
Sim, o dia 1 de Novembro é feriado. Mas, por estranho que possa parecer (em especial àqueles que pensam que o Parque Mayer já fechou), a Tertúlia BD de Lisboa realiza na mesma o seu encontro mensal.
É que o local (um restaurante, obviamente)onde se reunem os cerca de quarenta bedéfilos, dentro do ainda funcional (insisto) Parque Mayer, abre as suas portas de propósito, mesmo em dias feriados.
---------------------------------------------------------
ONOFRE VARELLA
Síntese biográfica
Como já aqui foi dito, a finalidade principal desta Tertúlia é a de homenagear, mensalmente, alguém que, desde longa data, tenha tido acção criativa na Banda Desenhada. É o que se pode dizer do autor/artista homenageado deste mês, que vem propositadamente do Porto, de nome artístico Onofre Varella, e que nasceu naquela cidade,na freguesia de Miragaia (como faz questão de divulgar), em 1944.
Fez BD para o "Pica-Pau", suplemento da revista "Notícia" entre 1966 e 1968. Esta revista teve edição conjunta nas cidades de Luanda e Lisboa, com o mesmo conteúdo, mas impressa em Lisboa.
Onofre Varella fez também tiras de bd nos diários "Jornal de Notícias", "Notícias da Tarde", "O Primeiro de Janeiro" e "O Comércio do Porto", desde 1970 até agora (nos jornais que continuam a publicar-se, obviamente).
Como cartunista que se preza, Varella mantém relações bem dispostas com os seus pares e gente do meio. Mas, numa rápida selecção, destaca os nomes de Rui (Pimentel), Laranjeira, Ricardo Galvão e Osvaldo de Sousa como sendo aqueles que gostaria de encontrar na tertúlia. Será que eles lêem este blogue?
Para algum bedéfilo interessado em estrear-se como "tertuliano", pode contactar-me pelo tlm 919137027