Aí está o 13º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon 2016 que decorrerá entre 19 e 26 de Agosto.
Desenrolar-se-á no Camões - Centro Cultural Português/ Luanda/Angola, no Auditório Pepetela.
O festival terá início às 18h30 da próxima 6ª feira, começo de uma semana bem preenchida com actividades diversificadas - lançamentos de obras de BD, workshops e palestras - a complementar a exposição central dedicada à caricatura e à banda desenhada.
Estarão presentes os ilustradores/cartunistas/autores de BD angolanos Carnot Júnior, Casimiro Pedro, Osvaldo Bala (Vává), e Tché Gourgel, que participarão no debate "Conversa sobre BD". A sessão terá lugar na 5ª feira, 25 de Agosto
Será convidado especial do festival o consagrado autor português de BD Osvaldo Medina (*) que se deslocará de Lisboa expressamente para participar no evento. Terá expostas impressões de várias das suas bandas desenhadas, e fica a saber-se que prepara uma novela gráfica sob argumento de Fernando Dordio, baseado em letras de músicas de Sérgio Godinho, e também o segundo tomo sobre Agostinho Neto, o primeiro presidente de Angola, uma obra de cariz informativo editada pela Fundação Agostinho Neto, tendo o primeiro volume sido editado em 2015.
Logicamente, Osvaldo Medina também faz parte do painel de autores que estarão presentes no debate antes referido.
O francês Eduardo Pinto Barbier vai proferir uma palestra sobre o tema "Breve história do Quadradinho Paraense e a influência francesa em Belém".
Tché Gourgel será o orientador do seminário sobre o tema "Argumento e Desenvolvimento de Personagens".
Uma novidade editorial: está previsto que seja lançado o nº6 do fanzine BDLP (Banda Desenhada na Língua Portuguesa), edição de João Mascarenhas.
O festival luandense existe como resultado de uma parceria iniciada em 2003 entre o Olindomar Estúdio (dos irmãos Olímpio de Sousa e Lindomar de Sousa) e o Camões-Centro Cultural Português.
Olímpio de Sousa e Lindomar de Sousa
O Centro Cultural Português - Instituto Camões, onde decorre o evento, localiza-se na Avenida de Portugal, 50 - Luanda
A entrada no Instituto é livre.
(*) Osvaldo Medina nasceu em 1973 em Luanda, Angola, e é filho de cabo-verdianos.
A fim de ver posts anteriores dos temas Festivais, Luanda BD, Salões BD e afins bastará clicar em qualquer dos itens visíveis em rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário