terça-feira, agosto 21, 2007

Violência/Tortura na BD (I) - Autor: Reg Perrott

Duas imagens sequenciais em que se pode observar a imobilização - que, com a passagem do tempo, se deverá tornar insustentável, através da utilização de um aparelho de tortura - de duas das personagens do episódio A Canção da Espada, criado (argumento e desenho) pelo autor-artista inglês Reg Perrott.

The Song of the Sword (A Canção da Espada, na tradução de José Pires) é um episódio que estava inédito em Portugal, até que, em Fevereiro deste ano foi editado no fanzine Fandaventuras.

Trata-se de uma banda desenhada englobada num total de treze pranchas, a cores (também reproduzidas a cores neste fanzine), publicadas inicialmente na revista inglesa juvenil Mickey Mouse Weekly, no final da década de 1930.

Logo na prancha inicial o leitor-visionador é colocado em presença de uma cena de início de tortura (e por trás, na vinheta da esquerda, perfila-se um pelourinho, onde, eventualmente, os presos continuarão a ser torturados).

Não é muito vulgar, na banda desenhada, este tipo de cenas, considerando que a BD sempre tem sido considerada, absurdamente, como mero entretenimento para a juventude, mesmo quando se sabe que, em muitas obras desta arte, como em qualquer outra, há violência e sexo em imagens explícitas.
----------------------------------------------
Para os interessados em ver esta prancha completa, e a capa do fanzine, alusiva à mesma obra, sugere-se a visita ao blogue "Fanzines de Banda Desenhada", no endereço:
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário