segunda-feira, julho 20, 2015

Lançamento - Psicopatos


Psicopatos - Entre Loucos Quem Tem Juízo é Pato. Se calhar, é a constatação mais lógica para o autor deste livro preenchido por tiras de BD e cartunes, alguém que se chama Miguel Montenegro, também conhecido na área da BD como autor talentoso, o primeiro português a trabalhar em banda desenhada para a gigante americana Marvel. 

Como é então possível tal metamorfose artística, depois de desenhar super-heróis, criar personagens antropomórficas em registo caricatural que se movem em consultórios de psicologia clínica e psiquiatria? Exactamente porque Miguel Montenegro, depois de ter começado muito cedo a fazer BD, decidiu em paralelo tirar um curso superior, o de Psicologia Clínica, e foi durante os anos em que estudou no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, que foi elaborando as suas análises críticas e as foi transformando em tiras de banda desenhada e cartunes. 

Apesar dessas características analíticas evidentes na obra, "Psicopatos" foi editada em 2013 pelo próprio ISPA, no seu cinquentenário, sendo que essa edição incluiu simbolicamente apenas cinquenta peças gráficas, entre bandas desenhadas e cartunes. A nova edição, actualizada e aumentada consideravelmente, é a versão definitiva, que vai ser agora apresentada publicamente na FNAC do C.C.Colombo.
------------------------------------------------------------
MIGUEL MONTENEGRO

Biobibliografia


Miguel Montenegro decidiu aos onze anos que quando crescesse seria contador de histórias, preferencialmente através do médium da banda desenhada. 
Terminou o Curso de Artes Gráficas  e Comunicação na Escola de Artes António Arroio e tirou um ano de especialização em artes gráficas no Technological School of Concord, nos EUA. 

Nessa altura, aos 17 anos, recebeu uma Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man, e realizou os primeiros trabalhos profissionais para empresas locais.
De regresso a Portugal, concluiu o 1º ano do Curso Superior de História, dedicando-se depois em exclusivo à profissão de Ilustrador Comercial em regime de free-lancer, motivado pelo crescente número de clientes.
Completou uma colecção de Nove Álbuns de Contos Infantis que escreveu e ilustrou para a Trisan Editores, seguindo-se "Uma Aventura com o Pai Natal", um álbum de BD que vendeu o número recorde de 11 mil exemplares em Dezembro desse ano.
Durante os três anos seguintes, Miguel colaborou com algumas das maiores produtoras e agências de publicidade em Portugal como ilustrador de storyboards

A convite de Papuas Produções, escreveu "A Flor de Cerejeira", uma curta-metragem de animação. Como Diretor de Arte, trabalhou na primeira curta-metragem em 3D portuguesa "Ossudo", produzida por Tangerina Azul.
Em Fevereiro de 2004 publicou “NÉ”, uma prancha humorística semanal na revista TV7 Dias, tendo sido censurado após o quarto número de publicação por alegado excesso de atrevimento. 
É agenciado nos EUA pela agência GlassHouse Graphics Productions desde o início de 2003. Em Agosto desse ano é publicado o seu primeiro trabalho para a Marvel Comics, a capa de X-Men nº 51, edição portuguesa (Devir). 

Foi colaborador no BDJornal com a tira humorística "A 5ª Pedagógica".
MIG (como costuma assinar na BD) foi o primeiro autor português a ser publicado regularmente pela Marvel Comics Entertainment, como um dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. Em 2007 publicou a mini-serie Xena/Army of Darkness para a Dynamite Entertainment. Em 2008 trabalhou na sequela.
Miguel Montenegro tem mestrados em Psicologia Clínica e em Filosofia. Trabalha como psicólogo numa clínica de Torres Vedras. Colabora regularmente com a editora Lidel, para a qual faz ilustrações para capas de livros.
 

Principais trabalhos publicados:  

2015
- Psicopatos - Nova versão ampliada (Edição da Arcádia - chancela da Babel)
2014
- Mandrake o Mágico em O Reflexo do Germe - um episódio de prancha única (Fanzine Efeméride, nº6-Parte 2 de 4- Maio 2014
2013                                                              
- Psicopatos (Edição ISPA/Leya)
2008
- Xena/Army of Darkness 1-4 (Dynamite)

2007
- Army of Darkness/Xena 1-4 (Dynamite)
- Red Prophet 6-12 (Dabel Brothers/Marvel)

2006
- Red Prophet 4-5 (Dabel Brothers/Marvel)
- Street Magik cover (Dynamite)
- A 5ª Pedagógica 4-10 in BDJornal (Pedra no Charco)

2005
- Intimidators 1, 2 (Image/Shadowline)
- The Covenant 1-2 (TopCow)
- Ted Noodleman TPB (Alias)

2004
- X-Men #51 cover (Marvel/Devir)
- Né 1-4 (TV 7 Dias)
- Nucomix 15-18 (Swan Graphics)
- Spookshow International 4 (MVCreations)

2003
- Nucomix 14
- Tri-Klops: Icons of Evil (MVCreations)
- Miranda 3 (Comeuppance Comics)

1998-2002
- Varias histórias curtas para concursos, revistas e outros trabalhos comerciais;

1998
- Uma Aventura com o Pai Natal (Trisan Editores);
- Coleção de nove contos infantis , entre eles Pinóquio, Peter Pan, Tom Sawyer, A Ilha do Tesouro, Os três mosqueteiros, Robin dos Bosques, Cinco semanas de Balão, Vinte Mil Léguas Submarinas e As Minas do Rei Salomão (Trisan Editores).

Principais Distinções:

2007
- Exposição no 18º Festival de BD da Amadora;

2002
- 3º Prémio do 13º Festival de BD da Amadora;

2001
- 1º Prémio do 12º Festival de BD da Amadora;

1997
- 3º Prémio do 8º Festival de BD da Amadora;
- 1º Prémio do concurso Bordalo Pinheiro de Lisboa;

1993
- Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man.


Sem comentários: