Está já em distribuição gratuita, na maioria das universidades, o nº 23 do jornal quinzenal Mundo Universitário, datado de 10 de Outubro (Uma dica amiga: procure-se, por exemplo, no átrio de entrada da Faculdade de Letras, logo à direita, um distribuidor metálico de cor azul. Há ainda lá muitos jornais :-).
A página de BD apresenta uma história simbólica idealizada por Francisco Sousa Lobo (*) sob o título "Relato de um sonho que me visitou em 2 de Abril de 2005".
Excerto (vinheta) da banda desenhada Relato de um sonho que me visitou em 2 de Abril de 2005, da autoria de Francisco Sousa Lobo
Assiste-se, através de uma narrativa gráfica em registo estético vanguardista, àquilo que o autor descreve como actual corrente da arte performativa do mundo ocidental. Características que a identificam neste episódio: a forma como os artistas se vestem, em modelos futuristas, e as suas tendências para se auto-filmarem enquanto se despenham aos pares de arranha-céus situados numa qualquer metrópole hodierna.
O público assiste pela televisão, abúlico. Aquela estranha "performance", que mais parece um suicídio colectivo, apenas suscita uma atitude psicológica indiferente, até talvez vagamente sado-masoquista. À vertiginosa queda nenhum artista sobrevive. Sobreviverá a Arte a esta auto-destruição colectiva?
Uma banda desenhada enigmática e depressiva, transmitida em jeito de parábola.
------------------------------------------------------------
FRANCISCO SOUSA LOBO
(*) Síntese biográfica do autor: Francisco Sousa Lobo nasceu em 1973 na cidade moçambicana que, nesse ano, ainda se chamava Lourenço Marques, posteriormente baptizada como Maputo.
É licenciado em Arquitectura, e tem exercido a respectiva função. Apesar disso trabalha também como ilustrador - área em que já obteve um prémio atribuído pela Society for News Design.
Na Banda Desenhada a sua actividade é ainda curta. Merece referência a sua novela gráfica Câmara Escura - Uma Única História em Seis Retratos, editada pela Bedeteca de Lisboa na colecção "Lx Comics", no nº 16, datado de Abril 2003.
Sem comentários:
Enviar um comentário