terça-feira, março 06, 2007

Tertúlia BD de Lisboa - 269º Encontro

Autocaricatura de Luís Pinto-Coelho, que ilustrou a sua autobiografia quando, em 1995, foi o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa

Hoje, que Luís Pinto-Coelho vai ser o Homenageado da tertúlia acima citada, obviamente que, na sua autobiografia actualizada, a autocaricatura está algo diferente - já se passaram doze anos... 

 

LUÍS PINTO COELHO

Síntese biográfica

Luís de Almeida e Vasconcellos Pinto-Coelho (Lisboa, 1959), iniciou-se publicamente na BD em 1990, no Moto-Jornal. 
Dois anos mais tarde, no nº 14 da revista Motociclismo, debutou a série Odisseias de um Motard - Aventuras e Desventuras de um Motociclista Português, que sempre tem mantido à cadência de uma prancha mensal, em episódios autoconclusivos, a cores, com o seu herói Tom Vitoín (nome originado na expressão técnica "V-Twin").
Aquelas "odisseias" estão recolhidas em álbuns (com idêntico título ao usado na revista), editados nos anos 1996, 1999, 2003 (o primeiro, na sua edição inicial, não aparecia numerado, e os outros têm os nºs 2 e 3). 
O nº 4 foi lançado publicamente no dia 4 de Março, apesar de já estar editado desde Janeiro.
Além destes, fez também em 2003, sob argumento de Elisabete Jacinto, "Os Portugas no Dakar", única obra até hoje em que não é autor completo (nas restantes quatro são dele o argumento, o desenho, a legendagem e o colorido).

Em 1995 foi Convidado Especial desta Associação Informal. Doze anos, cento e oitenta e duas pranchas publicadas na já citada revista, e cinco álbuns depois, tem direito a "upgrading", passando ao nível mais elevado através da atribuição do Diploma de Honra, que o classifica como Homenageado da Tertúlia BD de Lisboa.

Nota: A 182ª prancha/episódio autoconclusivo da série, pode ser vista no "post" seguinte, colocado por cima deste.

Sem comentários: