quinta-feira, maio 04, 2006

Jornais com Banda Desenhada (IX) - Mundo Universitário - Autor: J. Mascarenhas


Galáctica, uma bd bilingue (português e japonês), da autoria de J. Mascarenhas

João Manuel Gregório Mascarenhas - que usa assinar, na BD, apenas como J. Mascarenhas -, nasceu em Julho de 1960, na cidade de Luanda, embora com raízes europeias.

Possui licenciatura e doutoramento em Engenharia Mecânica e Materiais. Evidentemente que não foi neste curso que desenvolveu as suas potencialidades na Banda Desenhada, antes a apreciar os grandes autores/artistas da BD e a trabalhar nela afincadamente, partindo da base indispensável que é o talento inato.

J. Mascarenhas tem bandas desenhadas reproduzidas nos fanzines Boletim do Clube Português de Banda Desenhada, Cyber Extractus, Tertúlia BDzine, Efeméride, e no fanálbum Novas 'fitas' de Juca & Zeca.

É autor de bandas desenhadas de carácter técnico, editadas na revista Corrosão e Protecção de Materiais,mas também em álbum, neste caso sob o título Tratamentos Térmicos dos Aços.

É editautor da obra em álbum O Menino Triste, de que estão dois volumes publicados.


Sol Nocturno, primeira colaboração de J. Mascarenhas no espaço bd do M.U.

Houve até agora, desde 6 de Dezembro de 2004, 26 bandas desenhadas publicadas no Mundo Universitário, realizadas por um conjunto bastante vasto de autores, de que J. Mascarenhas foi o terceiro, quando anteriormente colaborou, com a bd Sol Nocturno, na edição nº 12 deste jornal, datado de 14 de Fevereiro de 2005

3 comentários:

Anónimo disse...

O link para a imagem aumentada não está a funcionar...

Geraldes Lino disse...

Ok Alberto Soares
Finalmente, com a ajuda dum amigo "expert", a imagem já é ampliável.
Obrigado pelo comentário

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »