Reprodução de apenas metade do suplemento "A Gazeta Cru"in Blitz - 8 Nov. 05
Soube, pelo "Esgar Acelerado", que o seu suplemento de banda desenhada, a
Gazeta Cru vai desaparecer, na próxima edição do semanário
Blitz do dia 15 de Novembro.
Se isso acontecer, deixa de existir o melhor suplemento jornalístico dedicado à BD que temos!
PORTANTO, E ANTES QUE SE CHATEIEM DE LER O "POST" E FAÇAM "ZAPPING", ATENÇÃO AO PEDIDO QUE VOS FAZ, A TODOS OS BEDÉFILOS/BLOGUISTAS, ESTE "MILITANTE DA BD E DOS FANZINES":
1º - VAMOS TODOS ENVIAR UM EMAIL AO JORNAL BLITZ, A MANIFESTAR O NOSSO DESAGRADO COM A EXTINÇÃO DA GAZETA CRU.
2º - PEÇO A TODOS OS QUE LEREM ESTE "POST" QUE COMPREM, TALVEZ PELA 1ª VEZ, O JORNAL BLITZ NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA, DIA 15 DE NOVEMBRO.
3º - PEÇO TAMBÉM QUE, CASO NA SEMANA SEGUINTE JÁ NÃO APAREÇA O SUPLEMENTO (ESPREITEM ANTES DE MAIS O JORNAL) NÃO O COMPREM.
ESTOU A PEDIR ISTO AOS QUE COSTUMAM COMPRAR O BLITZ APENAS POR CAUSA DA PÁGINA DE BD, COMO É O MEU CASO.
Todos ao email, já!
Endereço de Vítor Rainho, Director interino do Blitz
vitorr@blitz.pt
-----------------------------------------------------------------------------------
Para quem não saiba do que se está a falar: o semanário BLITZ tem publicado, desde 7 Julho de 2001, um estupendo suplemento, composto por uma página de bd a cores e uma coluna de crítica a álbuns, revistas e fanzines.
Esse suplemento é coordenado por alguém que tem talento ficcional, sabe escrever ficção e sabe fazer crítica de BD, e até também muito bem desenhar (BD e Ilustração), usa vários pseudónimos, entre os quais Emerenciano Osga e Esgar Acelerado.
Enquanto Esgar Acelerado ele faz, desde sempre, o argumento para a série "Superfuzz", cujo êxito já possibilitou a publicação em álbum de parte dos episódios.
O desenho esteve a cargo de Rui Ricardo em 99% da série(o restante 1% refere-se ao episódio em que argumentista e desenhador trocaram de posições, fazendo o Esgar Acelerado a parte do desenho seguindo fielmente o estilo habitual de Rui Ricardo, criando este o argumento. Um momento de grande originalidade!
Entretanto, com a imprevista saída (por sua própria iniciativa) de Rui Ricardo, passou a responsabilidade da parte gráfica da banda desenhada para outro talentoso da BD, um quase desconhecido João Maio Pinto, que manteve a mesma linha estilística, e o excelente nível de composição anterior.
Mas apesar do interesse da série, e dos incontáveis leitores/admiradores, há alguém no Blitz que, tudo leva a crer, ou tem preconceitos contra a banda desenhada, ou não gosta da arte sequencial, se calhar acha que o espaço está a ser desperdiçado, e vai acabar com o estupendo suplemento. Será possível?
Insisto: vamos todos enviar um email para vitorr@blitz.pt.
Basta dizer algo como isto:
Sou leitor habitual do Blitz, consta que querem acabar com a Gazeta Cru, uma das partes do jornal de que bastante gosto.
Por favor, reconsiderem.