quinta-feira, novembro 17, 2011

Cursos, Workshops (IV) em Caldas da Rainha


O Centro de Artes, estabelecimento de ensino artístico existente em Caldas da Rainha, vai efectuar um workshop de banda desenhada, já no próximo dia 19 Novembro, sábado, tendo como formador Hugo Teixeira, ilustrador/autor de BD.

Dirigido ao público acima dos 16 anos, o workshop de um só dia vai decorrer entre as 10h e as 13h, e as 15h e as 18h. Por conseguinte, ao longo de seis horas, o formador irá descrever o processo de criação de uma banda desenhada, seguindo eventualmente o percurso mais habitual: escrita do argumento, sua transformação em guião - diálogos, descrição das personagens e dos locais de acção -, seguindo-se a execução do layout que irá no final dar lugar à arte-finalização, incluindo eventualmente a colorização.

Dados concretos:
Valor da inscrição: 15€ (e fica a cargo dos formandos levar bloco de papel A3 e respectivo material de desenho).
Local: Centro de Artes de Caldas da Rainha -Rua Dr. Ilídio Amado

Mais informações pelo telef. 262 840 540 ou pelo E-mail centro.artes@com-caldas-rainha.pt

Nota do bloguista: O cartaz que ilustra este "post" é da autoria do próprio formador Hugo Teixeira

-----------------------------------------------------------------------------------
HUGO TEIXEIRA

Biobibliografia

Hugo César Ribeiro Teixeira nasceu a 1 de Setembro de 1980, em Amarante, em cuja escola secundária completou o 12º ano, e onde a BD fazia parte do programa de Educação Visual.

Impulsionado pelo gosto que sempre tinha tido pelo desenho, no 9º ano fez a sua primeira banda desenhada na disciplina de Português. Desde então, o seu currículo tem-se ampliado, com bifurcação para duas áreas, a das exposições e a da publicação das suas bedês, maioritariamente usando o estilo da BD japonesa (vulgo mangá).

No que se refere a exposições, participou no FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2006; na Casa da Animação (Porto), no âmbito da entrega dos troféus do portal Central Comics, para um dos quais tinha sido nomeado, e numa dedicada em exclusivo à mangá, na Biblioteca Municipal Albano Cerveira, de Amarante, em Fevereiro de 2008.

Quanto à componente de publicação, teve a sua estreia no BDJornal, nº 14, Ag./Set. 2006, com as bandas desenhadas "Os Monótonos Monólogos de um Vagabundo" e "Um Olhar", ambas de sua completa autoria (argumento e desenho).

Em Agosto de 2007 colaborou no Tertúlia BDzine (nº116) com a mangá "Os Corvos de Guerra", dessa vez sob argumento de Vidazinha; ainda em 2007, fez para a revista BDVoyeur (nº2-Set.), "A Dança das Fodas", mas a capa da revista anunciava "A Dança das Fadas", e é esse o título que constará num currículo mais sério do que este. Ainda em 2007 (Out.), surgiu "Bang-Bang", a primeira mangá portuguesa editada em álbum, de sua total autoria.

Em 2008, mês de Janeiro, foi-lhe publicada a bd "ESC-S-H", uma prancha a cores, no jornal Mundo Universitário; meses mais tarde fez a bd "O Gato", sob argumento de Vidazinha, para o fanzine Tertúlia BDzine (nº128-Jun.); e a finalizar o ano (Outubro), realizou o 2º tomo da obra "Bang-Bang".

Logo no início de 2009, de novo em equipa com Vidazinha, desenhou o episódio "Tintim em Mundos Alheios", para a obra colectiva "Tintim no Século XXI", publicada no fanzine Efeméride (nº4-Jan.09). E em Outubro apareceu o título "Bang-Bang Ultimate", que juntava os dois volumes num só, estando a obra valorizada com dois capítulos novos.

Com data de Outubro de 2011, mais uma vez a fazer duo com a argumentista Vidazinha, realizou os desenhos, coloriu e legendou o álbum "Mahou. Na Origem da Magia", com a chancela das Edições ASA, uma editora do grupo LeYa.

Numa área bem diversa, a da apresentação pública, Hugo Teixeira tinha sido entrevistado por Machado-Dias para a obra Monótonos Monólogos de Um Vagabundo em livro (de capa brochada com badanas, e miolo de 58 páginas), editado por Pedranocharco, em Maio de 2009.

Geraldes Lino 

Sem comentários:

Enviar um comentário