) removido o comentário, em que perguntava onde poderia conseguir um exemplar deste álbum.
ResponderEliminarTinha agora uma resposta para lhe dar, mas, presumo, terá entretanto descoberto a solução.
Esclareço: a resposta acima dirige-se ao visitante que se apresentou sob o pseudónimo "Verbal".
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarretirei o comentário porque solicitava uma ajuda onde poderia arranjar o álbum do JCF, do qual sou grande admirador, mas entretanto consegui arranja-lo pelo que o pedido de ajuda ficou "sem sentido"!
não foi por má intenção ter apagado!
saudações bedefilas
Olá, eu gostava de saber onde é possível encontra-lo. Desde já obrigado pela informação.
ResponderEliminar