domingo, novembro 12, 2006

BD portuguesa nos fanzines (IV) - Autor: José Lopes


Uma das pranchas iniciais (a 12ª) da novela gráfica Windigo, do autor-artista José Lopes, também faneditor (o fanzine Doczine, onde se pode apreciar esta obra de figuração narrativa, é por ele editado).

José Lopes tem um excepcional sentido do contraste claro-escuro, que domina com à-vontade nas várias obras de sua autoria, já editadas em fanzines e fanálbuns.

São quase inexistentes as pranchas em que há algum texto a complementar as imagens. Isso porque, visivelmente, José Lopes preferiu fazer-se entender apenas pela mensagem visual. E conseguiu-o.

A 30ª prancha da banda desenhada Windigo
 A 31ª prancha (visível na página 37) que continua a mostrar a sequência em que as personagens principais da novela gráfica estão a visitar uma exposição de pintura
------------------------------------

Mais posts relacionados com o tema BD portuguesa nos fanzines podem ser vistos clicando na coluna Archives, nas datas abaixo indicadas:
(III) Nov. 9
(II) Nov. 1
(I) Out. 14
------------------------------------
Também relacionado com José Lopes e a acima mencionada novela gráfica Windigo, pode ser vista a sua 1ª prancha (no "post" datado de de Nov. 3), e um curto comentário a respeito do autor) no meu blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com

4 comentários:

GEvan.. disse...

Caro Geraldes, como vou vendo por aqui vários exemplos de BD portuguesa, gostaria de lhe perguntar se já teve oportunidade de analisar a CAOS e SUPER PIG, editados pela KingPin Comics?

Geraldes Lino disse...

Já. Mas como o editor considera como revistas as suas publicações CAOS e SUPERPIG, e eu aqui, até agora, só falo de fanzines, de jornais e revistas não especializadas, e reproduzo bandas desenhadas editadas, obviamente, nesses fanzines, nos jornais (não de BD) e nas revistas não especializadas, por isso deixo que as revistas
especializadas em BD fiquem para análise noutros blogues e/ou sítios, doutros bloguistas e donos de "sites", porque, além de me manter dentro dos meus temas, não acho pertinente repetir temas que outros tratam.

GEvan.. disse...

Ok. Não sabia desse pormenor.
Diga-m, para quando o Mundo Universitario será distribuido em Caldas da Rainha e/ou Leiria? São Estabelecimentos de ensino com grande importancia em Portugal e com bastantes alunos. TEnho pena de nunca lá encontrar o dito jornal.

Geraldes Lino disse...

Olá Gevan
Estive hoje na redacção do jornal Mundo Universitário, e reproduzi a sua pergunta, que tb já me foi feita por outros visitantes.
A resposta foi a seguinte: a empresa distribuidora é a mesma para o jornal diário "Destak" e para o semanário "Mundo Universitário".
E, por motivos logísticos, a distribuidora não abrange essas duas cidades.
Lamentei o facto. Mas prometeram ter em consideração esses comentários, e tentar dar-lhes resposta positiva. Aguardemos.