sábado, outubro 04, 2014

Exposições BD Avulsas (Viseu) - Jijé






Jijé, aliás Joseph Gillain, teria cem anos se fosse vivo. Como autor de BD, a sua fama em Portugal baseou-se essencialmente na personagem Jerry Spring, um herói do universo western da banda desenhada europeia, onde tem lugar de destaque.

Um pormenor esclarecedor do prestígio de que gozava: Jean Giraud, em início de carreira, estagiou no seu ateliê.

Após ter sido alvo de homenagem em Moura e Beja, com montagem de exposição em ambas as cidades alentejanas, Jijé, centenário, tem agora lugar de destaque em Viseu, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, que se inaugura pelas 16 horas de hoje, 4 de Outubro de 2014.

---------------------------------------------------------

Jijé aka Joseph Gillain (1914-1980)

Síntese biobibliográfica



Jijé, pseudónimo de Joseph Gillain, juntamente com Hergé, Edgar Pierre Jacobs e Franquin, integrou um quarteto de autores de BD belgas que marcaram um época.

Gillain, que iniciou a sua actividade enquanto autor de BD em 1939, no magazine Spirou, produziu obra bastante diversificada, considerando que foi o criador gráfico de várias personagens protagonistas de umas tantas séries, designadamente 'Freddy et Fred', 'Trinet et Trinette', 'Blondin et Cirage', caracterizadas por estilos e géneros visivelmente díspares, obras de sua inteira autoria. Pela primeira vez, em 1941, Jijé trabalhou com um argumentista,Jean Doisy, com quem criou a personagem 'Jean Valhardi'. evento de prestígio




Após uma estada, entre 1950 e 1954, nos Estados Unidos da América, Jijé iniciou "Jerry Spring", um western que se estreou no Spirou, obra e personagem que mais o notabilizou.

No magazine Pilote, com o qual colaborou em seguida, Jijé foi o continuador da série de aviação "Michel Tanguy", sob argumento de Jean-Michel Charlier, a qual tinha sido desenhada inicialmente por Albert Uderzo logo no primeiro número do Pilote (29 de Outubro de 1959). Colaborou igualmente na série de piratas "Barbe Rouge", para a qual fez dois episódios.

Jean Giraud iniciou-se na BD a colaborar com Jijé, e a influência do mestre nota-se nos inícios do brilhante aluno. 

Nascido a 13 de Janeiro de 1914, em Gedinne, na Bélgica, Joseph Gillain "Jijé" faleceu a 20 de Junho de 1980, em Versailles, França.
   
-----------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que queiram ver os restantes 61 "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD,poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé          
 

Sem comentários:

Enviar um comentário