

Trinta anos depois do desaparecimento da VISÃO, revista portuguesa de Banda Desenhada Portuguesa (repito, para que se percebam bem as características quase únicas, e irrepetíveis daquela publicação a nível assumidamente profissional/comercial), continuo a fazer, a alguns dos seus autores-artistas mais representativos, uma curta entrevista, para que possam ser vistos (através de fotos actuais) e entendida a sua trajectória até hoje..
Depois de ter conversado com Victor Mesquita, ("post" de Maio, 30), é agora a vez de Pedro (nome com que assinava as bandas desenhadas publicadas naquela revista, e até outras obras publicadas em álbum posteriormente, como foi o caso de O Abutre), mas que, a determinada altura, mudou para Pedro Massano, nome artístico pelo qual é actualmente conhecido.

(foto por G.Lino)
---------------------------------------------------------
PEDRO MASSANO
Lisboa, Agosto de 1948
- O que significou para ti a VISÃO?
P.M. - Olha, se me tivesses perguntado isso há 30 anos, eu sabia o que havia de te responder. Mas posso dizer-te que senti que era a possibilidade de, pela primeira vez em Portugal, se fazer uma revista daquele género, só com autores portugueses.
- Em Abril de 1975, ainda estudavas, ou já trabalhavas?
P.M. - Já estava a trabalhar no jornal A Luta, onde fazia cartunes e caricaturas.
- Que fizeste em BD depois de 1976, após o fim da VISÃO?
P.M. - Fiz vários álbuns: sete volumes do "Abutre", "Mataram-no Duas Vezes - A Lei do Trabuco e do Punhal", "A Minhoca Tropicalda", "A Conquista de Lisboa -I", "A Conquista de Lisboa -II", "Le Deuil Impossible - I e II" (editados em França pela Glénat), o álbum "Dik Tetiv" (editado pela C.M.de Moura), "Os Passarinhos - 1", e escrevi um livro "Como Fazer Banda Desenhada", além de várias colaborações para jornais e revistas.
- Em vez de BD, o que é que tens feito para ganhar a vida?
P.M. - Publicidade.
- Há algum projecto de BD que estejas a realizar, ou que gostasses de concretizar num futuro mais ou menos próximo?
P.M. - Gostaria de acabar o álbum que agora estou a fazer sobre a Batalha de Aljubarrota. Também gostaria de acabar a Camioneta Fantasma, e fazer o 3º volume de A Conquista de Lisboa.-----------------------------------------------------------
"Posts" remissivos
1º "Post" remissivo - Entradas anteriores neste blogue sobre a revista VISÃO: 2005-(I) Dezembro, 10; (II) Dezembro, 11
2º "Post" remissivo - Entradas anteriores com entrevista/inquérito a autores-artistas da VISÃO: 2006-Victor Mesquita-Maio 30
2º "Post" remissivo - Entradas anteriores neste blogue relacionadas com Victor Mesquita 2006-Maio, 13 (Picado e Contrapicado na BD); Maio, 21 (Lisboa na BD)