terça-feira, setembro 26, 2006

Autógrafos desenhados (VIII) - Breccia, Enrique

Desenho traçado de improviso, à mesa de um café de Lucca, por Enrique Breccia

Apresento mais um dos meus numerosos desenhos com autógrafos de autores de banda desenhada.
Este que acima reproduzo, da autoria de Enrique Breccia, foi feito à mesa de um café, em Lucca (Itália), no já longínquo ano de 1980, no "Lucca 14", ou seja, na 14ª edição do Salone Internazionale dei Comics, dell'Ilustrazione e dell Cinema d"Animazione.
-----------------------------------
BRECCIA, HENRIQUE

Síntese biográfica


Enrique Breccia nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1945. 

Como associação óbvia de ideias, haverá tendência para pensar no excepcional autor/artista, também argentino, Alberto Breccia.

De facto, Enrique Breccia e Patrícia Breccia (que esteve no Festival de Banda Desenhada da Amadora em 2005) são ambos filhos do ilustre Alberto Breccia, e são também autores de banda desenhada (há mais uma irmã, de nome Cristina, de que não estou capacitado para dizer o mesmo).

O início na BD de Enrique foi a ajudar o pai a fazer esboços para Mort Cinder, a personagem superlativa da obra de Alberto Breccia.
Continuando a trabalhar com seu pai, Enrique fez, em 1968, a parte boliviana da biografia de Guevara, na obra La Vida del Che, com argumento de Hector Oesterheld.
No ano seguinte, os Breccia Alberto e Enrique trabalham juntos pela última vez, na extraordinária obra El Eternauta.
Em 1974, agora "a solo", Enrique realiza La Leyenda de Tyl Ullenspiegel, a cores.
Em 1976, sob argumento de Carlos Trillo, colabora na revista argentina Skorpio com a bd El buen Dios, antecessora do seu singular êxito, a excepcional obra Alvar Mayor, de que se publicaram alguns episódios na revista portuguesa Selecções BD.
Para Record realizou a bd El Peregrino de las estrellas, entre muitas outras, trabalhando com vários argumentistas seus compatriotas, entre os quais Guillermo Saccomano e Ricardo Barreiro.
Em 1980 torna-se colaborador da revista Superhumor, onde, no primeiro número, surge a bd Los Enigmas del P.A.M.I., com argumento, mais um, do categorizado Carlos Trillo, em que Breccia se inclui, juntamente com Trillo, embora com aspecto envelhecido.
Nos anos 80 e 90 detectam-se os títulos El cazador del tiempo, El peregrino de las estrellas (título já focado na sua colaboração com a revista Record) e El sueñero, entre outros.
Já em 2000, inicia-se a sua colaboração com a BD norte americana (vulgo "Comics"), especificamente em X-Force, para a Marvel e Batman-Gotham Knights, para a DC Comics.
Está actualmente a trabalhar no título Swamp Thing.
--------------------------------------
"Post" remissivo
Deste mesmo tema há vários textos anteriores, que podem ser visitados clicando na rubrica Archives, na coluna da esquerda do blogue, nos meses indicados abaixo:

2006
Set.26 (VII) - Carlos Roque
Maio, 19 (VI) - John Buscema
Abril 13 - (V) Mordillo
Março 25 - (IV) Moebius
Fev. 11 - (III) Quino
Jan. 12 - (II) Milo Manara
2005
Dez. 26 - (I) Aragonés

Sem comentários: