terça-feira, janeiro 23, 2007

BD nos jornais (XLVIII) - Os Fazedores de Letras - Autoras: Mariana Perry e Patrícia Espinha

Prancha inicial (1 de 5) da bd As Cerejas, com desenho de Mariana Perry e argumento-poema de Patrícia Espinha.

in Fazedores de Letras #66, Ano XIV, Janeiro e Fevereiro, Bimensal (*)

Fazedores de Letras tem o subtítulo "Jornal da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa".
A dita publicação tem mais aspecto de revista: formato um pouco menos que A4, capa e contracapa em papel de maior gramagem, as medidas e aspecto com que se apresenta são mais de revista do que de jornal, além de que, nos anteriores 65 números, "se bem me lembro", assim era chamada pela anterior equipa editora.
Mas, claro, visto que os actuais responsáveis preferem que seja jornal, assim (contrariado) lhe chamarei. Posto isto, sigamos para outra área, a da BD.
A que é publicada neste número, sob o título As Cerejas, da autoria de Mariana Perry, merece ficar como pequena obra de referência em Fazedores de Letras. Com um desenho de linhas fluidas e elegantes, corresponde esteticamente ao tema erótico transmitido de igual modo pelo poema-argumento, escrito por Patrícia Espinha (já minha conhecida desde há alguns anos, por trabalho anterior de semelhante qualidade, no mesmo suporte).
Para minha satisfação, e, claro, de todos os universitários apreciadores de BD, a banda desenhada continua a merecer a consideração dos novos elementos, onde, para além do Director, Eduardo Oliveira, e do trio da Direcção, se inclui (algo não muito vulgar) um "Grupo de Organização" (seis pessoas) e também um "Grupo de Revisão" composto por três elementos. Trata-se, pelos vistos, de um trabalho colectivo apoiado em numerosos colaboradores, pormenor pouco habitual entre nós.
Daqui endereço o meu voto de manterem a louvável iniciativa da publicação do [jornal] Fazedores de Letras, com uma invulgarmente longa existência de catorze anos.

(*) Já agora, daqui chamo a atenção para os editores, e em especial para o trio responsável pela revisão, do erro crasso que é o de o vosso jornal mostrar, na capa, a classificação de bimensal. O ritmo de publicação, de dois em dois meses, chama-se bimestral.

Sem comentários: