Não há autores de BD portugueses na Exposição de Banda Desenhada de Macau e Hong Kong que se vai inaugurar em Macau no Sábado, 20 de Agosto (estará visitável até 2 de Setembro de 2016). Então por que motivo falo disso aqui no blogue?
Essencialmente porque o nome da entidade organizadora é português: Associação de Animação, Quadradinhos, Brinquedos e Trocas Artísticas e Culturais de Macau (MACT, na sigla inglesa).
E duas das três entidades que a apoiam também têm nome português: Fundação Rui Cunha e Instituto Cultural de Macau (a única que destoa é a MDecomics).
A acima citada MACT é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 28 de Abril de 2012 por Edward Loi e vários amigos, com o objectivo de - cito - "promover a arte e cultura de banda desenhada, animação e de brinquedos".
Esta exposição tem como finalidade a promoção da banda desenhada junto da população juvenil e adulta, assim como a promoção da criatividade. É também o encontro de cartoonists (autores de BD) de Macau e Hong Kong, nomeadamente os seis seguintes: Cheung Tong Yiu (J.Head), Tam Yok Meng (Uman) e Lei Ka Chun, de Macau; e Sam Tse, Tung Tung e Lei Long Kwan, de Hong Kong, que terão 23 obras expostas na galeria da Fundação Rui Cunha.
Pela leitura de texto publicado no jornal online Ponto Final, fica-se a saber que houve uma anterior mostra colectiva de comics.
Laurentina da Silva, funcionária da citada fundação (e talvez curadora da exposição), na entrevista ao jornal, aponta para as dificuldades que enfrentam estes autores para a publicação das suas bandas desenhadas, mas quanto ao apoio da fundação põe a hipótese de que a presente iniciativa tenha continuidade, talvez ao ritmo bienal ou trienal.
Fundação Rui Cunha
Avenida da Praia Grande, nº 749
Macau
www.ruicunha.org
info@fundacao-rc.org
------------------------------------
FUNDAÇÃO RUI CUNHA
A Fundação Rui Cunha é uma fundação privada, portuguesa, que surge em Macau pela mão do benemérito Dr. Rui Cunha, que dedicou quase toda a sua vida profissional, ao longo de várias décadas, em prol de Macau.
Procurando servir essencialmente as gentes locais, criou a sua Fundação, que preside, pelo que a sua sigla é “Por Macau mais e melhor”. Entre outras finalidades, uma é de apoiar artistas jovens, encorajando-os e apoiando as suas iniciativas, facilitando tudo quanto necessitem, incluindo, digamos, o “Porto de Honra”, sem custos algum para o artista ou Associação.
Aberto a todas as
iniciativas dos artistas locais, nos quatro anos da sua existência já acolheu
duas Exposições de Banda Desenhada. Dadas as inúmeras solicitações para o uso
da nossa Galeria, instituiu-se que o mesmo autor ou a mesma Associação só
poderá voltar a expor, na nossa Galeria, dois anos depois. Procuramos assim fazer
uma cedência equitativa da nossa Galeria por todas as formas de arte e pelo
maior número de artistas.
Tal não inibe que no mesmo
ano não se possa voltar a expor Banda Desenhada na nossa Galeria, desde que
seja de outro autor ou Associação. É o caso de duas próximas exposições de
banda desenhada, para 2017, solicitada pela Associação de Macau para a Promoção
de Arte Cómica e Troca de Animação Cultural e pela Macau Luck Cock. Apesar de
não ser grande o mercado de banda desenhada em Macau não são poucas as
associações que se dedicam a este tipo de arte. Existem localmente muitos artistas
neste tipo de desenho, alguns portugueses e internacionalmente conhecidos como os
irmãos Marreiros.
Autores de fora de Macau
podem expor na nossa Galeria, certamente a mais procurada de Macau. Para o
efeito terão que se associar a um autor ou Associação local.
-----------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionadas com o tema Exposições BD Avulsas, bastará clicar no respectivo item visível no rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário